Curioso

A História por Trás da Massa Pronta pra Bolo

23 de agosto de 2023
Postado por Andressa Reis

Se tem uma coisa que ninguém consegue resistir, é a um bolo delicioso, daqueles que enchem a casa com um aroma incrível.

Acredite ou não, a praticidade das massas de bolo prontas tem uma história que vale a pena conhecer.

Prepara o café, porque vamos te contar essa história saborosa com um toque de nostalgia e curiosidades interessantes.

 

A Praticidade na Cozinha

Talvez você também acredite que as misturas para bolo só surgiram depois da Segunda Guerra Mundial, quando a galera estava buscando praticidade na cozinha.

Assim como os enlatados, a misturas prontas agilizavam a vida doméstica, o que era promissor numa época em que as mulheres começaram a sair para trabalhar, e ainda cuidavam das tarefas domésticas.

Mas ó, a verdade é que essa história é mais antiga do que pensamos – lá nos anos 1930, para ser exata. E o início de tudo? Excesso de melaço, isso mesmo!

 

Duff e sua Receita Genial

Segundo o site especializado em gastronomia bon apetit, “P. Duff and Sons”, uma empresa lá de Pittsburgh, nos Estados Unidos, é a verdadeira musa dessa história.

Isso porque em dezembro de 1930, John D. Duff, da família equipe da empresa, solicitou uma patente para algo que mais tarde se tornaria a salvação da galera com pressa: a farinha desidratada para fabricar produtos de confeitaria.

A ideia era desidratar outros ingredientes e misturá-los com a farinha.

Ou seja, a mistura para bolo envolvia a combinação de ingredientes secos, como farinha de trigo, com outros componentes, como melaço e ovo em pó, para criar uma mistura que pudesse ser reidratada com água antes de ir para o forno.

Também foram criadas misturas para pães de nozes e de gengibre, que incluíam farinha de trigo, melaço, açúcar, gordura vegetal e até gengibre e canela.

Tudo podia ser reidratado com água e, bum, direto pro forno! Igualzinho o nosso bolo de chocolate com dois ingredientes!

Nessa época, ainda nos anos 30, as pessoas já estavam experimentando formas mais práticas de se alimentar e os métodos de cozimento estavam passando por uma revolução.

Foi aí que a empresa P. Duff and Sons teve a sacada de desidratar alimentos, e foi atrás de uma patente pra isso!

 

O Efeito Ikea

Apesar da praticidade, as vendas desse produto não eram satisfatórias. As mulheres ainda eram majoritariamente responsáveis pela cozinha, e ainda que as misturas prontas fossem uma mão na roda, adicionar apenas água não era satisfatório pra produzir uma receita.

A galera não se interessava em consumir um produto que limitava tanto a criatividade! Por isso, os ovos em pó foram retirados, e a massa pronta foi elaborada mais uma vez.

Em 2011, esse fenômeno foi nomeado como efeito ikea, no qual as pessoas se importam em participar ativamente da produção das coisas, como montar os próprios móveis.

Assim, a mistura de bolo serviu até para confirmar o quanto a autoeficácia é importante pro desenvolvimento cognitivo do ser humano, e virou estratégia de marketing!

As pessoas poderiam sentir que tinham parte no processo criativo do bolo e as vendas começaram a subir.

Na década de 1940, mais de 200 empresas já estavam lançando suas misturas para bolo. E enquanto algumas marcas ainda adicionavam ovos, uma em especial, a Pillsbury, fez a ousadia de manter o método de “só adicionar água” por um tempinho.

Hoje sabemos que isso não deu tão certo, já que as marcas mais populares de massa pronta pra bolo ainda requerem a inclusão de ovos e leite na mistura.

Freepik, https://br.freepik.com/fotos-gratis/pessoas-cozinhando-e-desfrutando-de-comida_22280777.htm#page=2&query=fazer%20bolo&position=39&from_view=search&track=ais

SEM LEGENDA

 

As Misturas Viraram Astro de Decoração

Não podemos esquecer da febre da decoração de bolos que rolou nessa época.

As caixas, receitas e revistas estavam cheias de fotos de bolos que pareciam verdadeiras obras de arte: campos de futebol, castelos, circos.

A galera pirava em criar bolos extravagantes a partir dessas misturas práticas. Ou seja, em alguns casos, ironicamente, o processo de fazer esses bolos decorados deixava de ser tão prático assim.

E não vamos deixar de lado a cereja (ou seria cobertura?) do bolo: as misturas cobertas por glacês açucarados.

Além de dar um toque final de sabor, essa cobertura ajudava a esconder os traços químicos que ainda rolavam nessas misturas.

Pexels, https://www.pexels.com/pt-br/foto/apartamento-apetitoso-tentador-baga-8223077/

SEM LEGENDA

 

Um Pedaço da História Norte-Americana

Hoje, enquanto você prepara um café e decide fazer um daqueles bolos de mistura, lembre-se de que não está apenas cozinhando um bolo, mas sim um pedaço da história norte-americana.

Essas massas prontas trouxeram praticidade tanto na época e até hoje, transformando nossa forma de encarar o preparo de um delicioso bolo fofinho.

Wikimedia Commons, https://creativecommons.org/licenses/by/2.0

SEM LEGENDA

bon appétit, Tasting Table, Hyperscience, A mente é maravilhosa

MATÉRIAS RELACIONADAS