Economia de ‘Bombril’: guarde a esponja de aço usada na água
Como fazer o bombril durar mais? Onde armazenar a palha de aço usada? Como economizar mais dinheiro com esponja de aço?
Viral: conservar palha de aço na água
A vida adulta chega e com ela, além dos boletos e muitos perrengues, chegam também as responsabilidades com a rotina doméstica – que parece nunca ter fim. Lavar louças, por exemplo, é uma coisa que fazemos todo dia e, a menos que a gente faça as refeições fora de casa, todo dia tem louça esperando na pia para ser lavada.
Nós costumamos utilizar as espojas de aço, popularmente conhecidas como ‘bombril’ (marca que popularizou estas esponjas), e descartá-las em seguida. Mas para economizar, uma dica que fez sucesso na internet promete conservar as esponjas por muitos dias – até semanas ou meses.
A dica foi publicada no perfil do Instagram de Michelle Gerard, que compartilha receitas e dicas de limpeza. Mas vale destacar que vários perfis nas redes sociais contam com macetes semelhantes.
O truque é simples: basta guardar a esponja de aço usada em um pote com água e tampá-lo. Fim.
Mas calma lá, ferro e água se misturam, como assim? Não enferruja?
Afinal, guardar ‘bombril’ usado na água não enferruja?
Por mais estranho que pareça, não. Pelo menos, não rapidamente.
E para entender melhor a razão disso, conversamos com a Química Manuela Cardoso Bianchini, que explicou porque o ‘bombril’ (ou esponja de aço de qualquer marca) não enferruja se armazenado desta maneira.
“A ferrugem (óxido de ferro) é resultado da oxidação do ferro. Ela ocorre quando o ferro ‘entra’ em contato com a água e o oxigênio. Se adicionar o ‘bombril’ na água, impedirá que ocorra o contato com o oxigênio do ar. Apesar da água ter oxigênio, é necessário o oxigênio do ar para ‘ajudar’ a reação de oxirredução“, detalhou.
Marcela explicou que o pote bem tampado impede que o oxigênio do ar “entre” na água e, com isso, o processo de oxidação da esponja de aço é significativamente retardado.
Testamos por aqui e conseguimos conservar uma palha de aço usada por 3 meses dessa forma. Isso mesmo que você leu, e sem trocar a água.
A opinião da galera na internet
Em nossos perfis nas redes sociais, a dica foi mais do que aprovada. A seguidora Suellen Nunes comentou no TikTok que ainda coloca um pouco de detergente nesta água e o truque funciona bem.
“Sempre fizemos isso na minha família, desde que eu era pequenininha. Aprendemos com a minha avó“, mencionou Tereza Prata no Facebook.
No Youtube, em um vídeo para seu canal de Dicas e Receitas, a dona de casa Paula Reis afirmou que após o uso, passa sua esponja de aço no sabão em pasta e armazena dentro da água também, fazendo-a durar mais de 15 dias.
Nos comentários dos nossos vídeos nas redes sociais, outra dica para conservação da esponja de aço também foi bastante mencionada: guardar no congelador.
“Coloco em um pote com tampa [sem água] e levo ao congelador. Quando quero usar, só passo uma água e está perfeita para uso“, ensinou Natália Dobrev no Instagram.
O que você precisa saber sobre esta dica
- Conservar esponja de aço na água não enferruja e ajuda a conservar;
- Passar sabão no bombril antes de colocar na água também funciona;
- Congelar a esponja de aço usada em um pote com tampa ou saco plástico é outra forma de fazê-la durar mais.
Assista aqui nosso vídeo na íntegra, com muito mais detalhes