• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Verificação dos Fatos: Google acaba de lançar uma verificação para “Notícias Falsas”

Agora é mais simples saber se aquela notícia é verdadeira mesmo.

A palavra do ano passado, segundo a Oxford, foi “pós-verdade”. Uma referência ao novo comportamento social, principalmente em debates políticos, onde o fato (ou a verdade) está perdendo importância.

Mas para tentar resolver isso, a Gooogle criou o Verificador de Fatos, um recurso que confere a veracidade das notícias – que também chegou ao Brasil!

Para usá-lo basta pesquisar no app do Google Notícias, ou no próprio site através da aba “Notícias”, que ele confere se a informação é verdadeira. Aquelas que forem reais, aparecem com a tag “Verificação de Fatos” abaixo do título. A informação é sutil e não tão fácil de encontrar, mas pode ser uma mão na roda para checar se aquele post está correto.

Para ganhar o selo, é necessário que o site seja apartidário, tenha referências a fontes primárias e seja claro em sua abordagem. O novo recurso só foi possível pois a plataforma fez uma parceria com Agência Lupa, Agência Pública e Aos Fatos, órgãos especialistas em checagem de fatos e jornalismo investigativo.

O selo é exibido na web e nos aplicativos para iOS e Android.

Fonte(s): TechTudo, Canal Tech, Gizmodo, Nexo
Gabriela Roman
Roteirista, viajante profissional e amante da internet e das zueiras que vêm com ela.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui