Giovanna Antonelli: truque do isqueiro funciona contra coronavírus?
A atriz Giovanna Antonelli fez sucesso na internet ao criar uma bugiganga curiosa com um clips de escritório e um isqueiro. Objetivo: salvar o seu dedo e botar fogo no coronavírus. Veja a seguir!
Em tempos de pandemia pelo novo coronavírus, seguir o trio ternura (fazer isolamento social, usar máscara e ter cuidados básicos com a higiene) é o único caminho possível para evitar o contágio.
Mas existem algumas ações que ainda preocupam as pessoas, como ao chamar o elevador ou mesmo ao digitar a senha do cartão no supermercado. Para ambas, é necessário usarmos os dedos em lugares potencialmente contaminados. A solução é simples: limpe a mão em seguida com álcool em gel ou água e sabão.
Eis que a atriz Giovanna Antonelli lançou uma nova modalidade super curiosa para possivelmente se proteger nesses casos:
No vídeo compartilhado nas redes sociais, a atriz ensina:
“Isqueiro, fita isolante, mete um clips e aí aperta tudo: queima o vírus!”
O clips de escritório (do tipo grande) fica preso no isqueiro de tal forma que ele funciona como o nosso dedo. Então, ao invés de sair encostando nas coisas, o metal faz isso por você. Depois, basta acender o fogo do isqueiro para que o metal seja descontaminado.
Mas botar fogo no coronavírus funciona?
Depende. Veja o lado bom e ruim dessa bugiganga.
Pontos positivos:
- a temperatura da chama do isqueiro atinge 1.970ºC;
- o metal que modela o clips (aço galvanizado) é um bom condutor de calor;
- o vírus precisa de 45ºC a 70ºC para perder sua eficiência ou morrer.
Pontos negativos:
- o tempo exposto ao fogo é crucial. Um exemplo disso é quando colocamos o dedo na chama do isqueiro; demora alguns segundos para queimar.
- segundo procedimentos laboratoriais, o metal só é desinfetado pelo fogo quando ficar em brasa (vermelho) e extremamente quente ao toque.
Ou seja:
Para funcionar com segurança, você precisa manter o isqueiro funcionando por vários segundos, até o clips ficar incandescente.
De onde surgiu essa dica?
Na verdade não foi a atriz Giovanna Antonelli quem criou essa bugiganga. Alekz Londos, um artista de rua de Santa Cruz, Califórnia, é o verdadeiro responsável por criar esse dispositivo que rapidamente viralizou pela internet – sem o perdão do trocadilho.