• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Gambiarra sustentável economiza até 2 litros de água por descarga

E também garante uma bela economia no final do mês.

Atualmente, atitudes sustentáveis imprescindíveis estão se tornado cada vez mais populares. AINDA BEM! E quando essa ajuda à natureza reflete em uma economia no bolso, melhor ainda.

Uma única descarga pode gastar até 10 litros de água potável e alguns reais da sua conta no final do mês. Mas uma simples garrafa PET pode mudar tudo isso. A dica já é bastante difundida na internet, mas como muitas pessoas ainda não aplicaram a técnica em casa, vamos reforçar.

Antes de mais nada, verifique se teu vaso sanitário possui a caixa de água acoplada, aquelas que ficam logo atrás do assento. A gambiarra só pode ser feita nesse modelo. Tudo preparado, vamos lá!

Passo a Passo

Tire a tampa que fecha a caixa de água. Com cuidado pois geralmente elas são feitas de porcelana e são frágeis.

Dentro da caixa fica o reservatório de toda a água que é dispensada em uma descarga, normalmente elas possuem capacidade de 6 a 12 litros de água potável.

Ou seja, em um simples xixizinho, você pode gastar até 12 litros de água ou mais.

Para economizar um pouco dessa água, o ideal seria diminuir a capacidade desse reservatório. Exatamente aí que entra a garrafa PET.

Encha uma de 2 litros de água, pedras ou areia, feche bem e coloque-a no cantinho, dentro da caixa de água.

Atente-se para que ela não encoste ou atrapalhe o funcionamento do sistema interno da caixa. Se uma garrafa de 2 litros não couber, você pode usar duas das de 500 ml ou até long neck. A capacidade das garrafas equivalerá a quantidade de água economizada. Ou seja, uma garrafa de 2 litros economizará cerca de 2 litros de água.

Quando você coloca a garrafa lá dentro, ela vai  diminuir o tamanho interno do reservatório, preenchendo um espaço que seria ocupado pela água. Então, quando acionar a descarga e o sistema voltar a enchê-la, será necessário menos água para preencher todo o compartimento.

O método não vai estragar seu vaso sanitário e não apresenta nenhum risco.

Outras opções

Há também outra opção mais complexa, onde você pode instalar uma válvula que regula quantidades de água diferentes para o “número 1” e “número 2”.

Caso o seu vaso sanitário possua o reservatório mais antigo, aqueles que ficam na parede, a saída é procurar trocar o seu sistema de descarga. Esses sistemas mais antigos tendem a desperdiçar ainda mais, cerca de 30 litros de água em uma única descarga!

Veja o vídeo com o passo a passo completo, publicado no canal do youtuber mirim, Tuco Kiai:

Fonte(s): e-Cycle, Tuco Kiai - Youtube, Unifesp, Gazeta do Povo, G1
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui