Dicas

Receita: Feijão de ‘6 minutos’ pode economizar 50% de gás

14 de fevereiro de 2023
Postado por Bruno Oliveira

A criadora de conteúdo sobre culinária, Jucenha publicou um vídeo em seu TikTok ensinando como cozinhar feijão em apenas 6 minutos; já que ninguém abre mão de economizar o gás de cozinha, a dica acabou sendo um sucesso em diversas redes sociais.

Segundo a dica, basta deixar o feijão de molho por 12 horas e cozinhar aproveitando a pressão que fica na panela mesmo quando o fogo está desligado. Já que economizar gás nunca é demais, a gente decidiu testar também. Será Que Funciona?

 

Como cozinhar feijão com apenas 6 minutos de pressão

Antes de mais nada, vale dizer que vamos focar apenas na parte da cozimento do feijão. Ou seja, é preciso temperar o alimento após utilizar a técnica.

A princípio, deixamos nosso feijão de molho na água por aproximadamente 12 horas, lembrando de trocar a água mais de uma vez. Então, a panela de pressão com o feijão foi direto para o fogão com uma folhinha de louro, igualzinho a como a Jucenha fez no vídeo dela.

 

Na sequência, ligamos o fogo, esperamos ativar a pressão da panela e cozinhamos por 3 minutos.

Para quem não sabe, a panela ativa a pressão quando começa a chiar e sair uma fumacinha do pino.

 

Em seguida, desligamos o fogo e esperamos a pressão sair da panela sozinha, ou seja, sem abrir a tampa nem levantar o pino.

 

Assim que a pressão saiu completamente, abrimos a panela, demos uma mexidinha no feijão, tampamos novamente e foi ao fogo para pegar pressão mais uma vez.

Uma vez que a panela tenha levantado a pressão, repetimos o processo anterior, deixando cozinhar (com pressão) por mais 3 minutos, desligando o fogo em seguida e deixando a pressão sair naturalmente da panela.

 

E é isso, checamos o feijão e estava bem molinho! Foram 6 minutos na pressão, considerando todo o processo, durou cerca de 34 minutos. Da forma convencional, o tempo total de preparação ficaria em volta de 50 minutos (com exceção das 12 horas de molho).

Vale ressaltar que é necessário temperar o feijão depois desse processo.

 

É possível cozinhar sem fazer as pausas de 3 minutos?

Sim, é possível reproduzir a técnica sem fazer as pausas e cozinhar tudo de uma vez em apenas 6 minutos. Essa sugestão foi feita por um dos seguidores da Jucenha e pouco tempo depois do vídeo original, ela publicou uma continuação testando dessa maneira e deu muito certo.

@jucenha Responder @josi_tadashi feijão cozido em 6 min DIRETO na pressao! #foryou #fy #viral #dicas #receita #feijao #aprendanotiktok #vegano #tiktokreceita #arraialtiktok #receitasimples #comidabrasileira ♬ Classical Music – Classical Music

Entretanto, Dario nos disse que tentou fazer da mesma maneira fora das câmeras mas o feijão ficou um pouco mais durinho – vale dizer que nesse segundo teste, ele usou feijão preto que é mais difícil de amolecer.

Nesse caso, então, recomendamos que cozinhe por 8 minutos, só para garantir. O tempo total cai ainda mais, você pode preparar seu feijãozinho em cerca de 23 minutos – metade do tempo convencional!

 

O que a galera achou dessa dica

Alguns seguidores do Almanaque SOS testaram a dica e compartilharam suas opiniões com a gente nas nossas redes sociais:

“Acabei de testar com feijão preto. Por precaução, já que costuma demorar mais, deixei 8 minutos *direto* na pressão. FUNCIONA! “, comenta Aline em nosso Instagram.

“Faço isso direto, deixo 5 min esse feijão marrom, depois deixa sair a pressão naturalmente e fica muito bem cozido. Depende da marca porque tem uns que ‘empapam’.”, alerta Cláudia Marques em nosso TikTok.

“Se o feijão for novo e ficar de molho por no mínimo 8 horas ele cozinha em 3 a 4 minutos sem intervalo nenhum. Se eu deixar mais que isso, desmancha.”, conta Milena Grazioli em nossa página no Facebook.

“Sou nutricionista e digo que o remolho (deixar de molho por 12 hrs e trocar a água pelo menos 2x) é essencial no caso do feijão, pois retira grande parte dos fatores antinutricionais que causam desconforto abdominal.”, explica Felipe Borba em nosso canal no Youtube.

Inclusive, caso você queira saber mais sobre o remolho do feijão e aprender um outro truque, confira nosso artigo te ensinando uma técnica preciosa, caso você tenha esquecido de deixar o feijão de molho.

 

O que aprendemos com essa dica

  • Deixar o feijão de molho é essencial para cozinhar mais rápido;
  • É possível cozinhar o feijão sem pausas, indicamos 8 minutos;
  • A economia de gás pode ser de até 50%.

MATÉRIAS RELACIONADAS