• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Guia Completo de Pincéis y otras cositas más… #PRAMAQUIAR

São mais de 15! Mas você sabe pra que serve cada um deles?

E aí gata, tá linda?

Então me conta, quantas vezes você ficou perdidinha na hora de usar seus pincéis de maquiagem ou na hora de comprar essas belezinhas?

 

 

Aí você se irritou e acabou fazendo sua maquiagem com a mão mesmo, né? Eu sei.

Não que os nossos dedinhos não sejam ótimas ferramentas, mas não há dúvidas que um make feito com pincéis fica com um acabamento muito mais bonito. E tem mais, nem todo produto pode ser aplicado com as mãos. Já imaginou passar delineador ou pó compacto sem os benditos pincéis? Impossível!!

Resumindo: você PRECISA deles, gata!

Por isso a coluna de hoje é um especial sobre pincéis e algumas outras “ferramentas” de maquiagem!!

 

 

É praticamente um guia pra quem tá mais por fora do que braço de caminhoneiro, sabe? Mas se não é o seu caso e você já usa esses “badulaque” tudo, fica atenta que tem um monte de dica extra também!

E pra coisa ficar melhor ainda, dá o play na música nova da Rihanna:

 

LET’S GO!

Antes de explicar a função dos pincéis, vamos entender algumas coisas básicas, pra facilitar, tá?

 

Começando com a questão das:

CERDAS

Existem no mercado pincéis com cerdas naturais e cerdas sintéticas. Eles vão variar de acordo com o tipo de produto que vai ser aplicado e também quanto à maciez do pincel.

Mas a idéia é a seguinte: CERDAS NATURAIS são ótimas pra produtos em pó porque são macios e dão um acabamento perfeito, já as CERDAS SINTÉTICAS são melhores pra aplicar texturas cremosas (ou pastosas) porque o produto não vai ficar grudado no pincel.

Os de cerdas naturais costumar ser mais caros, porém se forem bem cuidados, duram por muito tempo. Mas se você não tá podendo gastar, ou quer começar com algo mais barato, se joga nos pincéis de cerdas sintéticas. O importante é que, independente de quais você escolher, eles tem que ser macios! Não podem raspar seu rosto.

 

Entendido isso, vamos à questão do:

TAMANHO

Pincéis MAIORES e mais GORDINHOS aplicam produto de forma mais suave e esfumada em áreas maiores do rosto. Pincéis MENORES e FINOS são ótimos pra delinear ou aplicar produto pontualmente em certas regiões. O conceito básico é esse.

 

Agora chega de falação e vamos ao que interessa!

 

PINCÉIS PARA ROSTO

 

PINCEL PARA PÓ

 

 

É aquele pincel bem fofo e grande. Usado para passar pó compacto, pó solto, pó bronzeador, alguns tipos de iluminador em pó e até para passar blush, se quizer um efeito super esfumado e natural.

 

PINCEL DE BASE TRADICIONAL

 

 

É um pincel achatadinho, feito com cerdas sintéticas. Usado para aplicar base líquida, base cremosa, corretivo líquido e também blush, iluminadores e sombras cremosas.

Ele deve ser usado com bastante capricho pois pode deixar a marca “riscadinha” das cerdas se for passado de qualquer jeito.

 

PINCEL DE CORRETIVO

 

 

Muito parecido com o pincel de base tradicional, mas numa versão pequenininha. Serve para aplicar corretivo (líquido ou cremoso) de forma pontual, como por exemplo em olheiras e espinhas.

 

PINCEL PARA BLUSH

 

 

É a versão menor do pincel para pó. Bem fofinho, é ideal para aplicar blush e iluminador em pó com um efeito esfumado.

 

PINCEL DE CONTORNO

 

 

É fofo, tem o mesmo tamanho do pincel de blush, porém tem suas cerdas chanfradas. Muitas marcas vendem este pincel como sendo de blush, mas ele é mais indicado pra fazer contorno de rosto, pela própria disposição das suas certdas, pois cria um efeito mais pontual de cor. Ótimo para passar pó bronzeador, iluminadores ou até mesmo blushs de forma ligeiramente mais marcada.

