Colunas

Hábitos elásticos: como alcançar objetivos mesmo sem vontade

07 de outubro de 2020
Postado por Daniel Senna

Para alcançar alguns objetivos, simples ou complexos, os hábitos elásticos podem ajudar bastante. Seja com mini hábitos, ou por ferramentas como SMART e SWOT, você pode fazer algo construtivo mesmo sem vontade alguma.

 

Muitas vezes queremos alcançar certos objetivos que aparentemente são inatingíveis – por pura preguiça ou falta de planejamento.

Pode ser, por exemplo, passar no ENEM, conseguir a aprovação no concurso público, em um vestibular, buscar o desenvolvimento profissional, ou até mesmo tomar 2 litros de água, usar fio dental e protetor solar diariamente.

No entanto, para alcançar esses objetivos é necessário fazer algumas tarefas. Nesse contexto, os hábitos elásticos o ajudarão bastante, acompanhe e tome nota!

 

O que são os hábitos elásticos?

Esse conceito foi desenvolvido nos livros “Elastic Habits” (“Hábitos Elásticos”, em tradução livre) e “Mini-Hábitos”, best-seller escrito por Stephen Guise.

O grande segredo está, ironicamente ou não, nos pequenos hábitos. Eles ajudam as pessoas a construírem algo novo e isso ocorre pelo fato de serem muito pequenos e flexíveis, e poderem ser feitos a qualquer momento do dia.

Agora, você deve estar se perguntando: por qual motivo os hábitos elásticos têm tanto efeito e, consequentemente, ajudam as pessoas a alcançarem os resultados?

Essa questão está bastante relacionada à definição dessa prática.

Como o nome sugere, o hábito elástico se caracteriza por ser flexível. Partindo de um mini hábito, você não precisa se esforçar muito para realizá-lo. Conforme ele for se tornando natural para você, a meta pode ser ampliada. Da mesma fora, caso sinta dificuldade, ela pode ser reduzida.

O segredo é nunca interromper o hábito, por mínimo que seja.

Trata-se, portanto, de um padrão de comportamento positivo muito pequeno e que tentamos adotá-lo todos os dias para virar um hábito no nosso cotidiano.

É muito importante ressaltar que quanto mais simples for o hábito inicial, mais fácil será o seu trabalho de mantê-lo, especialmente se pensarmos em longo prazo.

 

Qual a importância dos mini hábitos?

O alcance dos objetivos está muito associado à constância dos hábitos e esforçar um pouco todos os dias é melhor do que não fazer nada.

Um mini hábito deve ser pequeno ao ponto de poder ser feito a qualquer tempo do dia. Dessa forma, será fácil cumpri-lo e mantê-lo no seu dia-a-dia.

Essas pequenas e simples mudanças que você desenvolverá no seu cotidiano serão capazes de gerar grandes resultados futuramente. Isso acontece porque a prática contribui para que os hábitos sejam mantidos permanentemente e, consequentemente, as pessoas possam alcançar os seus objetivos.

 

Qual mini hábito desenvolver?

Realmente esse questionamento é complexo e bastante pertinente. Não há uma resposta exata, pois o desenvolvimento do novo hábito deve favorecer o alcance dos objetivos.

Francisco Homem de Mello, especialista em gestão, diz em seu blog que “um mini-hábito é um comportamento que você faz pelo menos 1 vez por dia, que toma menos de 30 segundos para ser concluído e que requer pouco esforço.” 

Por exemplo, se você quer usar fio dental mas tem preguiça, que tal passar o fio em apenas 1 dente? Quer usar filtro solar diariamente, use apenas 1 gota. Precisa se hidratar? Religiosamente tome um gole de água todos os dias no mesmo horário. Quer ler mais? Leia apenas um parágrafo por dia. E por aí vai…

Francisco cita outros ótimos exemplos:

  • Fazer duas flexões de braço;
  • Escrever em um diário 1 coisa que comi no dia;
  • Ler uma página de um livro;
  • Dar um beijo no/a meu/minha companheiro/a;
  • Olhar minha lista de tarefas;
  • Lavar uma peça de louça da pia;
  • Escrever um email de agradecimento;
  • Escrever 1 idéia nova no caderno;
  • Respirar com consciência 3 vezes;
  • Sorrir por 5 segundos.

A consistência de um hábito “engana” o cérebro, fazendo com que ele se acostume com aquela ação, tornando mais fácil continuá-la. Ao contrário do que aconteceria caso já começasse, por exemplo, a tomar 2 litros de água todo dia, de uma vez.

Para o hábito elástico, é importante manter uma progressão.

Conforme for pegando um hábito, você deve aumentar a intensidade. Por exemplo, para iniciar um processo de leitura, depois do parágrafo, um segundo passo seria ler 1 página por dia, depois 5 páginas, etc.

E se em um determinado dia você não estiver bem, basta voltar ao mini hábito inicial.

 

Hábitos elásticos para grandes desafios

Para alcançarmos grandes resultados, a definição dos objetivos é o primeiro passo, pois dá um direcionamento nas nossas ações. Nisso, além da técnica dos mini hábitos, podemos apostar nas ferramentas: SMART e SWOT.

Metodologia SMART

A metodologia SMART (specific, mensurable, attainable, relevant and timely, do inglês), desenvolvida pelo George Duran, defende que os objetivos devem ser:

  • específicos: nada de atirar para todos os lados, defina a sua meta;
  • mensuráveis: é necessário ter uma métrica para medir se você está mais próximo ou distante do objetivo;
  • alcançáveis: metas difíceis de realizar podem te frustrar posteriormente;
  • relevantes: quem traça objetivos irrelevantes só vai gastar energia;
  • temporal: é importante estipular um prazo para alcançar o objetivo.

Após definir os objetivos é necessário planejar as ações.

Análise SWOT

Uma ferramenta que poderá ajudar nisso é a análise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities and threats, do inglês) que foi desenvolvida pelo estadunidense Albert Humphrey. Ele trabalhava como consultor de negócios e também era especialista em gestão organizacional.

Em português, muitos a traduzem por FOFA, que significa: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Nesse instante é necessário analisar os seus pontos fortes, quais são as oportunidades, os aspectos de melhoria e o o que te ameaça.

Vamos a um exemplo prático para facilitar essa questão técnica:

  • Suponhamos que você queira ser Médico e tenha identificado que o mercado na área está bastante favorável, ou seja, trata-se de um fator que favorece a realização do seu objetivo.
  • No entanto, o primeiro passo para realizar esse sonho é passar no ENEM ou mesmo no vestibular. Nesse momento, você identifica, por exemplo, que tem um ponto fraco: dificuldade em Língua Portuguesa.
  • Nesse contexto, um pequeno hábito que pode ser desenvolvido para solucionar o problema é a leitura diária. Inicialmente, 10 minutos por dia podem ser suficientes, pois essa prática o ajudará a desenvolver o hábito.

Perceba que esse pequeno hábito é estratégico e favorecerá a realização do objetivo final, que no exemplo acima seria se tornar Médico.

 

Com essas ferramentas, você vai conseguir alcançar seus objetivos, seja um novo hábito ou mesmo a profissão dos seus sonhos. Mesmo que aos poucos.

Como diz o ditado: grão a grão, a galinha enche o papo.

Amazon, Tiktok/@reaprendiz, Nova Escola de Marketing

MATÉRIAS RELACIONADAS