Fazer xixi em pé suja todo o banheiro, revela estudo
Esse artigo é para você que tem pênis e não faz xixi sentado, que mora com alguém que tem pênis e mija em pé, que trabalha com alguém que tem pênis e urina de pé ou para todo mundo que quer entender porque fazer xixi em pé é quase um atentado à higiene.
E, não. Nós não estamos exagerando.
Um estudo feito pela QS Supplies, loja britânica de acessórios para banheiro, mostrou que o ato de fazer xixi em pé pode emporcalhar não só as bordas do vaso sanitário mas também outras superfícies próximas, incluindo a parede, a pia e objetos que ficam nela – como escovas de dentes.
O estudo em questão convidou 680 homens, a fim de investigar seus hábitos ao fazer xixi; além de dezenas de simulações de micção sob luz ultravioleta, para analisar o alcance dos respingos de urina que podem ser imperceptíveis à luz natural.
O resultado das simulações foi esse:
O “estrago” após urinar uma vez em pé (apenas uma vez!):
“Ah, mas eu miro dentro da água, ou na parte de trás do vaso.”
Se você faz isso na tentativa de diminuir os respingos de urina, está perdendo tempo. O estudo testou vários posicionamentos diferentes do simulador de jato de urina e nenhum reduziu significativamente os respingos para fora do vaso.
Aliás, mirar na parte traseira do vaso é a técnica que mais faz bagunça. O lugar “mais seguro” seria o oposto disso, ou seja, apontar na parte da frente da louça. Mirar diretamente na água ficou em segundo lugar, como mais sujo.
Ou seja: apenas pare.
Xixi sentado: um tabu a ser desconstruído
Para interromper esse ciclo só tem um jeito: fazer xixi sentado. A grande questão é que essa não parece ser uma escolha comum dos homens: mais de 70% dos participantes da pesquisa afirmaram que sempre urinam em pé.
E até em uma coisa simples como fazer xixi existe heteronormatividade: mais de 30% dos homens e cerca de 20% das mulheres afirmaram que sentar-se para urinar é algo que consideram “não masculino”.
Xixi sentado, tampa fechada e banheiro limpo!
Essa é a combinação mais eficaz para evitar gotículas indesejadas espalhando-se pelo banheiro. Já falamos aqui no SOS sobre como dar descarga com a tampa do vaso sanitário erguida causa uma verdadeira explosão (seja de número 1 ou 2) pelo banheiro.
A famosa “nuvem de cocô” pode, inclusive, contaminar pessoas por coronavírus.
Além disso, a limpeza do banheiro deve ser feita com a maior frequência possível. Imagina só essas gotículas todas se acumulando por dias e dias. Especialmente agora, em tempos de pandemia, com homens e mulheres passando mais tempo em casa e, consequentemente, usando o banheiro com maior frequência.
Mais da metade dos participantes de uma pesquisa sobre hábitos de higiene realizado também pela QS Supplies afirmaram que ficam mais de 24 horas sem higienizar o vaso sanitário. É o seu caso?
Caso seja, segue um tutorial para higienizar a privada em 3 minutos: