Inventaram uma película de plástico que substitui o Ar Condicionado
Quem não tem ar condicionado acaba sofrendo um bocado com o calorão. Por outro lado, quem tem sofre ainda mais com o valor da conta de luz.
Ronggui Yang e Xiabo Yin, pesquisadores da Universidade do Colorado (EUA), criaram uma película de plástico que promete abaixar a temperatura da sua casa em mais de 10°C, sem gastar nada.
A película é feita de polimetilpenteno (um termoplástico), com pequenas pedras de vidro; há um revestimento de prata em um dos lados. Quando colocada sobre o telhado, reflete os raios solares, impedindo o calor de incidir no ambiente. Segundo os criadores, 20 m² da película conseguem manter a casa em 20°C durante um dia em que a temperatura externa seja 37°C.
Para tornar isso possível, os pesquisadores descobriram como converter o calor em radiação infravermelha, do comprimento exato da onda que a Terra naturalmente expulsa para o espaço, carregando assim o calor. Por não emitir gases causadores do efeito estufa ou gastar eletricidade, a película é uma maneira sustentável de refrescar o ambiente, além de muito econômica.
O estudo foi publicado na revista Science. O material deverá ter um custo de produção de aproximadamente U$0,50 por metro quadrado, cerca de R$1,54, mas ainda não se sabe quando a ideia será colocada em prática.