Fogos de artifícios Vs. Animais de estimação: O que devemos e não devemos fazer
A gente ama o nosso país porque tudo é um motivo para churrasco, cerveja e fogos de artifício. Não importa se você finalmente beijou na boca ou é um gol do Brasil na Copa do Mundo. Polêmicas à parte, toda hora é hora de comemorar.
Por outro lado, muita gente esquece que a comemoração de uns pode ser o pesadelo de outros. Não, não estamos falando dos argentinos, estamos falando dos nossos melhores amigos: os animais, sobretudo os cachorros.
O “Porquê” disso
O cão possui uma audição muito mais sensível que a sua, podendo escutar a origem do som em até 6 centésimos de segundo e em até 45 mil hertz. Essa sensibilidade toda se desenvolveu ao longo da evolução para que os cães pudessem detectar presas e melhorar a comunicação com os outros amiguinhos da matilha.
Tá e daí?
E daí que os fogos de artifício são tipo uma bomba de Hiroshima para os cães, que precisam se sentir protegidos para que eles não cometam um monte de besteiras.
Para o veterinário José Paulo Bernardes Júnior, do Hospital Veterinário da Pompéia, em São Paulo, “O mais indicado é que o dono fique com o animal no lugar mais tranquilo da casa e festeje ao lado do pet durante a queima de fogos para que ele se sinta seguro”. A veterinária Paula Avarenga dá outra dica, “você tem que distrair o cachorro com petiscos e brinquedos favoritos“, afinal, sabemos que eles têm essa mania de focar no que está acontecendo na sua frente.
O que fazer?
Além dessas dicas importantes, montamos também uma listinha com “Pode (e deve) fazer” e “Tá maluco? Não faça isso cara!” para ajudar a proteger o seu melhor amigo do barulho ensurdecedor:
Pode (e deve) fazer
- Primeiramente brinque com ele para que se distraia, saia com ele para passear. Assim no momento do jogo, ele estará mais cansado e o medo dos rojões terá um efeito menor;
- Em seguida, ligue a televisão ou o ventilador: isso ajuda a dar uma abafada no barulho dos fogos lá fora;
- Feche bem as janelas, portas e o portão de casa. Muitos animais, quando ficam com medo dos fogos, acabam fugindo e, acredite, vai ser um trabalhão encontrá-lo de novo. (Para que ele seja encontrado com mais facilidade caso fuja, coloque a coleira no seu cachorro com identificação do seu animal, sem deixá-la apertada;
- Se possível leve-o para algum lugar distante onde não se possa ouvir os fogos com tanta força;
- Mantenha a piscina protegida e os animais bem longe delas;
- Deixe seu cachorro livre, leve e solto para que ele mesmo se esconda onde possa se sentir seguro;
- Mantenha seu pet dentro de casa, nos dias de jogos do Brasil;
- Mantenha seu pet dentro de casa, se morar próximo a Festas Juninas;
- Para os gatos, crie tocas com cobertores para aumentar a sensação de proteção. Deixe também os armários abertos para que eles possam se esconder onde quiserem.
- Casos extremos (Se mesmo seguindo todas as dicas, seu melhor amigo continuar com muito medo): Procure um veterinário para que possa receitar um calmante natural.
Tá maluco? Não faz isso cara!
- Evite acariciar seu pet. Você pode estar incentivando o medo que ele está sentindo;
- Caso ele se assuste, não abaixe para falar com ele. Isto pode transmitir que você também está com medo;
- Não dê muita comida para o seu animal nesses dias. Ele pode passar mal por conta da ansiedade;
- Não deixe muitos animais juntos em um mesmo espaço. O barulho pode fazer com que eles fiquem irritados e pode ocasionar uma briga feroz entre eles;
- Não acorrente o seu pet. Ele pode se enforcar por causa do pânico;
- Não seja o c*zão que vai ficar acendendo fogos de artifícios, lembre-se você tem um amigão com pavor disso
- E nunca, nunca medicar o seu animal sem a orientação de um veterinário.
Feito tudo isso, coloque a roupinha do Brasil no seu animal, jogue uma bolinha para que ele mesmo marque o seu próprio gol e comemore com muito carinho!
Fontes:
portaldodog | luisamell | g1 | universoaa | cnews