 

PINCEL DUO FIBRE

 

 

Xodó de 10 entre 10 meninas que usam pincel para se maquiar. Ele mistura fibras naturais com fibra ótica (sintética). É ótimo para passar base, principalmente aquelas mais fluídas, pois proporciona um acabamento perfeito, delicado e sem os risquinhos das cerdas que podem ficar ao se usar um pincel de base tradicional.

Encontrado em vários tamanhos, também pode ser usado para passar blush e pó bronzeador.

 

PINCEL KABUKI

 

 

Tem o cabo pequeno, com cerdas mais curtas e arredondadas. É um pincel bem denso (com grande quantidade de cerdas), ideal para passar maquiagem mineral. Bases mais “encorpadas” e pancakes também são produtos ótimos para serem aplicados com este pincel.

Para um melhor acabamento, pode-se usar um pincel kabuki limpo no rosto, em movimentos circulares logo após ter aplicado o pó compacto.

CUIDADO: Por ser super denso, este pincel concentra muito produto, então não é indicado pra passar pó compacto nem blush. Pra exagerar e errar é fácil, fácil.

 

PINCEL FLAT TOP KABUKI

 

 

É igual ao pincel kabuki, porém suas cerdas tem a ponta reta, criando um efeito de polimento no rosto. Ótimo para passar bases líquidas de cobertura média, pois dará um acabamento lindo, sem correr o risco de ter acúmulo de produto.

Este pincel também é denso, ou seja, vale o mesmo cuidado do pincel kabuki – não use pra passar pó nem blush.

 

PINCEL VASSOURINHA

 

 

Possui cerdas longas, posicionadas como se fosse um leque (ou uma vassoura). Usado para “varrer” aquela sombra chata que cai sem querer na pele. Pode-se passar iluminador e até blush com ele também, mas terá um efeito bem suave e natural.

 

ÍTEM BÔNUS – ESPONJAS

 

 

Não são pincéis, mas são ferramentas ótimas para se ter na maleta de maquiagem. Super úteis para passar base líquida (como eu já ensinei AQUI.

Também é possível polir o rosto com elas, depois de usar uma base de cobertura alta, para retirar o excesso de produto que possa ter ficado e dar um acabamento melhor.

Além de servir para corrigir certos borrões que acontecem durante o processo de se maquiar.

 

PINCÉIS PARA OLHOS

 

PINCEL PARA APLICAR SOMBRAS

 

 

Pincel fofo com cerdas naturais, encontrado em diversos tamanhos. Usado para depositar a sombra nos lugares onde você deseja.  Ideal para sombras em pó, mas pode ser usado com sombras cremosas (vai ser mais trabalhoso, mas tudo bem).

 

PINCEL PARA APLICAR SOMBRAS SINTÉTICO

 

 

Parecido com o pincel de corretivo. Ideal para ser usado com sombras cremosas e pastosas.

 

PINCEL PARA ESFUMAR SOMBRAS

 

 

Pincel fofo, com cerdas longas. Cria o efeito esfumado nos olhos sem complicação, assim ó, pá-pum. Ótimo pra passar sombra em pó no côncavo dos olhos, pois esse pincel se encaixa certinho onde queremos “pintar”.

Também é ótimo para aplicar corretivo líquido, caso você queria uma cobertura mais natural, pois ele cria uma camada mais fina de produto.

 

PINCEL CHANFRADO

 

 

Cerdas curtas, densas e com a ponta chanfrada. Com aplicação precisa, é ideal para fazer contornos e desenhos. Pode ser usado para delinear a raíz dos cílios (com delineador ou sombra), pra passar sombra na sobrancelha, fazer desenhos e contornos no rosto.

 

PINCEL PONTUAL PARA SOMBRAS

 

 

Cerdas curtas, parecido com a ponta de um lápis. Usado para fazer aplicação pontual de sombras, como por exemplo embaixo dos olhos e nos cantinhos interno e externo. Ótimo para esfumar os traços delineados também.

