• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Vai, planeta!

Sustentabilidade: 20 Ideias que vão mudar tua vida e a do Planeta

Se precisa aumentar sua fé na humanidade, essa lista é pra você!

Denisson Soares Publicado: 22/02/2021 12:02 | Atualizado: 22/02/2021 12:18

Enquanto o sistema econômico devora o planeta, diversas iniciativas realmente sustentáveis pipocam por aí. Se precisa aumentar sua fé na humanidade, essa lista é pra você!

 

Tudo bem, por vezes até pensamos que ninguém mais se importa com a natureza e que as pessoas corporações querem ver o mundo “pegando fogo”.

Porém, por mais desanimador que possa parecer o cenário, o fato, é que nunca houve tantas iniciativas e tanto impulso para o desenvolvimento de ideias sustentáveis, tecnologias e produtos ecológicos quanto hoje.

O futuro sombrio que nos aguarda já foi alertado pelos cientistas. Por isso, apesar de governos e conglomerados ignorarem tais dados, há quem continue trabalhando para garantir a sobrevivência da nossa sociedade e das futuras gerações.

Você está por dentro do que anda acontecendo no mundo? A seguir, separei algumas das ideias sustentáveis mais incríveis que podem ajudar a mudar sua vida e o planeta. Confira!

 

1. Jardim de chuva

Um jardim de chuva visa retardar o escoamento da água da chuva, ou seja, colabora contra inundações, imitando a maneira como isso acontece na natureza: espaços com terra, pequenas depressões, pedras e plantas, dispostos de forma a absorver a água evitando que escoe sem obstáculos.

Basicamente, o que você precisa fazer é escavar uma bacia e plantar algumas plantas tolerantes a água. Há inúmeros exemplos na internet que podem ajudar na inspiração, tanto para quem tem pouco espaço quanto muito.

E vale lembrar que o jardim de chuva ainda ajuda no orçamento, especialmente porque ele vai economizar os gastos com a água, nos cuidados do gramado e até mesmo seu tempo – além de ficar lindo, né?

 

2. Floresta de bolso

A ideia da Floresta de Bolso surgiu com o botânico brasileiro Ricardo Cardim. O projeto consiste em espalha pequenas florestas pela cidade de São Paulo onde a vegetação nativa praticamente desapareceu. O objetivo é cuidar melhor dos espaços ao mesmo tempo que se garante a presença da vegetação originária da região.

Desde 2012, Cardim tem criado pequenas “florestas de bolso” em recuos de estacionamento, canteiros de avenidas e nas margens de rios, principalmente com espécies da Mata Atlântica.

De acordo com o botânico, não precisa de prática e nem habilidade. Basta querer plantar e ter um lugarzinho para isso. Dada a facilidade, a coisa toda já se espalhou por várias cidades do Brasil. Que tal começar um projeto com seus vizinhos aí em seu bairro?

 

3. Permacultura

Permacultura, como cultura de permanência e sustentabilidade, é um conceito que parte do desenvolvimento de um design que nos permita viver de forma ecologicamente equilibrada e inteligente, seja em casa, na comunidade ou até mesmo no trabalho.

Os princípios e práticas podem ser usados por qualquer pessoa e quase que em todos os lugares, como apartamentos, casas, sítios, fazendas, espaços comunitários e áreas de lazer.

A Permacultura envolve o conjunto, não apenas um aspecto. Por exemplo, um jardim que se baseia nessa ideia deve buscar integrar o design da natureza, incorporando o escoamento de água, sistema de compostagem de resíduos da cozinha, plantas para a alimentação etc.

Todo esse movimento deve ser feito com o máximo de recursos que a natureza disponibilizar ao redor, seja ao observar em qual lado o vento bate, o sol nasce ou até onde existe uma barreira de árvores que facilita o plantio. Tendo em vista os materiais já disponíveis no local, a ideia é otimizar o ambiente com o que temos.

Em um panorama maior, pode-se pensar no desenvolvimento de calçadas e bacias de escoamento de águas pluviais para manter a água da chuva no local, onde pode se infiltrar de volta no solo em vez de fluir para riachos e rios (muitas vezes carregando poluentes com ela). Sim, o jardim de chuva é uma ideia permacultural.

Muitas pessoas têm aplicado a Permacultura aos poucos nos espaços onde vivem promovendo a integração entre elas, suas casas e a natureza.

 

4. Ilha reciclada

Essa ideia sustentável é um projeto de um “homem só”. O arquiteto ecológico Richard Sowa, decidiu construir para si uma ilha de garrafas de plástico jogadas no lixo. Na primeira tentativa, os moradores e donos de belas praias não gostaram muito de ver uma ilha de plástico flutuando nas proximidades.

