Dicas

1 minuto: Como fritar ovo em um pratinho de festa

05 de abril de 2023
Postado por Bruno Oliveira

Se você acha que fritar ovo é a receita mais fácil que você já fez no fogão, saiba que também dá para fazer isso de maneira ainda mais fácil, no micro-ondas. Isso porque você não precisa ficar mexendo e dá para fritar o ovo no pratinho de papel também.

Neste artigo nós vamos te ensinar como fritar ovo no micro-ondas sem explodir em apenas 1 minuto! Bora lá.

 

Como fritar ovo no micro-ondas

Primeiramente, vale dizer que a gente sabe que essa técnica funciona basicamente em qualquer recipiente que possa ir ao micro-ondas. Porém, o pratinho descartável de papel torna a receita mais segura, visto que não quebra, caso o ovo resolva explodir lá dentro.

Dito isso, vamos para a lista dos ingredientes:

Ingredientes:

  • Ovo
  • Azeite (ou outra gordura)
  • Sal e Pimenta a gosto
  • 2 Pratinhos de papel

Passo a passo

Coloque um fio azeite no seu pratinho. Quebre o ovo por cima e tempere de acordo com o seu gosto.

 

É possível que, durante o cozimento, o ovo estoure e faça uma melequeira no seu micro-ondas. Para prevenir isso, coloque outro pratinho por cima.

Feito isso, leve o ovo para cozinhar no micro-ondas por 1 minuto.

 

E é isso, está pronto para comer. Simples assim!

 

Cuidado com o plástico no micro-ondas

Você pode ter notado que o Dario usou um pratinho em que um dos lados era colorido e plastificado. No entanto, apenas o lado do papelão teve contato com o ovo.

Atente-se a esse detalhe para evitar contaminar o ovo com toxinas da embalagem, que em alguns casos pode até fazer mal para a saúde.

 

Evite queimaduras com a explosão do ovo

Quando frito no micro-ondas, o ovo pode explodir assim que sair do aparelho. Portanto, há mais esse cuidado a ser tomado.

Não há como evitar de certo que isso aconteça, sempre será uma possibilidade do ovo explodir e isso pode causar queimaduras sérias. Entretanto há alguns cuidados que você pode tomar para evitar que isso aconteça. Por exemplo:

  • Cubra com um pratinho extra.
  • Misture ou faça furos na gema.
  • Espere o ovo esfriar antes de abrir o aparelho.
  • Se a receita pedir, adicione outros ingredientes junto ao ovo.
  • Antes de comer, estoure a gema com cuidado.

Mas e por que os ovos explodem? De acordo com o portal Curiosidades, o motivo está na gema:

“As proteínas da gema criariam bolsões de água durante o aquecimento no micro-ondas, que ficam muito quentes abaixo do ponto de ebulição (100°C). Quando esses pequeninos bolsões de água são partidos com um garfo ou até mesmo com os dentes, eles entram em ebulição e explodem! Há casos em que os ovos explodem dentro do micro-ondas também.”

 

Como essa dica funciona

A gente já falou bastante sobre o funcionamento do micro-ondas por aqui. Esse aparelho agita as moléculas de água do alimento de maneira que ela esquenta, como explica o artigo no portal de educação, Hexag:

“As micro-ondas aquecem os alimentos fazendo com que as moléculas de água vibrem e, como resultado, eles são aquecidos. Trata-se de um processo diferente da absorção de energia térmica pelos alimentos, que é a base do cozimento convencional.”

Ou seja, enquanto o ovo está no aparelho, suas moléculas agitam, de maneira que ele aquece o suficiente para ser aquecido lá dentro.

Vale lembrar que também é possível fazer ovo pochê no micro-ondas.

 

O que a galera achou dessa dica

Os seguidores do Almanaque SOS adoraram a dica. Inclusive, muitos já a conheciam e compartilharam suas experiências com a gente nas nossas redes sociais:

“Faço isso direto há anos! Eu vou parando de vez em quando pra fazer com a gema mole que é o jeito que eu gosto! Faço num recipiente qualquer.”, conta Luiza Moreira em nosso Instagram.

“Para garantir é melhor fazer alguns furinhos na gema com um palito de dente.”, sugere Karia Nassimbeni em nosso TikTok.

“Eu fiz e quando fui comer explodiu! Meu óculos ficou pura gema, não rolou por aqui.” alerta Ester Russkowiski em nossa página no Facebook.

“Eu sempre faço num pote, mas não deixo 1 minuto não. Deixo uns 50 segundos. Gosto mais mole. Grata pela dica do prato de papel.”, comenta Ligia Rugeri em nosso canal no Youtube.

MATÉRIAS RELACIONADAS