Se você curte cultura POP, principalmente HQs (história em quadrinho), sabe bem que homens normalmente são ilustrados de maneira poderosa, emanando respeito, enquanto para as personagens femininas restam os uniformes provocantes e uma conduta sempre sensual.
Eis que uma publicação da pesquisadora Carolina Nunes reacendeu a discussão sobre essa sexualização sistemática das mulheres no universo geek. Ela foi responsável por traduzir e compartilhar a thread sobre o assunto; até o momento, o conteúdo originalmente publicado no Tumblr foi compartilhado 20 mil vezes no Facebook:
Tudo começou com uma imagem compartilhada pelo famoso ilustrador Frank Cho, que já comandou revistas como Homem-Aranha, notoriamente conhecido por suas ilustrações de mulheres sensuais em poses sugestivas.
Nela, o desenhista recebe do também ilustrador, o italiano Milo Manara, reconhecido pela vertente erótica da sua obra, um desenho original de uma versão criada por ele da Mulher-Aranha:
Então seguiu o debate, que virou uma verdadeira aula sobre construção de personagens:
A foto que gerou a discussão não é recente – o episódio aconteceu em 2014.
Na oportunidade, a Marvel chegou a se ‘desculpar’ pelo que chamou de “confusão” que a capa alternativa de Milo Manara causou. Um dos principais argumentos sustentados foi de que se tratava de uma capa com edição limitada, voltada para colecionadores.