Tava demorando, mas eis que a gigante Google cria o protótipo da nova geração de telefone móvel, ou celular, ou smartphone, ou vÃcio, como quiser. Parece que Android, iOS e afins vão ficar para trás, o projeto é realmente revolucionário. Mais um pulo para o futuro, ou… um Tango?
Segundo o cabeça do revolucionário “projeto Tango”, Jhonny C. Lee, a ideia não vem de hoje, eles estão trancados em laboratórios, junto com universidades e parceiros da área industrial a 10 anos.

Segundo Johnny partiram da ideia de sermos seres fÃsicos, vivendo em um mundo 3D. Mas os aparelhos móveis atuais não acompanham essa lógica, existe um limite. O objetivo deles é exatamente esse, ter um dispositivo que siga a compreensão humana de espaço e movimento, permitindo que pessoas interajam com o ambiente de uma maneira completamente nova.

O protótipo criado por eles, tem um hardware de alta capacidade, que rastrea, em tempo real, nosso movimento. Com sensores que fazem 200mil mapeamentos 3D por segundo, é possÃvel atualizar com precisão a posição e rotação do telefone, transformando isso em dados, ou seja, visual 3D do ambiente para tela do celular.
Com essa nova tecnologia é possÃvel:Â
Controlar com precisão seus passos em qualquer ambiente, no escuro, inclusive
Fazer um mapa instantâneo do ambiente ao redor
Transformar sua sala de estar, ou qualquer ambiente, em videogame
Robôs mais eficientes
(fiquei com medo, mas, não é feitiçaria…)
Deficientes visuais podem ter mais autonomia
Checar se uma mobÃlia vai ficar boa em um lugar especÃfico
Na verdade, como ressalta um dos membros do projeto, Eidan Marter-Eppstein, as possibilidades são realmente infinitas.
Vão nos próximos meses distribuir protótipos para desenvolvedores de software, para que criem aplicações à plataforma, é esperar para ver. “O futuro é incrÃvel” conclui Jhonny. Será?
“Mas pera ae, e o iOS?” – Ele tem vez também, é claro. Vira um lindo relógio, que tal?