• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Horta sustentável: Aprenda a fazer um Vaso inteligente com garrafa PET

A técnica usa os conhecimentos da permacultura.

Rui Davi Publicado: 29/05/2018 16:44 | Atualizado: 03/06/2018 09:16

Aprender a reutilizar os materiais é essencial para que adotemos uma postura realmente sustentável. Afinal, o mundo é finito e se continuarmos consumindo produtos de forma indiscriminada, no ritmo atual, estaremos colocando nossa querida mãe-terra em sérios apuros.

Por isso, vamos mostrar duas maneiras de melhorar o mundo. Uma é reutilizar restos de árvores e folhas, materiais de construção e as super poluidoras garrafas PET para fazer vasos, ao mesmo tempo plantar sua própria horta, para você ter vegetais sem agrotóxicos e dentro de qualquer espaço, até seu minúsculo apartamento.

A incrível ideia nós conhecemos no blog especializado em permacultura para apartamento, Permapart:

“Para começar eu lavei bem os tijolos para tirar o excesso de poeira de obra. Os tijolos vão servir para manter a humidade do conjunto, a água irá passar por eles e ficará depositada no fundo da garrafa. Esta água servirá para irrigar outra vez a planta. Desta forma o consumo de água será mínimo e os nutrientes que escorreram na regagem serão em parte devolvidos para a planta.”

Passo a Passo

Materiais:

  • 1 Garrafa PET de qualquer tamanho (a depender do que será plantado)
  • 1 Muda de um Vegetal de sua preferência (aqui foi usado de hortelã)
  • Pedaços de Tijolos
  • Terra para plantio (com compostagem caseira, de preferência)
  • Restos de Árvores e folhas
  • 1 Tesoura
  • 1 Pedaço de Tecido velho

Como fazer

“Corte as garrafas de forma que sobre uns 3 ou 4 dedos entre o fundo da garrafa e a tampa, que ficará enfiada dentro da garrafa cortada (veja as figura ao final que você entende tudo…).”

Faça pequenos furos, cerca de 3 dedos acima da tampa, para que o excedente da água regada possa descer para o outro compartimento.

Coloque alguns pedaços grandes de tijolos no fundo da garrafa. Isso servirá para manter a umidade no recipiente.

Encha a parte da tampa com pedaços menores de tijolos, até um pouco acima dos furos.

Por cima dos tijolos, abra o pedaço de pano e cubra-os. Ele também servirá para reter um pouco do excedente da água e manter a umidade da planta.

Agora, por cima do pano, coloque a terra até o suficiente para cobrir a raiz e manter a planta firme.

Faça um furo no meio e insira a muda. Depois, cubra as laterais com terra e firme a plantinha na terra.

Por cima da terra, despeje os restos de árvores e folhas. Elas servirão de “adubo” para a muda, que, quando for regada, receberá os microrganismos presentes nelas.

Por fim, basta inserir a parte da tampa na base da garrafa e dar a primeira rega. Essa operação toda não demorou mais que uma hora e foi bastante fácil de ser feita.

Você poderá plantar diversos temperos e outras plantas, mas se elas crescerem demais, será necessário mudar para um vaso (inteligente) maior. Lembre-se que existem garrafões de água de vários tamanhos, é só procurar.

E então, que tal começar a botar as mãos na terra e começar a salvar nosso planeta?

Fonte(s): Permacultura em Apartamentos
Rui Davi
Comunicador baiano que toca guitarra e ainda espera ser um astro do Rock. Enquanto isso, se contenta em escrever. Fã de boas histórias. Faz roteiros, fotografa, edita videos, canta e sapateia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui