• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Setor Bugiganga

Painel solar transparente: vidro capaz de gerar energia conquista investidores globais

Você pode usar nas janelas e nunca mais pagar conta de luz.

Dario C L Barbosa Publicado: 02/08/2017 15:23 | Atualizado: 02/08/2017 15:27

Com a crise energética que o mundo sofre, alternativas estão pipocando a cada dia. Uma das mais conhecidas são os painéis solares super chamativos que costumam ficar em cima dos telhados de casas.

Mas agora cientistas da Universidade Estadual de Michigan conseguiram desenvolver um painel solar tão transparente quanto o vidro. Ou seja, em um futuro próximo, as janelas, portas, mesas e tudo o que seria de vidro, poderá gerar energia!

O projeto, que foi criado em 2014, ganhou destaque por ser o primeiro painel solar realmente transparente, já que no mercado já existem versões semi-transparentes. Para quem não manja, o painel solar tradicional funciona pois ele bloqueia e absorve a luz solar, transformando-a em energia.

Mas se o “novo” painel é transparente e a luz passa por ele, como ele absorve os raios solares para transformar em energia?

Painel Solar convencional

A forma como o painel solar transparente absorve a luz foi modificada. Ao invés de usar a célula escura ou semi-transparente para bloquear e absorver os raios solares, a invenção utiliza uma tecnologia chamada TLSC, onde um tipo de sal orgânico é usado para absorver apenas a luz que a gente já não enxerga, como a ultravioleta e a infravermelha.

Essa luz então é direcionada para as laterais do “vidro”, que possuem as células escuras como os painéis solares convencionais, só que bem escondidas. Então a luz solar é transformada em energia.

O painel solar é capaz de gerar 2 a 4 watts de energia por metro quadrado – já imaginou isso em todas as janelas de um prédio, ou então na tela da sua TV ou do seu celular, que por acaso, nunca mais precisaria ser recarregado?

A empresa americana Uniquitous Energy já arrecadou até 2017 cerca de 25 milhões de dólares através de uma campanha de financiamento e vem usando essa verba para acelerar a produção dos painéis solares transparentes em larga escala, ainda sem data de lançamento ou preço estipulado.

Veja o vídeo (em inglês) sobre a invenção, publicado pelo canal do Youtube da Universidade Estadual de Michigan:

Fonte(s): Extreme Tech, Digital Trends, OffgridQuest, Futurism Energy - Facebook, Michigan State University - Youtube
Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui