• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Gire o Planeta Terra e ouça qualquer Rádio do mundo com apenas 1 clique

É tipo um Google Earth, só que de música e cultura.

“Uma das coisas mais sensacionais que já vi. Cada pontinho verde no mapa é uma rádio. Posicionando vc escuta o som que está tocando no lugar ao vivo. O som das rádios é nítido e claro. É uma grande oportunidade de se ouvir todas as tendências musicais do mundo. Girando com o dedo vamos a qualquer lugar do planeta. No canto inferior direito aparece outras rádios do país. É só trocar que muda automaticamente.”

A mensagem acima é uma das inúmeras correntes do WhatsApp que viralizaram nesse ano. Mas ao contrário da maioria delas, essa é verdadeira!

E o mais legal, realmente vai ser uma das coisas mais sensacionais que você verá hoje! Com a Rádio Garden, é possível ouvir os hits que estão bombando no continente africano, no Oriente Médio ou na Índia, por exemplo, ao vivo!

Um Google Earth musical

Houve um tempo em que todos acreditavam que a rádio estava morta. Não poderiam estar mais errados, ela ainda é a principal fonte de informação de muita gente e certeza que pode desestressar muitos motoristas nas Marginais paulistas.

Só que, importante mesmo é quando as coisas ganham significados novos e outras maneiras de serem exploradas. Foi o que o projeto Transnational Radio Encounters (TRE) fez quando decidiu criar a plataforma. Ele é administrado pelo Instituto Holandês de Som e Imagem e financiado pela Humanities in the European Research Area (HERA).

Planejado de 2013 a 2016, por pesquisadores de universidades de países como Alemanha, Reino Unido, Copenhague, Dinamarca e Holanda, eles conseguiram incluir quase 10 mil estações de rádio sintonizadas ao vivo no mundo (começou com 8 mil e a cada semana são adicionais centenas).

O mapa interativo nos apresenta as estações de rádio do mundo inteiro, é tipo um Google Earth do som. Basta ter internet e você poderá girar o globo com o mouse ou a ponta dos dedos no seu smartphone e descobrir o que o pessoal da África do Sul anda escutando, seja uma música ou um programa informativo.

Viaje sem sair do lugar: como funciona?

Funciona assim,  no canto superior esquerdo você tem três menus: Live, History e Jingles.

Selecionando em “Live” você pode clicar em qualquer pontinho verde do globo 3D e em poucos segundos (dependendo da sua conexão com a internet), vai ouvir a rádio da cidade escolhida ao vivo. No canto inferior direito você ainda descobre o nome da rádio e pode clicar em outras estações na mesma cidade.

Logo de cara a página abre com a rádio da localização do seu GPS. Para mim, abri e já estava embalada por Matheus e Kauan, na rádio Rádio Transamerica, de São Paulo. Mas eu queria viajar, então, fui para a Rússia, Equador, Cabo Verde, Islândia, Cazaquistão e tantos outros.

Adorei clicar naqueles pontinhos mais solitários no globo e então conheci a Kaua’i Community Radio – KKCR que toca artistas havaianos e reggae. Fica em Hanalei, no Havaí, EUA.

La Voz de Galápagos, das Ilhas Galápagos, no Equador e Retro FM em Reiquiavique, Islândia – também foram duas surpresas interessantíssimas.

Explore um pouca da história do rádio

Os pesquisadores tinham a pretensão de unir o passado e o presente do rádio num único lugar e mostrar ao mundo qual foram suas primeiras palavras. Existem registros históricos do século passado, clique em qualquer pontinho e você conhecerá vários momentos importantes divulgados pelo rádio.

No menu “History“, tem a transmissão de uma rádio russa, que registrou a ida de Valentina Tereshkova para o espaço, a primeira mulher a fazer essa viagem fantástica. Além disso, é possível ouvir, no menu “Jingles“, o primeiro jingle cantado na história, que foi gravado pelos Wheaties Quartet, para um lançamento de cereal, em 1926.

Aproveite o Radio Garden e conheça o mundo inteiro através do que eles andam escutando. O site é todo em inglês, mas acessar as rádios é completamente intuitivo. Há falhas em algumas estações, mas com uma conexão rápida você vai conseguir aproveitar bastante.

– Boa viagem!

Fonte(s): Radio Garden, HERA, Nexo, Tectudo, The Verge
Taís Lenny
Jornalista e leitora voraz (do chick lit ao clássico). Acredita que a curiosidade deve ser alimentada tanto pelas coisas comuns quanto as complexas. Pode escrever sobre leis ou o mais simples ato humano. Afinal, o homem não é um ser fascinante?

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui