• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Alex Atala errou: “A Pecuária é responsável pelo desmatamento de 91% da Amazônia”

Posicionamento do chef Alex Atala contra os veganos deu o que falar.

Com a moda dos programas culinários e a glamorizarão da profissão, hoje em dia é bem comum vermos grandes chefs de cozinha se envolvendo em polêmicas por aí.

Mas o bafão da vez não envolve apenas um participante de reality show ou a “galerinha do Twitter”. Uma declaração polêmica de Alex Atala, um dos chefs mais respeitados do mundo, causou grande revolta em toda comunidade vegana.

Chef Alex Atala

Em entrevista à Época Negócios, o chef (o mesmo que matou uma galinha diante de uma plateia e vende marmita gourmet por 50 reais) afirmou que o consumo de vegetais e seus derivados causariam mais impacto negativo à natureza que o consumo de produtos de origem animal.

Na visão do profissional, por consumir alimentos que dependem em sua grande maioria da agricultura – como a soja por exemplo – os veganos que assumiram essa dieta apenas por ser cool, acabam prejudicando todo um ecossistema, causando resultados drásticos à todo o planeta.

“Ser vegetariano ou ser vegano por compaixão eu entendo, mas e as nossas áreas degradadas? E a nossa biodiversidade? Existe uma forma de agricultura hoje que não mata animais, mas esteriliza ecossistemas, o que é muito mais grave. Por que o discurso só apaixonado pelos animais? Vamos discutir: como aquela soja foi produzida? Como aquela comida vegana foi produzida? E se todo mundo virar vegetariano? O que vai acontecer com o planeta? Tem condição?” – disse Atala à publicação.

Errou feio, errou rude!

As declarações polêmicas causaram um grande frisson na rede, em especial aos adeptos e simpatizantes da causa vegana, que lutam quase diariamente pela conscientização da população sobre o quanto nossas escolhas podem ser potencialmente destrutivas ao planeta, em especial no que diz respeito à exploração e maus tratos aos animais.

Entretanto, Atala esqueceu-se que hoje em dia a informação está disponível para todos e não é muito difícil encontrar documentários, estudos ou argumentos de especialistas da área, que fazem as palavras do chef soarem como desserviço, ou pura irresponsabilidade social.

Alex Atala estava certo ao afirmar que atualmente a agricultura causa diversos impactos negativos ao ecossistema, porém ele esqueceu de mencionar que essa destruição atinge tais níveis assustadores graças à agropecuária.

Área do Pantanal desmatada ilegalmente para a criação de gado alemão.

A pecuária é a grande culpada pela devastação de matas virgens, a poluição de rios, lagos e solo com agrotóxicos, etc., seja na plantação de soja (majoritariamente usada para ração), como nas gigantescas áreas de pasto. Essa degradação fomenta muito mais a indústria da carne do que a dieta vegana.

Para tirar as dúvidas sobre isso, a Sociedade Vegetariana Brasileira fez uma publicação em sua página do Facebook denunciando a entrevista publicada no site da Revista Época, com dados oficiais retirados de órgãos reconhecidos, explicando quem é o verdadeiro culpado pela deteriorização do meio ambiente.

  • De acordo com os relatórios do Banco Mundial, a pecuária é responsável pelo desmatamento de 91% da Amazônia.

  • O Cerrado, segundo maior bioma do Brasil que compõe quase 25% da área do país, já teve mais de 50% de sua área devastada.

  • Pantanal, o maior pântano do mundo, também passou a encolher devido a criação de gado, segundo relatórios de 2017.

  • O que não é pasto vira imensos campos de soja. 79% da soja processada no país se torna ração para alimentar animais.

  • 44% da soja que não é processada é em sua maioria exportada para se tornar ração para porcos e galinhas, principalmente na China.

  • 80% da soja processada no Brasil vai para produção de farelo como comida de gado. Isso equivale a 49% da soja produzida no país.

  • Da produção total de soja, apenas 7% vai para consumo (os tais vegetarianos) e 44% para exportação (os outros 49, como mencionado acima, são processados).

  • De toda a proteína produzida no Brasil, somente 16% é usada na alimentação humana. 80% é usada como ração, principalmente para porcos e galinhas.

  • A pecuária ocupa 75% das terras aráveis do planeta para pastagem e produção de ração – mas é responsável por apenas 12% das calorias consumidas globalmente.

  • Para cada 1 milhão de reais de receita com a pecuária bovina são gerados 22 milhões de custos ambientais e de perda de capital natural.

  • São mais de 70 bilhões de animais terrestres mortos por ano para alimentar 7 bilhões de pessoas do mundo que, infelizmente, não são veganas.

*As fontes dos dados utilizados estão na publicação.

 

Veja abaixo a publicação na integra feita pela Sociedade Vegetariana Brasileira:

Fonte(s): Época Negócios, VegPedia, Sociedade Vegetariana Brasileira - Facebook, Giro Rural
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook e Instagram .

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui