• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Gel de Cabelo “eterno”: truque para fazer render muito!

Basta apenas um ingrediente para utilizar o produto por muito mais tempo.

Bruno Oliveira Publicado: 02/12/2022 09:09 | Atualizado: 02/12/2022 09:09

O gel capilar é um grande aliado na hora de modelar os cabelos. Mas se o seu gel está acabando ou não quer gastar muito com esse item de beleza, o perfil do TikTok @cyy.n publicou um vídeo ensinando como fazer o gel de cabelo “infinito” simplesmente ao pegar uma parte do gel e misturar com água.

O vídeo viralizou, alcançando mais de 8 milhões de visualizações até o momento de publicação deste artigo e nós decidimos testar: Será que funciona?

 

Teste: como fazer o gel de cabelo render mais

Como dito previamente, a dica é muito simples! Basta pegar um pouco de gel de cabelo puro e adicionar uma quantidade razoável de água, então misturar.

Embora no vídeo original o autor não fez questão de informar a quantidade, vamos indicar que para cada parte de gel, pode-se adicionar duas ou três partes de água. E assim o fizemos. Para o teste, escolhemos um gel de fixação máxima.

 

Vale dizer também que não colocamos toda a água de uma vez. Primeiro foi um pouco, misturamos até dar a consistência e em um segundo momento adicionamos mais outro pouco. A consistência ficou bem firme!

 

Resultado: a receita do gel infinito funciona?

Resposta rápida: sim, mas… precisa tomar alguns cuidados!

  • Consistência: apesar da consistência ir se perdendo um pouco ao passo em que adicionamos água, a mistura não vira um líquido como um todo. Tanto é que a diferença é quase imperceptível entre a quantidade de gel puro que usamos para dar início ao teste e o volume final. O gel se multiplicou mesmo!

 

  • Fixação: já durante a aplicação no cabelo, a diferença também quase não foi notada. Talvez isso se dê ao fato de que usamos um gel com alto nível de fixação. Portanto, caso o seu gel tenha uma fixação mais leve, pode ser que o resultado seja diferente.

 

  • Validade: Apesar dos géis à base de água serem compostos, em sua maior parte, por água, isso não quer dizer que adicionar mais do ingrediente base não vai alterar a sua composição, muito pelo contrário. A água do produto é tratado especificamente para isso, além de estar numa quantidade exata para que o gel não estrague fora da validade.

Portanto, vale a recomendação para que, caso você queira fazer o experimento na sua casa, use apenas um pouco de gel puro em um recipiente à parte, de acordo com o que vai precisar no momento.

 

Como essa dica funciona

De acordo com estudo publicado pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, a maioria dos géis capilares são compostos basicamente por polímeros de plástico e água.

Segundo o estudo, as cadeias dos polímeros têm a capacidade de atrair e armazenar grandes quantidades de água e não é incomum que um gel à base de água tenha até 90% da matéria líquida em sua composição.

Como as moléculas de água são atraídas pelas cadeias poliméricas, isso faz com que elas inchem, produzindo mais gel. Sendo assim, vale dizer que provavelmente a dica não funciona com um gel que não seja à base de água.

 

Qual é a validade do gel “infinito”?

Como é de se imaginar, a validade dos produtos capilares variam de acordo com diversos fatores, incluindo desde a sua composição até o tipo de embalagem e o contato do produto com a atmosfera, como explica o blog especializado The Mestiza Muse:

“A vida útil da maioria dos produtos capilares é de até três anos, embora alguns produtos orgânicos tenham uma vida útil mais curta. Depois disso, eles podem começar a perder sua potência e eficácia. “

O artigo também explica o porquê da água ser um grande acelerador desse processo:

“Na maioria dos produtos, a água é a maior parte da formulação e, portanto, fornece um terreno fértil para o crescimento de micróbios. “

O site Juro Valendo, que também se dedica a informações sobre moda e beleza, destaca a questão da estabilização química:

“Mantenha-os [produtos capilares] com a tampa fechada para que não entre água na embalagem, o que desestabiliza a fórmula.”

Em suma, apesar da validade dos produtos capilares variarem entre si, a alta presença de água dos hidrogéis mais a adição de água que é feita no experimento transforma o produto em um excelente viveiro microbiano.

Tendo isso em mente, vale reforçar que o indicado é fazer a mistura em pequena quantidade, levando em conta apenas o que pretende usar no momento.

 

O que a galera achou desta dica

Alguns de nossos seguidores deram sua opinião a respeito da dica em nossas redes sociais:

“Por via das dúvidas pega um pote vazio, coloca um pouco e faz o experimento. Aí usa ele primeiro, já que a validade diminui e guarda o original hehe.”, conta Letícia Lana em nosso Instagram.

“Eu disolvo um pouco de gel com água e deixo bem líquido e coloco no borrifador assim fica bem mais fácil de usar. Mas uso o gel de fixação 4.”, explica Jonathan Stein em nossa página no Facebook.

“Boa! Dá pra molhar antes de usar só a quantia que precisar, ótima idéia!”, disse Franciele Lima em nosso canal no Youtube.

 

O que aprendemos com esta dica

  • É possível multiplicar o gel ao adicionar água e misturar;
  • A receita pode não funcionar em produtos que não sejam à base de água;
  • A fixação e consistência do gel permanecem praticamente as mesmas;
  • Para evitar que o produto estrague mais rápido, o recomendado é fazer a mistura em pequenas quantidades, de acordo com o que for usar.

Se os cuidados com o seu cabelo é o que mais te preocupa, confira nosso artigo te ensinando truques e cuidados para cada tipo de cabelo durante o verão!

Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.
tags: beleza , cabelo , gel , validade

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui