Água do macarrão é excelente para as suas plantas: fertilizante natural
Sim. Você não está ficando maluco. O famoso “ouro líquido”, a água residual do cozimento do macarrão (e também de alimentos contendo amido como a batata), possui um grande potencial nutritivo para suas plantas.
Água do cozimento é uma super vitamina para plantas
Durante o cozimento, o macarrão libera amido na água, o que pode funcionar como um fertilizante quando adicionado às plantas. Seja penne, spaghetti ou talharim, todos têm amido e será liberado na água.
O amido é um grande “amigo” das plantas. Cientistas apontam que o amido é o carboidrato de maior armazenamento nas plantas em geral e contribui para diversas funções, fornecendo a energia necessária para suas atividades e crescimento.
“A água [do cozimento] ajudará a promover o armazenamento natural de nutrientes no solo. Isso significa que você não terá que fertilizar suas plantas ou jardim, proporcionando longevidade para o seu solo. Também ajudará o solo a reter mais umidade, reduzindo assim a quantidade de vezes que você precisará regar” – explica o viveiro East River de Dakota do Sul, EUA, ao Daily Mail.
Uma dica para enriquecimento desta água residual, o tal “ouro líquido“, seria misturá-la a outra de cozimento de vegetais ou mesmo com a água do cozimento dos ovos. A mistura das duas produziria um super fertilizante com amido e sais minerais.
Embora as propriedades e benefícios saltem aos olhos, deve-se ficar atento para não utilizar este recurso com muita frequência porque “tudo que é demais faz mal”.
Quando se usa a água do macarrão muitas vezes para regar as plantas, pode existir o acúmulo de bactérias, que também adoram um amido e isto pode prejudicar o crescimento e desenvolvimento da planta.
Como usar a água de cozimento nas plantas
- Aqueça a água até a fervura;
- Adicione o macarrão e cozinhe durante o tempo indicado na embalagem;
- Não tempere ou salgue;
- Escoe a água do macarrão e reserve.
- Espere esfriar e regue suas plantinhas como de costume!
- Faça isso uma vez por mês, ou a cada 15 dias.
Atenção: a água do cozimento não deve possuir sal ou tempero!
Isso porque, estes podem influenciar negativamente no potencial nutritivo. Além disso, a água deve estar fria para não matar a plantinha.
Você pode usar água de cozimento do macarrão, vegetais ou ovos.
Artigo consultado: ZEEMAN, Samuel C.; KOSSMANN, Jens; SMITH, Alison M. Starch: its metabolism, evolution, and biotechnological modification in plants. Annual review of plant biology, 2010, 61: 209-234.