• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Gambiarra com Caixa de Leite protege as plantas contra formigas

Para evitar uso de agrotóxicos que atacam, inclusive, o pênis dos homens.

Para quem se dedica a cultivar plantinhas, protegê-las das formigas pode ser um desafio.

Utilizar agrotóxicos não é, nem de longe, a melhor opção – já existem pesquisas que mostram alto nível de contaminação da nossa água da torneira e pior ainda quando o assunto é o combate à formigas cortadeiras, afinal o veneno utilizado nesse caso pode diminuir o pênis dos homens.

Uma dica, que tem feito sucesso na internet desde 2015, consiste em criar uma barreira física para impedir que formigas e outros insetos rastejantes ataquem as plantinhas:

A gambiarra é feita utilizando uma caixinha de leite com o lado laminado virado para fora. Basta cortar as extremidades e grampear ao redor da base da planta.

A dica é da Escola de Permacultura, um projeto de boas práticas agroecológicas e de desenvolvimento sustentável. Na publicação, alertam que é preciso que a caixinha fique enterrada, não apenas na superfície, para evitar que as formigas passem por baixo, também afirmam que as formigas não conseguem subir por conta do material escorregadio do interior da caixinha.

Nos comentários alguns internautas confirmaram a eficácia da gambiarra e outros sugeriram que dá para fazer o mesmo utilizando garrafas PET. Em blogs especializados, encontramos técnicas utilizando baldes plásticos e canos PVC com graxa:

São alternativas fáceis, baratas, sem agrotóxicos e que ainda aproveitam algo que iria para o lixo. Só benefício!

Fonte(s): Facebook - Escola de Permacultura, Escola de Permacultura
Daiane Oliveira
Jornalista, feminista e mãe. Discute religião, política, sexo e hábitos sustentáveis. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui