Existe uma coisinha capaz de mudar o nosso dia. Nos deixa alerta, nos aquece e nos faz sentirmos seguros, com a sensação de que tudo é possÃvel.
Não, não estou falando do mozão.
Café, esse sim é amor verdadeiro!
Mas nem todo mundo sabe como fazer um café realmente incrÃvel. Afinal, a maioria de nós aprende aquela “receitinha da famÃlia” e não temos ideia de algumas preciosas informações que ficam restritas aos baristas.
Pois agora esses segredos estão disponÃveis para você, o site Nexo publicou uma matéria explicando como fazer o café perfeito de diferentes maneiras. Sua vida será muito, mas muito mais feliz depois de conhecê-las. Se liga!
A preparação
Antes de mais nada, o preparo do café começa com a água, ela deve ser filtrada ou mineral, não vale colocar água da torneira (ela contém cloro).
Além disso, a temperatura certa para o preparo é entre 90°C e 92°C, quando dá pra ver ela começando a fazer pequenas bolinhas. Não ferva a água, se chegar a isso, deixe ela descansando por um minuto antes de utilizá-la.
O tipo do café é outra escolha importante, prefira os que são cultivados em maiores altitudes, como os do tipo “arábica”, pois tem mais aroma e sabor. Já os que são plantados mais próximos ao nÃvel do mar, como os “robusta”, não possuem a mesma qualidade (segundo os baristas).
Sempre que puder compre o café em grãos e moa na hora do preparo, isso preserva o sabor. Prefira os que vêm em embalagens grossas, revestidas internamente com alumÃnio e com válvula de desgaseificação, isso garante que as propriedades do café permaneçam por mais tempo.
Embalagem de café revestida de alumÃnio com válvula de desgaseificação
Lembrando que se o café for em pó, a cor mais escura indica baixa qualidade. Ainda, na hora de apreciar não se deve colocar açúcar, isso serve apenas para mascarar o gosto ruim do café inferior, já que os de boa qualidade tem um sabor pouco amargo e não precisam ser adoçados.
Como fazer um bom café
1. No coador
Essa é a forma de preparo que mantém o maior teor de cafeÃna e deve ser moÃdo mais fino. O filtro de papel, apesar de ser mais prático, é o menos recomendado, já que a quÃmica presente no papel retira parte do sabor do café.
Já no coador de pano, a atenção maior é com a higiene e deve-se trocá-lo a cada 2 meses. O filtro que melhor preserva o sabor é o de titânio, geralmente encontrado em cafeteiras elétricas, porém é difÃcil de ser encontrado e é o mais caro deles.
Para fazer café no coador, primeiro deve-se molhar com água quente (escaldar) o filtro e o vasilhame onde será colocado o café, se for usar filtro de papel, dobre a parte em relevo para não atrapalhar a passagem da água.
Use uma colher de café para cada 100 ml de água e deixe o pó nivelado no filtro, mas não é preciso socar. Depois basta despejar a água lentamente sobre o pó em movimentos circulares.
Filtro de metal
2. Expresso
A máquina deve estar bem regulada para ter a pressão ideal, além da temperatura de 90°C. Antes de preparar o café, deixe a água passar pela máquina sem o pó, para dar uma esquentada nos circuitos.
Depois disso, coloque o pó e dê um leve compactada nele. Nesse tipo de preparo a moagem dos grãos é média e o nÃvel de cafeÃna também.
3. Mocha (cafeteira italiana)
Despeje o pó, moÃdo mais grosso, no compartimento sem socá-lo. Na parte de baixo, coloque água até a altura da válvula de segurança e na parte de cima derrame algumas gotas de água fria, para evitar que o café amargue em contato com o alumÃnio (importante isso!).
Ponha a mocha em fogo baixo, para que a água ferva lentamente, e quando o café começar a subir, retire do fogo para que o processo termine devagarzinho. Preparando dessa forma o nÃvel de cafeÃna se mantém médio.
4. Prensa francesa
Os grãos nesse modo devem ser moÃdos mais grossos e antes de preparar, escalde a vasilha com água quente. Então coloque uma colher de sopa de pó para cada 100 ml de água, que deve ser despejada devagar e misture.
Deixe a mistura descansar por 4 minutos, para preservar melhor o sabor e evitar que o café jorre pra fora quando for prensado. Depois disso, empurre o pistão devagar até que o pó esteja todo concentrado no fundo. Agora é só servir o café, que feito desse jeito fica com o um nÃvel de cafeÃna mais baixo.
5. Cafeteira Elétrica
Já na cafeteira elétrica, essa que muita gente usa, não tem segredo, né? Nesse tipo de equipamento somos obrigados usar o filtro de papel e a temperatura da água já é ajustada pelo próprio produto. Só nos resta escolher um bom pó e degustar o pretinho tão amado.
Se você quiser conhecer as melhores cafeteiras do mercado, o site ReviewCafe tem uma lista completa.