Sua segunda tentativa foi destruída por um furacão. Já a terceira deu certo e a ilha com 15.000 garrafas flutua na costa de Cancún, no México. E tem mais, além de ser feita de lixo, ela tem energia solar e até um manguezal crescendo por lá, que ajuda na sustentação da própria ilha – genial!

 

5. Tecido de borra de café

O sistema econômico ainda pode garantir as desigualdades sociais seu lucro reduzindo algum impacto na natureza. A S. Café, por exemplo, deu um jeito de transformar o pó de café em tecidos que podem ser usados para confeccionar roupas.

Em comparação as fibras tradicionais, eles são mais eficientes tanto na produção mais rápida quanto no uso de energia. Além disso, por poder ser feito em baixas temperaturas e otimizando o potencial da economia, as vantagens sustentáveis são ainda melhores!

 

6. Móveis de casca de arroz

Shivendra Gautam, Harshit Garg, Priyank Sangani e Rajat Maheshwari eram quatro alunos do IIT – Kharagpur (Índia) quando desenvolveram uma técnica que permitia transformar as cascas de arroz em um material mais sólido e leve.

Eles misturaram um adesivo e produtos químicos na casca de arroz para obter uma folha do material, que pode ser usada na fabricação de utensílios de cozinha, placas e tubos de caneta, por exemplo.

 

7. Balão ecológico

Criado pelos donos da startup francesa EONEF, o Zéphyr, é um balão fotovoltaico com gerador ecológico. De acordo com a empresa, ele pode voar por até 30 dias, sendo que suas aplicações sustentáveis são diversas: medição de qualidade do ar, observação da vida selvagem, acompanhamento de florestas e missões científicas, entre outros.

Além disso, dada a praticidade e a capacidade de voo, o Zéphyr pode ser muito útil para coordenação de desastres.

 

8. Vaso para área desérticas

Essa ideia incrível de sustentabilidade é de Pieter Hoff, um exportador de flores holandês. Trata-se do Groasis Waterboxx, uma espécie de balde ou vaso que permite o cultivo de plantas em áreas desérticas com máxima economia de recursos.

O “balde inteligente” é feito de papel de reciclado, que pode germinar, incubar e até regar as sementes. Para se ter ideia do potencial dessa inovação, é só considerar que ela requer 90% menos água que as formas de cultivo tradicionais.

 

9. Vidro solar

Pesquisadores da Universidade de Michigan estão trabalhando em um projeto de vidro solar que poderá revolucionar a maneira como casas e edifícios são criados. A ideia é conseguir desenvolver um vidro que seja capaz não somente de captar, mas também de armazenar energia solar.

Quem sabe em um futuro próximo não teremos mais essa inovação no dia-a-dia das construções dos grandes centros urbanos!

 

10. Tratamento para aumentar a validade dos alimentos

A startup italiana Código Verde desenvolveu a Demetra, um tratamento natural para a preservação dos alimentos. De acordo com os idealizadores dessa ideia sustentável, o produto é composto 100% de extratos vegetais e consegue aumentar a vida útil dos produtos naturais.

Como resultado, a Demetra faz com que os alimentos não precisem ser guardados em baixas temperaturas durante o transporte, economizando muito em questões energéticas. Além disso, como ajuda a deixar as frutas e legumes mais frescos e maduros por mais tempo, evita o desperdício de alimentos nas mercearias e supermercados.

 

11. Bola de sementes

Essa incrível ideia de sustentabilidade começou no Quênia. As bolas de sementes são feitas de nutrientes e pó de carvão que ajudam a proteger as sementes em seu interior, não apenas da seca, mas permitindo que sobrevivam até a chegada do período de chuvas.

É uma solução engenhosa encontrada pelos quenianos para tentar lidar com desmatamento no país, afinal, as pequenas bolas podem ser jogadas de avião fazendo crescer várias árvores com o mínimo de esforço possível!

 

12. Tinta de poluição

A Air Ink foi uma solução inovadora com foco no meio ambiente desenvolvida pela empresa indiana Graviky Labs. O que temos, é uma tinta feita de fuligem de carros e poluição.

É feita a captura desses compostos nocivos no ar, por meio de um equipamento especial e, a partir deles, fazem uma tinta preta que pode ser usada para diversos fins. Apesar da boa iniciativa, esperamos que essa empresa não tenha sucesso por muito tempo – afinal, torcemos para o fim da poluição.

 

13. Caderno infinito

Gosta de anotar tudo a mão? Com o Rocketbook Everlest você pode continuar escrevendo suas notas e textos sem precisar se preocupar com quantas árvores foram derrubadas. Esse caderno de 36 páginas pode ser limpo com um simples pano úmido e ser usado como se estivesse novo.

