Garrafas e copos plásticos – Corra deles! (Pelo bem da sua saúde)
Aprendemos cedo na escola que o corpo humano é composto por cerca de 75% de água. A lógica é repor esse líquido diariamente com a ingestão de no mínimo 2 Litros por dia. Mas sabia que esse hábito pode esconder um perigo real?
É muito comum a reutilização de garras plásticas para tomar água, reabastecer ao longo do dia e não lavá-las com a frequência e cuidados necessários. Mas nossa companheira diária esconde perigos invisíveis como bactérias e pode até causar câncer!
Segundo estudos, tanto o uso diário como a higienização desses materiais pode causar deterioração do plástico, criando ambiente favorável para proliferação bacteriana. Imagine que até um simples amassado, microscopicamente, pode causar fissuras e nestas fissuras as bactérias fazem a festa e depois a festa continua no seu organismo – que vai sofrer as consequências da contaminação.
Daí você, todo esperto ou esperta, pensa: “vou usar água quente pra lavar as garrafa tudo!”
De acordo com uma pesquisa brasileira, o aquecimento do material plástico libera o Bisfenol A (BPA)- um hormônio sintético que pode provocar alguns tipos de câncer, como o de mama, útero e próstata, além de aumentar a incidência de infertilidade masculina.
Ou seja, até aquele pequeno copo plástico do seu cafezinho diário oferece risco de liberar BPA.
4 Soluções práticas
1 – Utilizar garrafas e copos de vidro, cerâmica ou de aço inoxidável, frequentemente higienizados.
2 – Utilizar apenas garrafas plásticas que tenham a inscrição “BPA Free”, “Sem BPA”, “Livre de BPA”, mas tem que procurar!
3 – Ficar atento aos símbolos e número de reciclagem:
Os seguros são os de número 2, 4 e 5. Os que têm o número 1 só podem ser utilizados seguramente uma única vez e os que têm o número 7 são seguros apenas se vierem acompanhados da inscrição PLA ou tiver uma folha desenhada (significa biodegradável):
4 – Reutilize garrafas plásticas de maneira inteligente:
Imagem de capa: energiverde
Fonte: brasilpost | humanasaude |breastcancer