Como fazer uma horta usando sachê de chá (camomila e erva doce)
Nada como usar plantas da horta do quintal, sem produtos químicos e outros aditivos que a indústria adiciona. Outra delícia é descobrir que é possível plantar camomila e erva cidreira com as sementes do saquinho/sachê de chá.
Como plantar o sachê de chá
É importante ressaltar que só podemos plantar chás que possuem sementes ou frutos. Isso porque a maioria deles são feitos somente com as folhas das plantas, inviabilizando o plantio.
Além disso, é importante usar o conteúdo do sachê sem fervê-lo em água. Isso inviabiliza as sementes. Mas tá liberado plantar o conteúdo do saquinho depois que ele perdeu a validade. Vamos ao passo-a-passo!
As imagens desse tutorial são do vídeo publicado pela especialista em plantas, Lygia Oliveira, em seu perfil do TikTok.
1. Corte o saquinho de chá
A primeira etapa é cortar o sachê para retirar todo o conteúdo, que inclui muitas sementes.
Lygia revela uma curiosidade: no saquinho de chá (de camomila) você encontra mais sementes do que o próprio envelope para plantio, vendido em lojas especializadas.
2. Despeje as sementes e cubra-as
Coloque todo o conteúdo do sachê em um pote com terra e cubra com uma fina camada. Fina camada, hein?
E lembre-se de usar potes que tenham furos, para a água escoar.
3. Por fim, basta regar
Uma boa dica é usar borrifadores, já que as sementes são bem delicadas.
Qual chá de supermercado posso plantar em casa?
-
Chá de camomila
Os sachês desse chá costumam conter, além de folhas, flores e sementes. Geralmente o chá de camomila é usado para aliviar cólicas, insônia, ansiedade e para relaxar.
-
Chá de erva doce
A erva doce é usada para muitas coisas, entre elas: dor de cabeça, má digestão, inchaço abdominal e cólicas menstruais. As sementes não demoram a germinar e em pouco tempo você terá erva doce vinda do seu próprio jardim!
E os demais sachês de chá?
Muitos chás são feitos somente de folhas e cascas, por exemplo. Por isso, não é possível usá-los para plantar. Mas, eles ainda podem ser usados de outra maneira: fertilizantes!
As ervas dentro do sachê contém uma reserva de nitrogênio, muito benéfico para o seu jardim. É bem fácil de fazer.
Depois de usar o sachê para fazer o seu chá, basta retirar o conteúdo e colocar sobre a terra. Isso irá ajudar no crescimento das suas plantas! A dica é do canal Minhas Plantas, no YouTube.
E não é só isso, viu? Veja aqui outras maneiras de aproveitar o saquinho de chá usado, na limpeza da casa ou até para cozinhar.
Agora você já sabe como plantar suas próprias ervas e como reaproveitar os seus sachês de chá. Pequenas mudanças na nossa rotina podem ser grandes aliadas na hora de minimizar o nosso dano ao planeta. O meio ambiente e as suas plantas agradecem!