Essa é quente

Incêndios na Amazônia levam ‘rio de fumaça’ ao Sul do Brasil, flagra satélite americano

19 de agosto de 2019
Postado por Daiane Oliveira

Bem diferente dos ‘rios voadores’, que trazem água da Amazônia para todo o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, agora estamos vendo os ‘rios de fumaça’.

Resultado de incêndios criminosos, esse ‘rio’ fez o mesmo trajeto dos ‘rios voadores’. Só que em vez de levar gotículas de vida ao país, trouxe as toxinas das queimadas, descendo pelo interior do continente da região amazônica até a foz do Prata e o Rio Grande do Sul.

Já existem estudos científicos que mostram os efeitos nocivos da inalação de fumaça desse tipo de queimadas. Em sua tese de doutorado, a bioquímica Nilmara de Oliveira Alves mostrou que esses efeitos vão desde problemas respiratórios até o desenvolvimento de câncer de pulmão.

Desde o início do mês, produtores e criadores de gado vinham planejando o “Dia do Fogo” – onde, de maneira conjunta, eles queimariam áreas de pastagem na região sudoeste no Pará.

Pois bem, o “Dia do Fogo” aconteceu e, pior – foram dois dias. Em 10 e 11 de agosto o que se viu na região foi um inédito aumento na quantidade de incêndios praticados.

Reprodução/Folha, https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/08/em-dia-do-fogo-sul-do-pa-registra-disparo-no-numero-de-queimadas.shtml

SEM LEGENDA

As consequências disso, como pode imaginar, não foram nada positivas. Nada, nadinha:

Inpe - Brasil de Fato, https://www.brasildefato.com.br/2019/08/15/estimulados-por-bolsonaro-fazendeiros-promovem-dia-do-fogo-na-amazonia/

Imagem de satélite mostra centenas de focos de incêndio (assinalados com cruzes vermelhas).

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) divulgou pelo Twitter imagens do satélite deles, os incêndios continuam; vale dizer que essa instituição governamental faz parte do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

Destaque publicado pela empresa brasileira MetSul Metereologia:

Reprodução - Twitter/@metsul, https://twitter.com/metsul/status/1162720253685764096?s=19

SEM LEGENDA

A fumaça dos focos de incêndio foi tanta que chegou a comprometer voos que sobrevoariam a região afetada. Na sexta-feira (16/08), voo da LATAM foi remanejado. Com saída de Brasília a Porto Velho, o avião teve que pousar em Manaus. Segundo a companhia aérea, a mudança no trajeto se deu pela quantidade de fumaça no céu.

 Reprodução - Twitter/@mdrsdb, https://twitter.com/mdrsdb/status/1162929329334030336?s=19

SEM LEGENDA

Em vídeo, é possível ver a enorme quantidade de fumaça encobrindo parte do país e continente:

Segundo a MetSul Meteorologia, a névoa vista segunda-feira (19/08) no céu em São Paulo e outros estados do país, também é reflexo dos incêndios:

O ‘rio de fumaça’ ganhou corpo com outros focos de incêndio

O Inpe revelou que o número de focos de incêndio em 2019, no Brasil, já é 82% maior do que o mesmo período do ano passado. Dados foram contabilizados do dia 1 de janeiro até domingo, 18 de agosto. O mês de agosto se encaminha para um aumento de 245% nas queimadas em relação ao mesmo período de 2018.

Nos últimos dias, puxados por uma frente fria, focos de grandes proporções em Rondônia e, principalmente, Bolívia fizeram com que o volume do ‘rio de fumaça’ aumentasse, escurecendo a cidade de São Paulo à tarde (19/08). Por conta do fenômeno, inclusive a água da chuva ficou preta.

Em conversa com o jornal local, Folha do Progresso, umas das lideranças do “Dia do Fogo” afirmou que a intenção era ‘mostrar serviço’ ao presidente Jair Bolsonaro: “queremos trabalhar e o único jeito é derrubando, para formar e limpar nossas pastagens é com fogo”, disse.

O atual governo defende abertamente pautas de desenvolvimento em áreas florestais, já em relação ao meio ambiente Bolsonaro polemiza contra, em um episódio afirmou: “questão ambiental é para veganos que só comem vegetais”.

E agora, José?

Durante o tempo seco, a região de Novo Progresso contava com uma base de fiscalização do Ibama, mas há alguns meses essa operação foi cancelada por falta de apoio da Polícia Militar. Segundo o governo estadual, não houve boicote por parte deles; e ainda denuncia: ‘há operação sigilosa em curso’.

Somado a isso, a fiscalização no local também perdeu apoio da Força Nacional de Segurança, ligada ao Ministério da Justiça.

Segundo informações da Folha, o Ministério Público Estadual do Pará em Novo Progresso irá apurar a ação do “dia do fogo”. A Polícia Civil foi acionada e afirma ter ouvido 3 pessoas nos últimos dias.

*o artigo é atualizado conforme apuramos as notícias.

Estadão, Hypeness, G1

MATÉRIAS RELACIONADAS