• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Invenção “2 em 1” transforma Pedaladas em Energia para casa

Em países carentes, 1 hora de pedaladas pode gerar um dia de energia.

Você sabia que 3 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à eletricidade?

Para dar um fim a essa problema mundial, o indiano Manoj Bhargava, líder da Billions in Change, criou a Hans Free Electric, uma bicicleta ergométrica que transforma pedaladas em energia elétrica.

O objetivo é levar eletricidade para as áreas rurais do mundo, o que faz sentido, pois a energia produzida com uma hora na bicicleta é de apenas 0,11 quilowatts. Uma casa americana, por exemplo, utiliza 30 quilowatts por dia; muito diferente de residências mais humildes que não tem vários televisores, geladeira, iphones, etc.

A invenção tida como solução para milhares de famílias que vivem em situação precária utiliza partes de bicicletas comuns. Conforme uma pessoa pedala, a roda aciona o gerador que carrega uma bateria capaz de alimentar algumas lampâdas e objetos de baixo consumo elétrico.

No início deste ano 25 bicicletas chegaram à Índia para testes. Foram feitas algumas mudanças no projeto, incluindo o design (as roupas das mulheres se prendiam na correia), e a previsão é que elas comecem a ser produzidas no início de 2017.

Apesar de animadora, a ideia é bem parecida com o segundo episódio da primeira temporada de Black Mirror – “15 Milhões de Méritos” -, onde a galera precisava pedalar para acumular pontos e conseguir sobreviver. Pintou uma mistura de esperança e medinho do futuro, né?

Bike sendo testada na Índia

Fonte(s): Tree Hugger, Meta Bunk, Daily Mail, Facebook
Gabriela Roman
Roteirista, viajante profissional e amante da internet e das zueiras que vêm com ela.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui