Dicas

Incenso de Café: o repelente natural mais barato e eficiente (fiz o teste!)

04 de dezembro de 2020
Postado por Junio Silva

Repelentes naturais funcionam. Alguns mais, outros quase nada. Mas um deles merece atenção por, além de ser poderoso, ser muito barato. Vamos falar sobre o incrível incenso repelente de borra de café!

 

Seja mosquito, pernilongo ou muriçoca soca.

Os nomes até podem ser diferentes nos cinco cantos do país, mas o incomodo que esses insetos provocam é o mesmo nos diferentes sotaques. Sejam pelas picadas, ou zumbidos no pé do ouvido ou a coceira após ser picado por um desses desaforados insetos.

Para acabar com esse incômodo, alguns costumam recorrer aos inseticidas e repelentes industriais.

Outros, no entanto, ficam em uma encruzilhada por preferirem não usar esse tipo de produto, por causa de suas toxinas, que são capazes de causar desde reações alérgicas à problemas mais sérios.

Ainda bem que soluções caseiras, onde é possível encontrar meios naturais de se livrar dos mosquitos, gastando quase nada! É o caso da dica do pó de café, que bombou no TikTok:

@lumaravilhatrindadealguem já sabia? repassando informação pq nem sempre todos sabem! #fy #foryou #fyp #pravoce #tiktok #situaçõesereações #mensageminesperada♬ som original – Lu Maravilha Trindad

 

Repelente natural com a borra de café: o teste!

Por que o pó de café é eficaz? A maioria dos insetos tem um olfato muito forte. O pó de café tem um cheiro forte, mas é ainda mais forte quando é queimado. Os insetos também associam a fumaça com o perigo, um sinal para eles encontrarem abrigo em outro lugar.

Ainda que esse método seja indicado até pela US Environmental Protection Agency (EPA), a agência de proteção ambiental dos Estados Unidos, não custava nada comprovar pessoalmente a eficácia do incenso natural contra os mosquitos, feito com a borra de café.

Resolvi fazer o teste e ele realmente funciona!

Anteriormente, eu havia dito que o aroma era agradável, mas isso não é totalmente verdade. O cheiro pode ser bom para quem gosta, mas é bastante intenso. Porém, o incenso cumpriu o que prometia, espantando os mosquitos por seu odor forte e a fumaça que produz.

E o melhor, gastando quase nada! Você pode comprar o pó de café mais barato que encontrar, todos funcionam. A dica também serve para manter abelhas e vespas distantes.

Vale dizer que esse incenso também pode ser feito com o pó de café novo, mas utilizar a borra, além de mais barato, evita desperdício e ajuda o nosso planetinha.

 

Como fazer o incenso repelente com pó de café

Depois de preparar aquele delicioso café, separe toda borra que sobrou e coloque para secar em um lugar fresco e arejado.

Quando ela estiver completamente seca, estará pronta para ser usada.

Junio Silva

Já dá para sentir o cheirinho?

 

Depois de seca, coloque a borra em um recipiente de alumínio, como tampas de azeite, o fundo de latas de cerveja/refri ou cinzeiros.

Não utilize outro material que possa queimar junto com o café!

No teste realizado pela tiktoker Lu Maravilha Trindad, ela reforça que só alumínio funciona. Todas as outras tentativas não deram resultado.

Junio Silva

Faça pequenos morros na borra, para que seja mais fácil acender.

 

Agora é só acender o café, como um incenso!

Ele vai pegar fogo em um ponto, pode demorar um pouquinho. Tenha alguma paciência.

Junio Silva

 

Basta deixar a fumaça e o cheiro se espalhar pelo ambiente.

Coloque seu incenso de borra de café preferencialmente em lugares frescos e arejados!

Junio Silva

 

Importante: incenso pode ser pior que cigarro! Inalar a fumaça de incenso pode fazer mal para sua saúde! Portanto, evite ficar próximo – ainda mais quando for em grandes quantidades.

 

Outras formas de reciclar o café usado

Segundo a agência de proteção ambiental dos Estados Unidos, EPA, a borra de café também é eficaz para afastar insetos como formigas, lesmas e caracóis. Basta espalhar o pó nos locais onde esses animais costumam aparecer, como jardins ou quintais.

Além disso, pesquisadoras brasileiras descobriram que colocar borra de café em vasos de planta ou outros locais onde o mosquito da dengue possa usar como criadouro, é eficaz para frear o desenvolvimento das larvas do mosquito.

E sua plantinha ama, viu?

 

E-cycle, EPA, Scielo, Café Ouro Negro, Folha de São Paulo, Edrug Search

MATÉRIAS RELACIONADAS