 

PINCEL DE ESPONJINHA

 

 

O famoso! Por ser feito de material de esponja, ele concentra muito produto, sendo assim é ótimo para aplicar sombra na pálpebra móvel dos olhos ou nos cantos internos (pontos de luz).

Também é possível camuflar manchas pontuais se for usado com corretivo cremoso.

 

PINCEL DE ESCOVINHA PARA CÍLIOS E SOBRANCELHAS

 

 

Serve para tirar excesso de rímel dos cílios e escovar as sobrancelhas (os dois modelos  tem este mesmo objetivo).

O pincel que parece uma escovinha de rímel também é ótimo pra fazer esfoliação nos lábios. Mas nesse caso use um que seja só para este fim, pelo amor, não mistura as coisas minha filha!

 

ÍTEM BÔNUS – COTONETE

 

 

Também não é pincel mas é fundamental! Com ele tanto dá pra fazer aplicação de produto (corretivo, sombra, batom) de forma pontual, como fazer correções em lugares pequenos, além de ser uma ótima ferramenta para esfumar sombras.

 

PINCEL PARA LÁBIOS

 

PINCEL PARA LÁBIOS TRADICIONAL

 

 

Cerdas sintéticas, curtas e densas. Usado para passar batom (cê jura?) com maior precisão, principalmente no contorno dos lábios.

Também pode ser usado para aplicar corretivo em manchinhas pequenas, sombra em lugares pontuais dos olhos, aplicar primer de sombras sem excessos e até delineador em gel, dependendo da sua habilidade.

 

Tá, agora que você já conhece os pincéis e sabe das suas funções, surge a seguinte pergunta:

 

POR ONDE EU COMEÇO??

Não precisa sair comprando pincel igual uma doida! Faz um kit básico e depois, com o tempo, você vai complementando o seu acervo. Dá uma olhada:

 

KIT BÁSICO – MINHA SUGESTÃO

Pincel de pó, pincel de base tradicional, 2 pincéis de blush (um pra aplicar blush mesmo e outro para o pó bronzeador), pincel de esponjinha para os olhos, pincel de esfumar sombras, pincel chanfrado, pincel para lábios e uma esponja facial

 

EU INDICO

Só mais um conselho, querida: compre os pincéis separadamente. Às vezes vemos aqueles kits maravilhosos à venda e a vontade é levar tudo, não é mesmo? Mas nesse “embalo” você pode acabar comprando coisas que nem vai usar de fato. E se a marca não for boa então, pior ainda! Portanto, vá com calma.

Pra você não correr este risco, vou listar aqui algumas marcas que possuem ótimos pincéis:

* M.A.C

* Sephora

* Contém 1g

* Duda Molinos

* Natura

* Avon

* O Boticário

Estas são só algumas, mas existem inúmeras outras, viu? O babado todo está em pesquisar bem antes de investir seu dinheiro nisso e, se possível, testar a maciez do pincel antes de comprá-lo. #ficadica

 

Estamos entendidas? Beleza então!

Se ficou alguma dúvida ou se você tem outro pincel que não está aqui e quer saber pra que serve, escreve aí nos comentários que eu respondo, tá?

Ah, e não esquece de curtir e compartilhar cazamigas, heim?

Beeeijo!

 

E-MAIL: anapaula@sossolteiro.com

INSTAGRAM (Me segue!): @anapalharini

 

 

FONTES:
http://www.truquesdemaquiagem.com.br/
http://www.2beauty.com.br/blog/
IMAGENS:
http://www.maccosmetics.com/index.tmpl
Google imagens
 
 
 

 

Ana Paula Palharini – @anapaula_gp – Nascida e criada no interior de SP, porém com alma metropolitana. Faladeira e com senso de humor incomum, adora música, felinos e video-games. Fisioterapeuta com nível de curiosidade extremo em assuntos relacionados à beleza e saúde de maneira geral. Minha missão é ajudar os solteiros à se cuidarem cada vez melhor e ficarem sempre de bem com o espelho!

SOS Solteiros
Arquivo - Sempre tem jeito.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui