A única coisa gostosa em acordar cedo no inverno é tomar aquela caneca de café bem quentinha, para começar o dia daquele jeito!
Mas vai com calma. Tomar bebidas muito quentes pode ser muito perigoso para sua saúde.

Quente!.
A IARC (agência de pesquisa contra o câncer), que faz parte da Organização Mundial da Saúde, publicou um pesquisa detalhada sobre bebidas quentes, revelando que a alta temperatura está fortemente ligada aos motivos de câncer de esôfago, e não as propriedades dessas bebidas, como café e chás.
“Estudos na China, no Irã, na Turquia e na América do Sul, onde tradicionalmente se bebe chá e mate muito quentes (cerca de 70º C) mostraram que o risco de câncer de esôfago aumenta em função da temperatura da bebida”, revelou a IARC.
O câncer de esôfago é um dos oito tipos de mortes mais recorrentes no mundo inteiro, responsável por cerca de 400 mil óbitos anualmente. Isso significa que aproximadamente 5% das mortes por câncer são relacionadas ao esôfago.
Os cientistas também pesquisaram por outros tipos de câncer, cerca de outros 20, mas não encontraram evidências conclusivas.
Foi concluído que o mate, como chimarrão, não é um perigo, pelo menos quando ingerido em temperaturas frias e mornas. O café, que é considerado como “possivelmente cancerígeno” há mais de duas décadas, também parece não ter relação com câncer.
O problema é ser muito quente!
Ou seja, não há problema em consumir mate, café ou chás, só não exagere quando estiver esquentando a água para o preparo.
Mas, apesar das bebidas quentes estarem entre os causadores do problema, a OMS afirma que o cigarro e álcool continuam sendo os maiores responsáveis por esse tipo de câncer.