Ficar sentado por 8 horas é um veneno mortal, segundo estudo
Pra turma do desafio “Parara Tim Bum”, fica um alerta: Ficar sentado demais pode matar.
Mas, calma, respira e não pira, ainda tem solução.
O cientista canadense Dr. David Alter liderou uma metanálise baseada em 47 estudos sobre doenças relacionadas a falta de atividade física, e ao contrário das pesquisas que mostram apenas as vantagens de sofrer fazer exercícios, ele focou nos preguiçosos, em seu comportamento sedentário, mais precisamente em quanto tempo as pessoas estudadas ficavam sentadas por dia.
Constatou-se que aqueles que ficam sentadas por oito horas, ou mais, correm mais riscos de desenvolver doenças no coração, diabetes e câncer. E pasmem, essa turma é 24% mais propensa a bater as botas.
Galera fitness, cuidado!
Outro importante ponto observado é que mesmo se fizermos exercícios regularmente, não escapamos dessa, pois o tempo que passamos sentados ou deitados pode ser quase o mesmo daqueles que não fazem nenhum exercício. O importante mesmo é ficar em pé, seja se exercitando, ou não.
O recomendado
Dr. Alter indica em sua pesquisa que as pessoas que ficam muito tempo com a bunda colada na cadeira devem reduzir esse tempo de 2 a 3 horas, e já que inevitavelmente hoje em dia a maioria das pessoas trabalham assim, fazer alguns intervalinhos de 30 em 30 minutos vai bem. Dá uma voltinha, vai pensar na vida, só não rola ir fumar, né? E se tiver em casa é só descolar do sofá quando o programa entrar nos comerciais.
Uma ideia que vem sendo bastante difundida na gringa é apostar em estações de trabalho onde fica-se em pé, ou mesmo mesas que levantam sozinhas, sim isso existe.
Imagem de capa: motherboard
Fonte: annals | medicalnewstoday | uhn