A empresa fabricante ainda diz que na compra de uma versão especial, planta uma árvore em nome do comprador. Ah, e tem até uma versão “mini bloco de notas”.

 

14. Eletricidade do ar (ou quase)

A ideia de uma equipe de cientistas da Universidade de Massachusetts Amherst é criar eletricidade a partir da umidade do ar. Eles até já desenvolveram um dispositivo para isso, que age absorvendo o vapor de água presente na atmosfera. Quando essas moléculas interagem com os nanofios de proteína do aparelho uma corrente elétrica é criada.

Os pesquisadores já conseguiram alimentar celulares e relógios inteligentes com o dispositivo. Agora, continuam trabalhando no projeto para encontrar uma forma de ser viável tanto dentro quanto fora das casas.

 

15. Turbinas eólicas domésticas

A Avant Garde Innovations criou uma turbina eólica que pode ser usada em residências e comércios. O equipamento tem 3 metros de diâmetro, capacidade de gerar 5 kWh por dia, baixo custo de manutenção e uma vida útil de 20 anos!

De acordo com a empresa, por custar “pouco” (US$899), pode ser um recurso muito importante para ajudar pessoas em regiões onde a energia depende da água, mas que sofrem com secas. Ou ainda, em localidades muito isoladas, onde não há fornecimento de energia nem por parte de empresas, nem de governos.

 

16. Couro de fibra de abacaxi

A Ananas Anam, uma empresa filipina, desenvolveu um processo que permite transformar as fibras das folhas de abacaxi em um couro ecologicamente correto. Além disso, os agricultores locais acabaram se beneficiando com a renda extra, o que ajudou a melhorar a economia das comunidades e a qualidade de vida das pessoas.

 

17. Filtro para água de banheira e máquina de lavar

O Hydraloop é um sistema de reciclagem de água que consegue limpar e desinfetar a água usada nas máquinas de lavar e banheiras. De acordo com o consumo da casa, a empresa aponta que o equipamento pode ajudar numa redução de até 45%.

Para garantir a água reciclada, o sistema conta com seis etapas de filtragem e desinfecção, incluindo sedimentação, flotação e desinfecção com luz ultravioleta. A empresa responsável pelo produto diz ainda que ele é personalizável. Ou seja, a pessoa pode decidir quando será ou não mais necessário usar o dispositivo por meio de um app.

 

18. Canudo que transforma água suja em água potável

O LifeStraw é um sistema de purificação de água desenvolvido pela empresa suíça Vestergard. O canudo usa uma tecnologia de fibra oca capaz de remover bactérias presentes na água (incluindo a E.coli) e protozoários, além de outros elementos que possam causar danos à saúde. O dispositivo também consegue reduzir a turbidez do líquido.

Um dos objetivos da empresa, é que ele seja usado em regiões que sofrem com a falta de água, problemas de poluição e falta de saneamento.

 

19. Lâmpadas para cultivar plantas

Essas lâmpadas são criações da Nui Design Studio. De acordo com a empresa, a ideia é poder contar com um pouco de verde e um ar melhor purificado em locais onde não há janelas. Os idealizadores garantem que é um “ecossistema totalmente autossustentável, onde as plantas podem crescer sem ser perturbadas por anos”.

 

20. Ladrilhos para mini-jardins

Já a designer e pensadora sueca Caroline Brahme resolveu adaptar pavimentos e azulejos de maneira que pudessem contar com pequenas bolsas para vegetação. O mais legal, é que a ideia pode ser aplicada no chão ou em paredes, com o uso do design criado por ela. É uma boa solução para quem gosta de verde, mas não tem onde plantar!

 

Essas são apenas algumas das mais incríveis e legais ideias sustentáveis pelo mundo. É claro que, além de uma radical mudança no modo como a sociedade se organiza, muitas dessas iniciativas precisarão de mais desenvolvimento, investimento e adaptação.

Mas muito mais que esperança no futuro, elas servem para mostrar que tem bastante gente empenhada em fazer alguma coisa positiva e que nem tudo está perdido. Há esperança.

E você, quer aprender mais sobre sustentabilidade no dia-a-dia? Confira esses artigos do Almanaque SOS e faça sua parte para ajudar o planeta!

Fonte(s): Interesting Engineering, You Matter, Global Stewards, Dirt
Denisson Soares
Editor e Redator que encontrou na comunicação digital uma das melhores formas de difundir ideias, conhecimentos e tornar o mundo mais solidário e sem preconceitos. Amante de café, rock e séries de ficção sonha com o dia em que as coisas no planeta não pareçam um filme pós-apocalíptico.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui