• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Hamburguer é coisa séria! #PraComer

A arte de um bom hambúrguer está em cada detalhe e, para mandar bem num caseiro, é preciso entender algumas regrinhas básicas.

COZINHA PARA SOLTEIROS cópia

 

De uns tempos pra cá o hamburguer tem virado chic e começaram a pipocar hamburguerias em várias capitais do país. Não à toa, um bom hamburguer pode ser tão bom quanto um corte fino de carne. Hamburguer é coisa séria! Mas a arte de um bom hambúrguer está em cada detalhe e, para mandar bem num caseiro, é preciso entender algumas regrinhas básicas.

 

Hamburguer

 

Ai vai três:

1. Um bom hamburguer começa com uma boa carne.

Isso é óbvio, mas é bom deixar claro que carne boa nao é carne cara. Um hambúguer de picanha tem um grande potencial para ficar foda, mas nem sempre cabe no bolso de quem mora sozinho. A dica aqui é pedir para ver a peça antes de moer e garantir de que a peça foi “limpa” antes, ou seja, que foram retirados os nervos, sebos, capas, etc.

 

Carne moida

 

2. Um bom hambúrguer tem que ter gordura.

Não dá. Sem gordura a coisa não funciona. Não dá liga, o hamburguer não tem a mesma suculência e ele não frita direito. Caso você esteja usando uma carne magra para fazer o hamburguer, o ideal é adicionar uma parte de outra carne com mais gordura. Contra filé é uma ótima opção, porém nem sempre barata. Para não quebrar o cofrinho, uma ótima alternativa é usar toucinho. Fuja das receitas com ovos.

 

carne com gordura

 

3. Um bom hambúrguer não se salga.

Por último, mas não menos importante, é essencial que você não coloque sal no seu hamburguer com antecedência. Sal você adiciona segundos antes de colocar na frigideira, e manipula a carne o mínimo possível. Essa é, talvez, a dica mais importante. Salgar antes desidrata e danifica as células, enquanto manipular demais compacta o seu hamburguer. Na foto abaixo, você consegue ver a diferença entre um hamburguer salgado na hora (à esquerda) e um salgado antes e muito manipulado (à direita).

 

salgando hamburguer

 

Sem tempero? Pois é, ai é uma questão de gosto. Pessoalmente eu só coloco sal, pimenta do reino e, no máximo, um pouco de molho inglês. Se você quiser fazer algo diferente e inventar um tempero elaborado, vá em frente. Apenas lembre-se das três regras. Você vai encontrar MUITAS receitas com creme de cebola (em pó), mas essa droga tem tanto sal, que você vai contra a regra Nº3.

 

varios hamburgueres

 

Para fazer um bom hamburguer há uma série de macetes e, se você realmente se interessa pelo assunto, eu recomomendo o blog Serious Eats. Lá você vai encontrar muito mais dicas e uma série de receitas. Os autores realmente entendem o assunto.

Agora se você ta afim de comer algo fácil, mas não necessariamente um hamburguer, dá uma olhada no Cozinha para Solteiros   ;D

 

 




SOS Solteiros
Arquivo - Sempre tem jeito.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui