É possível que você já tenha ouvido ou lido por aí que a depressão é o ‘Mal do Século’. E não é exagero. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, ela é a principal causa de incapacidade no mundo inteiro e tem impacto significativo na carga global de doenças.
No Brasil, estima-se que cerca de 6% da população sofre com a doença – é o maior índice da América Latina! E quando o assunto é ansiedade, a situação piora: somos o país com a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, segundo a OMS.
Além dos problemas de cunho social e econômico, as redes sociais influenciam diretamente no comportamento dos usuários – e isso nem sempre significa algo positivo.
O Instagram, rede social mais nociva à saúde dos jovens, de forma curiosa resolveu fazer algo para combater este problema: desenvolveu uma ferramenta que auxilia usuários que pesquisam sobre depressão, ansiedade ou suicídio na rede social.
Ao fazer uma pesquisa dentro do aplicativo usando #Depressão, #Ansiedade ou #Suicídio, o aplicativo exibe a seguinte mensagem:
Então o usuário pode decidir continuar a pesquisa assim mesmo ou “Obter Apoio”. Nesse caso, há algumas alternativas:
No primeiro caso, a ferramenta do aplicativo encoraja o usuário a procurar um amigo de confiança:
A segunda opção direciona para um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV).
IMPORTANTE: o número do CVV não é mais o mencionado no aplicativo. Atualmente, em parceria com o SUS, o CVV atende pelo número 188.
As ligações podem ser feitas de linhas fixas ou móveis.
Por fim, a ajuda do Instagram dá algumas dicas para que o usuário tente se acalmar sozinho:
É uma ótima maneira de lembrar que a gente não precisa passar por nada sozinhos, e de ter certeza que a vida pode ser melhor de verdade – inclusive no Instagram!