Colunas

Por que alguns gatos preferem beber água no box do banheiro?

30 de maio de 2022
Postado por Jessica Alves

Você já notou que alguns gatos preferem beber água no box do banheiro? Não é raro ver relatos de tutores que já presenciaram essa curiosa cena.

Esse debate foi parar até no Twitter. Uma publicação do jornalista André Shalders viralizou, onde ele relata sobre o assunto.

“O gato deu pra beber água do chão do box do banheiro. Mesmo com água novinha na tigela dele. Alguém sabe o que está acontecendo?”, perguntou.

Diversos seguidores comentaram sobre cenas parecidas e trocaram experiências. No Facebook, não é difícil encontrar mais tutores com gatos adeptos da água no box, pia ou do próprio vaso sanitário.

Dona da gatinha Maya, de 5 anos, a psicóloga Liliane Sanders afirmou que notou este hábito de sua peluda há alguns anos.

“Ela bebe às vezes, quando estou no banheiro, mas não imediatamente após o banho. Mas ela é a única que usa o bebedouro elétrico e a que bebe mais água em casa, tenho mais 5. A Maya bebe de outros vasos, de balde, em tudo”, disse.

Apesar de aparentemente comum, o hábito gera muitas dúvidas sobre o quanto isso é normal ou se é prejudicial à saúde do animal.

 

Principal motivo: instinto animal

Conversamos com Letícia Orlandi, consultora certificada em comportamento felino e canino, pós-graduada em Comportamento Animal pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Ela explica que esse comportamento faz parte do instinto animal.

Segundo a consultora, na natureza, se há uma carcaça de animal próxima a uma fonte de água, o felino evita aquela fonte para prevenir-se de uma contaminação. Isso explicaria também o gosto dos gatos domésticos pelas fontes de água corrente.

Ou seja, a maioria dos gatos prefere a temperatura mais fria da água e corrente. Por isso, no banheiro a torna mais atraente que a água de suas tigelas

“Gatos guardam muitas semelhanças com seus ancestrais selvagens, pequenos felinos que habitavam regiões áridas da África. Isso faz com que eles tenham hábitos peculiares em relação à ingestão de água. Portanto, quando um gato prefere a água do box, da pia ou do tanque, uma das explicações seria a insatisfação com a qualidade ou posicionamento de suas vasilhas de água”, disse.

Assim, como a água do potinho fica parada por horas ou mesmo dias (o que não é certo), acaba sendo ignorada pelos animaizinhos.

Jéssica Alves, arquivo pessoal

 

Gatos entediados também buscam por água no box, pia ou privada

Outra explicação que pode levar aos gatos correrem para o banheiro e buscar água é o simples fato de estarem entediados. Esta é uma de suas linguagens.

“Se o gatinho não tiver acesso a estímulos corretos, especialmente a brincadeira, ele pode achar interessante ver a água em movimento, seja na pia, no tanque ou no box”, explica Letícia.

Por isso, é comum que o bichano tenha interesse em observar o redemoinho da água sempre que a descarga do vaso sanitário é acionada ou fique curioso para mergulhar a pata na água.

Portanto, enriqueça o ambiente com brinquedos, prateleiras e fontes de água, para que o gatinho não tenha a necessidade de se divertir em seu banheiro.

 

E, sim: água do box (pia ou privada) é um risco aos gatos!

Apesar de ser curioso e muitas vezes até engraçado, o comportamento dos gatos de beber água do box do banheiro deve ser cortado imediatamente. Porque é algo que gera risco para a saúde do animal.

Porque o box do banheiro, assim como a privada e até a pia, costumam acumular produtos de limpeza e higiene pessoal. E a ingestão pode causar séria intoxicação aos gatos.

Assim, mantenha a porta do box sempre fechada, assim como a tampa do vaso sanitário. Outro fator importante é não reforçar o hábito em seu felino.

“Se, desde a primeira vez que você viu seu gato bebendo água no box ou pedindo água na pia, você interagiu com ele, fez carinho, conversou, achou bonitinho, você reforçou esse comportamento. Mas isso não é legal, porque o gatinho fica dependente de alguém abrir a torneira, o box ou a tampa do vaso para ele beber água, e acaba ingerindo uma quantidade insuficiente”, disse.

Pixabay, https://pixabay.com/pt/photos/gato-agua-%C3%A1gua-pot%C3%A1vel-bebendo-1088899/

SEM LEGENDA

 

Hidratação em dia e outras dicas para solucionar o problema

Letícia enfatiza que o ideal é manter sempre uma fonte de hidratação adequada para os gatos. Seja as fontes de água ou potes comuns.

“Devemos, primeiro, nos certificar de que estamos oferecendo formas de hidratação adequadas aos nossos gatos. Em dias de calor, vale até colocar água gelada e cubinhos de gelo”, reforçou a especialista.

O Almanaque SOS, inclusive, já deu um dica muito boa: super bola lambível de gelo.

Reprodução: Youtube/Funny World, https://www.youtube.com/channel/UCfzj7IjG6K-lzdu_gAJnvZQ

SEM LEGENDA

Outra dica é investir em potes (altos de preferência) e fontes de boca larga, para que os animais tenham conforto ao beber a água, já que bocas estreitas podem atrapalhar devido ao contato com os bigodes.

Também é recomendado que:

  • a água deve ser trocada no mínimo duas vezes por dia, de preferência, até mais;
  • os potes devem estar afastados da comida e da caixa de areia;
  • opte por itens com material de inox, cerâmica ou vidro, para facilitar a limpeza. Evite o plástico.

Com essas dicas, você consegue melhorar a hidratação de seu gato sem que ele precise beber água no box, pia ou privada do seu banheiro. Caso não funcione, converse com o seu veterinário e veja a melhor maneira de introduzir mais água em sua dieta.

CatClub, Amo Gatinhos, Gatinho Branco

MATÉRIAS RELACIONADAS