• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Giovanna Antonelli: truque do isqueiro funciona contra coronavírus?

A atriz Giovanna Antonelli fez sucesso na internet ao divulgar uma bugiganga curiosa.

Dario C L Barbosa Publicado: 03/07/2020 12:14 | Atualizado: 03/07/2020 17:15

A atriz Giovanna Antonelli fez sucesso na internet ao criar uma bugiganga curiosa com um clips de escritório e um isqueiro. Objetivo: salvar o seu dedo e botar fogo no coronavírus. Veja a seguir!

 

Em tempos de pandemia pelo novo coronavírus, seguir o trio ternura (fazer isolamento social, usar máscara e ter cuidados básicos com a higiene) é o único caminho possível para evitar o contágio.

Mas existem algumas ações que ainda preocupam as pessoas, como ao chamar o elevador ou mesmo ao digitar a senha do cartão no supermercado. Para ambas, é necessário usarmos os dedos em lugares potencialmente contaminados. A solução é simples: limpe a mão em seguida com álcool em gel ou água e sabão.

Eis que a atriz Giovanna Antonelli lançou uma nova modalidade super curiosa para possivelmente se proteger nesses casos:

No vídeo compartilhado nas redes sociais, a atriz ensina:

“Isqueiro, fita isolante, mete um clips e aí aperta tudo: queima o vírus!”

O clips de escritório (do tipo grande) fica preso no isqueiro de tal forma que ele funciona como o nosso dedo. Então, ao invés de sair encostando nas coisas, o metal faz isso por você. Depois, basta acender o fogo do isqueiro para que o metal seja descontaminado.

 

Mas botar fogo no coronavírus funciona?

Depende. Veja o lado bom e ruim dessa bugiganga.

Pontos positivos:

  • a temperatura da chama do isqueiro atinge 1.970ºC;

  • o metal que modela o clips (aço galvanizado) é um bom condutor de calor;

  • o vírus precisa de 45ºC a 70ºC para perder sua eficiência ou morrer.

Pontos negativos:

  • o tempo exposto ao fogo é crucial. Um exemplo disso é quando colocamos o dedo na chama do isqueiro; demora alguns segundos para queimar.

  • segundo procedimentos laboratoriais, o metal só é desinfetado pelo fogo quando ficar em brasa (vermelho) e extremamente quente ao toque.

Ou seja:

Para funcionar com segurança, você precisa manter o isqueiro funcionando por vários segundos, até o clips ficar incandescente.

 

De onde surgiu essa dica?

Na verdade não foi a atriz Giovanna Antonelli quem criou essa bugiganga. Alekz Londos, um artista de rua de Santa Cruz, Califórnia, é o verdadeiro responsável por criar esse dispositivo que rapidamente viralizou pela internet – sem o perdão do trocadilho.

 

 

Fonte(s): Super, G1, Cuidai, Health Line, Teach Genetics
Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui