Fit ou Saudável? Entenda a diferença entre estes alimentos!
Quem se preocupa com uma boa alimentação certamente já observou várias opções de alimentos fit por aí.
Mas afinal, o que isso quer dizer? Neste artigo, vamos conferir as diferenças entre alimentação fit e saudável, qual delas vai se encaixar melhor com a sua?
Qual é a diferença entre fit e saudável?
O termo informal “fit” descreve algo em forma, geralmente ligado à alimentação e exercícios físicos.
Alimentos com esse rótulo são considerados adequados para dietas de baixas calorias, associados a manutenção de peso. Esse conceito muitas vezes prioriza a estética em detrimento da saúde geral.
Já “saudável” refere-se ao bem-estar físico, mental e social.
Alimentos saudáveis fornecem nutrientes essenciais, evitando excesso de açúcar e gorduras prejudiciais, também contribuem para prevenir doenças crônicas com uma dieta equilibrada.
Leia também: Cereais “Fitness”: Comparativo inédito entre cereais matinais comprova qual é o mais saudável.
Qual é o critério para uma receita ser fit ou saudável?
Uma dieta fit é focada em alimentos com baixo teor de gordura, açúcar e carboidratos, enquanto uma dieta saudável é equilibrada e inclui todos os grupos alimentares.
Para determinar se uma receita é fit ou saudável, é necessário avaliar a receita como um todo, considerando os outros ingredientes e a composição nutricional.
É sempre bom lembrar que o consumo de qualquer alimento, mesmo aqueles considerados fit ou saudáveis, deve ser feito com o acompanhamento de um especialista para garantir que atenda às necessidades individuais.
Ser saudável não engloba apenas a forma física, mas também o bem-estar em geral. Além de cultivar hábitos equilibrados, como uma dieta nutricionalmente adequada, atividade física regular, boas noites de sono, gerenciamento do estresse e relações interpessoais positivas.
Se cuide! No Almanaque SOS você encontra até pudim saudável, afinal, a comida precisa nutrir do corpo e agradar o paladar!