Aprender a reutilizar os materiais é essencial para que adotemos uma postura realmente sustentável. Afinal, o mundo é finito e se continuarmos consumindo produtos de forma indiscriminada, no ritmo atual, estaremos colocando nossa querida mãe-terra em sérios apuros.
Por isso, vamos mostrar duas maneiras de melhorar o mundo. Uma é reutilizar restos de árvores e folhas, materiais de construção e as super poluidoras garrafas PET para fazer vasos, ao mesmo tempo plantar sua própria horta, para você ter vegetais sem agrotóxicos e dentro de qualquer espaço, até seu minúsculo apartamento.
A incrível ideia nós conhecemos no blog especializado em permacultura para apartamento, Permapart:
“Para começar eu lavei bem os tijolos para tirar o excesso de poeira de obra. Os tijolos vão servir para manter a humidade do conjunto, a água irá passar por eles e ficará depositada no fundo da garrafa. Esta água servirá para irrigar outra vez a planta. Desta forma o consumo de água será mínimo e os nutrientes que escorreram na regagem serão em parte devolvidos para a planta.”
Passo a Passo
Materiais:
- 1 Garrafa PET de qualquer tamanho (a depender do que será plantado)
- 1 Muda de um Vegetal de sua preferência (aqui foi usado de hortelã)
- Pedaços de Tijolos
- Terra para plantio (com compostagem caseira, de preferência)
- Restos de Árvores e folhas
- 1 Tesoura
- 1 Pedaço de Tecido velho
Como fazer
“Corte as garrafas de forma que sobre uns 3 ou 4 dedos entre o fundo da garrafa e a tampa, que ficará enfiada dentro da garrafa cortada (veja as figura ao final que você entende tudo…).”
Faça pequenos furos, cerca de 3 dedos acima da tampa, para que o excedente da água regada possa descer para o outro compartimento.
Coloque alguns pedaços grandes de tijolos no fundo da garrafa. Isso servirá para manter a umidade no recipiente.
Encha a parte da tampa com pedaços menores de tijolos, até um pouco acima dos furos.
Por cima dos tijolos, abra o pedaço de pano e cubra-os. Ele também servirá para reter um pouco do excedente da água e manter a umidade da planta.
Agora, por cima do pano, coloque a terra até o suficiente para cobrir a raiz e manter a planta firme.
Faça um furo no meio e insira a muda. Depois, cubra as laterais com terra e firme a plantinha na terra.
Por cima da terra, despeje os restos de árvores e folhas. Elas servirão de “adubo” para a muda, que, quando for regada, receberá os microrganismos presentes nelas.
Por fim, basta inserir a parte da tampa na base da garrafa e dar a primeira rega. Essa operação toda não demorou mais que uma hora e foi bastante fácil de ser feita.
Você poderá plantar diversos temperos e outras plantas, mas se elas crescerem demais, será necessário mudar para um vaso (inteligente) maior. Lembre-se que existem garrafões de água de vários tamanhos, é só procurar.
E então, que tal começar a botar as mãos na terra e começar a salvar nosso planeta?