Google alerta: Delete qualquer um desses 43 aplicativos agora!
Compartilhe:
10 de agosto de 2018
Postado por Bia Lancha
Essa alerta vai para quem tem smartphone com Android. A empresa Palo Alto Networksdescobriu que vários aplicativos disponíveis na Play Store estavam comprometidos.
Um relatório de segurança encontrou arquivos executáveis escondidos em 145 aplicativos cheios de vírus.
A boa notícia é que esses vírus são inofensivos para seu Android.
A má notícia é que eles têm como foco o seu computador!
Sim, são vírus para Windows.
Eles ficam no seu celular, apenas esperando o momento em que você conecta o aparelho ao computador. Então eles roubam informações como senhas e códigos de acesso. Um malware chamado keylogger pode guardar, por exemplo, quais teclas você apertou no teclado ao digitar a senha do seu banco.
Assim que a Palo Alto descobriu o que você estava acontecendo, avisou a Google, que removeu os aplicativos da Play Store. Só que isso não significa que as pessoas que baixaram os apps antes estão seguros.
É necessário excluir esses aplicativos para ficar seguro novamente!
E os aplicativos são dos mais variados (e inofensivos): jogos, tutoriais de yoga, decoração, dicas de ginástica… Esses aplicativos já estavam na Play Store desde outubro de 2017. Isso quer dizer que os aplicativos tiveram quase um ano inteiro para serem baixados e se espalharem por um monte de aparelhos.
Aplicativos de um desenvolvedor (marcado) estão infectados com o keylogger do Windows.
Eram aplicativos tão de buenas que muitos tinham classificação 4 estrelas e mais de mil downloads. O fato dos aplicativos estarem infectados, segundo a Palo Alto, indica que seus desenvolvedores estão criando seus softwares em Windows comprometidos. Porém, isso não quer dizer que todos os apps de determinado desenvolvedor estejam infectados.
A Palo Alto não divulgou a lista completa, com 145 apps, mas você pode ver abaixo os 43 aplicativos condenados por eles. Dá uma checada para ver se teu Android está com algum aplicativo malicioso: