• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Viral da internet: tirando o gosto de queimado do arroz com um copo

Testamos a técnica inusitada e o resultado surpreendeu. Veja o que a ciência tem a dizer.

Bruno Oliveira Publicado: 22/12/2022 09:44 | Atualizado: 22/12/2022 09:47

A criadora de conteúdo sobre dicas de casa e organização, Adryana Ribeiro publicou um vídeo em seu Instagram que deu o que falar. De acordo com o vídeo, se você colocar um copo americano dentro da panela de arroz queimado, o sabor de queimado deve desaparecer.

Intrigados com a lógica por trás da técnica, nós decidimos testar: Será Que Funciona?

 

Teste: como eliminar o sabor de queimado do arroz com um copo

Antes de mais nada, vale dizer que precisamos apenas de um copo americano para fazer o teste. Isso porque ele é feito com um vidro grosso e resistente ao calor, pois a depender da temperatura da panela e da resistência do vidro ele poderia trincar ou até quebrar, gerando risco maior de acidentes e ainda inutilizar o seu arroz.

 

Passo a Passo

O primeiro passo foi cozinhar o arroz normalmente. Para o teste, Dario fez um arroz refogado no azeite e no alho, um verdadeiro clássico. Básico, mas muito gostoso!

 

Feito isso, deixamos o arroz queimar e avaliamos previamente o sabor e o cheiro para conferir o nível de queimado. Sim, ele ficou queimado. Então, colocamos um copo americano emborcado no centro da panela, conforme indicado no vídeo.

 

Na sequência, deixamos o copo “descansar” na panela por 5 minutos e, teoricamente, quando passado esse tempo, bastaria remover o copo o arroz para que o arroz não apresente cheiro, nem sabor de queimado.

 

Resultado: o truque do copo americano funciona?

Resposta rápida: sim! Só que não

Vamos explicar melhor a seguir. Na conclusão desse teste, nosso editor realmente não sentiu mais o gosto de queimado do arroz. O que foi uma surpresa! Não somente para ele, mas para centenas de pessoas que reproduziram o conteúdo e confirmaram o mesmo resultado, após a nossa publicação.

Mas isso aconteceu porque, muito provavelmente, ele e tantas outras pessoas já tinham a perspectiva de que o teste daria certo. Você já ouviu falar sobre viés de confirmação?

 

Viés de confirmação

A grosso modo, o viés de confirmação é o efeito que ocorre quando você tem uma perspectiva sobre algo e passa, mesmo que inconscientemente, a tentar encontrar situações ou elementos que confirmem esse ponto de vista.

Um exemplo prático de viés de confirmação é quando você usa uma peça de roupa e, por isso, começa a notar com mais facilidade todas as outras pessoas que também estejam vestindo a mesma peça ou uma parecida.

Outro exemplo é o que aconteceu em nosso teste.

Também existem fatores externos que podem corroborar com a criação ou fortalecimento de um viés de confirmação, como o fato de ver relatos de outras pessoas confirmando que testaram o truque e que atestam sua eficácia.

Em outras palavras, colocar o copo dentro da panela serve mais como uma espécie de “ritual” para enganar o seu cérebro e fazer você achar que o sabor de queimado do arroz vai sair ou simplesmente diminuir drasticamente por causa dessa técnica, embora possam haver outros motivos para o efeito que não necessariamente envolvam o copo.

 

O que a ciência tem a dizer sobre isso

Felizmente, as cientistas Ana Bonassa e Laura Marise do canal Nunca vi 1 Cientista analisaram o nosso vídeo e decidiram aplicar um método de pesquisa conhecido como “teste às cegas” para verificar a real eficácia do truque.

Nesse teste foram feitas duas rodadas de arroz queimado, em uma dessas rodadas elas utilizaram o copo e em outra, não. Ao final, 3 pessoas que não tinham conhecimento sobre qual arroz o truque havia sido aplicado experimentaram as amostras e responderam se sentiam gosto de queimado e em que nível.

Em relação ao nível de sabor de queimado, as respostas variaram entre algo como “sim”, “não”, “muito queimado” ou “levemente queimado”, mas o que mais impressionou é que não houve paridade nem unanimidade e a pesquisa não conseguiu atestar estatisticamente a eficácia do truque com o copo.

A conclusão das especialistas foi a seguinte:

“Pelo resultado a gente viu que sentir o gosto de arroz queimado pode ser influenciado por várias coisas: pelo cheiro ambiente, pelo local que você pega o arroz na panela e também por fatores subjetivos.”

Em suma, se você acredita muito que a técnica com o copo funciona, é possível que o resultado seja positivo para você, caso contrário, são outros fatores que devem influenciar na sua percepção do sabor de queimado no arroz.

 

O que a galera achou do teste

Alguns seguidores do Almanaque SOS também confirmaram a eficácia do teste, enquanto outros sugeriram outras técnicas ainda mais inusitadas:

“Basta pôr uma colher de arroz na pia, por baixo da panela. Sai o cheiro e o gosto de queimado!”, sugere Bill em nosso Instagram.

“Minha mãe me ensinou a: tirar 1 colher do arroz pronto, colocar na pia e colocar a panela de arroz em cima. E realmente não fica com gosto de queimado😅”, confirma Valéria Daris em nosso TikTok.

“Com o arroz ainda quente, pega um pouco com a colher e coloca em cima da mesa e coloca a panela em cima. Sai o cheiro e o gosto [de queimado].”, disse Maiara Isabel em nossa página no Facebook.

“Até que eu acreditei desde a primeira vez. kkkkkk Minha avó tem uma prática semelhante, mas ao invés do copo ela faz um furo no meio do arroz e dá umas batidinhas na panela. Dá certo também! 😂”, explica Geovana Souza em nosso canal no Youtube.

Caso você queira conhecer outro teste para tirar o sabor de queimado do arroz, confira nosso artigo te ensinando como fazer isso usando um pão.

 

O que aprendemos com este teste

  • Colocar o copo na panela de arroz não tem respaldo científico para alterar o sabor de queimado;
  • Se você acreditar que funciona, é possível que funcione mesmo;
  • Existem outros fatores que reduzem a presença de queimado, que não o copo.

Fonte(s): NIH, Oxford
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui