• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Inove seu cardápio! 12 Receitas deliciosamente curiosas com Batata Doce

A salvação para quem enjoou do combo ‘frango com batata doce’.

Coxinha, lasanha e brigadeiro? Agora pode!

Se você é da turma que não aguenta mais o tal frango com batata doce todo dia, saiba que podemos usar esse poderoso e saboroso vegetal em outras receitinhas já conhecidas e deixá-las bem mais saudáveis e nutritivas.

Acredite, é a chance de comer um brigadeiro de consciência limpa… Ou quase.

Os poderes da batata doce

A batata doce é um carboidrato de alta qualidade que ajuda a saciar a fome e ajuda no bom funcionamento do intestino. Além disso, de acordo com um artigo publicado pelo site científico LiveScience, ela também é rica em fibras, livre de gordura, com baixo teor de sódio e é bem menos calórico que a batata branca (a tradicional).

O vegetal também contém vitamina B5, B6, tiamina, niacina, riboflavina e é extremamente rico em vitamina A, um poderoso antioxidante que ajuda a combater o envelhecimento, a prevenir contra o câncer e fazer a manutenção para uma boa visão.

Pensando nisso, mais do que na hora de dar um chega para lá na mesmice do seu cardápio e deixá-lo mais saudável, porém, não menos lariquento. Confira 12 receitas inusitadas que separamos para você incluir mais desse poderoso carboidrato em sua alimentação.

***

1. Coxinha

Já pensou em devorar sem culpa uma versão desse quitute bem menos calórica que a original? Então, conheça essa receita que usa requeijão light, farinha de linhaça e nada de óleo, já que ao invés de fritar, você irá assar as coxinhas.

Com batata doce na massa você ainda consumirá mais fibras que darão aquela famosa sensação de saciedade.

Veja a receita completa aqui.

 

2. Brigadeiro

Muita gente nem sonha, mas o nosso tão querido brigadeiro pode sim contar com batata doce em seu recheio e surpreender no sabor.

Esqueça o leite condensado e a margarina. Use cacau em pó e gotas de baunilha, bata todos os ingredientes no liquidificar e pronto! Você terá uma sobremesa gostosa e que ainda poderá enganar (e muito bem) a sua vontade monstra de comer doce.

Veja a receita completa aqui.

 

3. Beijinho

Para quem está sempre de olho na balança ou se preocupa em comer alimentos mais nutritivos, essa receita coloca a batata doce e o adoçante culinário no lugar daqueles ingredientes tradicionais que engordam só de olhar.

Enrolando as bolinhas e cobrindo com coco ralado, a guloseima fica apetitosa e certeira na hora de agradar os amigos e a criançada no lanche da tarde.

Veja a receita completa aqui.

 

4. Pizza

Ao invés de chamar o delivery, experimente criar sua própria massa com batata doce, farelo de aveia, clara de ovo, azeite e temperos. Depois de assada, capriche bem no recheio senão você corre o risco da sua criação fazer mais sucesso que as coberturas.

Veja a receita completa aqui.

 

5. Pão de queijo

Para turbinar esse quitute mineirinho, use a batata doce. Além de colocar mais vitaminas na receita, o salgado ganhará um sabor todo especial. Usando também óleo de coco, farinha de aveia, requeijão zero e queijo branco, ele ficará mais gostoso e super cremoso.

Veja a receita completa aqui.

 

6. Chips

Que tal deixar as batatas industrializadas de lado e fazer você mesmo um petisco campeão? Rápida e super prática, essa preparação só usa batata doce, óleo de coco e temperos a gosto.

Para fazer, basta cortar o alimento em fatias, pincelar com óleo, dar aquela boa temperada e colocar no micro-ondas por cinco minutos. Antes de tirar do aparelho e já comer tudo, não se esqueça de virar as rodelas para seus chips ficarem assadinhos dos dois lados.

Veja a receita completa aqui.

 

7. Biscoito

No trânsito, no busão, no trabalho ou na rua, os biscoitos são uma mão na roda na hora de saciar o apetite de uma maneira rápida. Porém, ao invés de enfiar o pé na jaca, tente comer essa bolacha caseira que promete te surpreender em termos de sabor e nutrição.

Fora isso, a preparação é simples até para quem não manja quase nada de culinária.

Veja a receita completa aqui.

 

8. Sopa

No inverno ou para os adeptos da boa e velha sopa no jantar, conheça essa receita que deixa o seu prato com um paladar bem mais marcante ao usar batata doce. Separe manteiga, cebola, alho, caldo de legumes caseiro, noz moscada e outros temperinhos e faça a refeição utilizando apenas uma panela. Leve, gostoso e bem nutritivo.

Veja a receita completa aqui.

 

9. Shake

Por conter batata doce, banana e whey protein em sua preparação, essa bebida serve tanto como um pré-treino reforçado e cheio de energia como também como um potente alimento para ser consumido depois da academia.

Com aveia e canela, o shake fica rico em vitaminas e fibras. Se for colocado cubos de gelo na hora de bater, ganha uma consistência cremosa e super refrescante.

Veja a receita completa aqui.

 

10. Batata doce recheada

A tradicional batata recheada é um clássico, mas a irmã mais doce do legume também pode ganhar um up para ficar uma tentação. Nessa receita descomplicada, você vai precisar de frango desfiado, molho barbecue, salsa e cebolinha. Ao colocar os ingredientes dentro da batata doce e levá-la para assar, faça uma saladinha para acompanhar.

Vale lembrar que essa é apenas uma sugestão, então, use e abuse da criatividade na hora de escolher os recheios e suas combinações.

Veja a receita completa aqui.

 

11. Lasanha

Existem inúmeras variações de lasanha nos menus de muita gente, mas uma versão com batata doce certamente é uma das mais criativas que você já encontrou por aí.

Nessa preparação, o alimento fará as vezes da massa. Monte camadas junto com peito de peru, queijo cottage, cebola roxa, cogumelos e tomates. O prato pode ser a comida ideal dos seus domingos ou de quando sentir vontade de algo apetitoso!

Veja a receita completa aqui.

 

12. Pudim

Juntar batata doce com banana pode, produção? Deixe o preconceito para lá pois essa poderosa combinação vira uma sobremesa de lamber os beiços.

Se quiser deixar o seu pudim mais light, use açúcar demerara, farinha de trigo integral, leite de arroz e banana prata no lugar da nanica. Essa troca de ingredientes pode fazer com que você repita o doce com muito menos culpa.

Veja a receita completa aqui.

Fonte(s): Boa Forma, Revist Fit, LiveScience, UOL
Felipe Gatto
Jornalista apaixonado por viajar e se aventurar por aí. Pensar na vida, defender o amor e falar sobre artes também é comigo mesmo.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui