• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Fazer xixi em pé suja todo o banheiro, revela estudo

Acredite, no banheiro, não sentar ao mijar é quase um atentado à higiene.

Daiane Oliveira Publicado: 15/07/2020 11:01 | Atualizado: 16/07/2020 10:51

Esse artigo é para você que tem pênis e não faz xixi sentado, que mora com alguém que tem pênis e mija em pé, que trabalha com alguém que tem pênis e urina de pé ou para todo mundo que quer entender porque fazer xixi em pé é quase um atentado à higiene.

E, não. Nós não estamos exagerando.

Um estudo feito pela QS Supplies, loja britânica de acessórios para banheiro, mostrou que o ato de fazer xixi em pé pode emporcalhar não só as bordas do vaso sanitário mas também outras superfícies próximas, incluindo a parede, a pia e objetos que ficam nela – como escovas de dentes.

O estudo em questão convidou 680 homens, a fim de investigar seus hábitos ao fazer xixi; além de dezenas de simulações de micção sob luz ultravioleta, para analisar o alcance dos respingos de urina que podem ser imperceptíveis à luz natural.

 

O resultado das simulações foi esse:

 

O “estrago” após urinar uma vez em pé (apenas uma vez!):

 

 

 

Ah, mas eu miro dentro da água, ou na parte de trás do vaso.”

Se você faz isso na tentativa de diminuir os respingos de urina, está perdendo tempo. O estudo testou vários posicionamentos diferentes do simulador de jato de urina e nenhum reduziu significativamente os respingos para fora do vaso.

Aliás, mirar na parte traseira do vaso é a técnica que mais faz bagunça. O lugar “mais seguro” seria o oposto disso, ou seja, apontar na parte da frente da louça. Mirar diretamente na água ficou em segundo lugar, como mais sujo.

Ou seja: apenas pare.

 

Xixi sentado: um tabu a ser desconstruído

Para interromper esse ciclo só tem um jeito: fazer xixi sentado. A grande questão é que essa não parece ser uma escolha comum dos homens: mais de 70% dos participantes da pesquisa afirmaram que sempre urinam em pé.

E até em uma coisa simples como fazer xixi existe heteronormatividade: mais de 30% dos homens e cerca de 20% das mulheres afirmaram que sentar-se para urinar é algo que consideram “não masculino”.

Xixi sentado, tampa fechada e banheiro limpo!

Essa é a combinação mais eficaz para evitar gotículas indesejadas espalhando-se pelo banheiro. Já falamos aqui no SOS sobre como dar descarga com a tampa do vaso sanitário erguida causa uma verdadeira explosão (seja de número 1 ou 2) pelo banheiro.

A famosa “nuvem de cocô” pode, inclusive, contaminar pessoas por coronavírus.

Além disso, a limpeza do banheiro deve ser feita com a maior frequência possível. Imagina só essas gotículas todas se acumulando por dias e dias. Especialmente agora, em tempos de pandemia, com homens e mulheres passando mais tempo em casa e, consequentemente, usando o banheiro com maior frequência.

Mais da metade dos participantes de uma pesquisa sobre hábitos de higiene realizado também pela QS Supplies afirmaram que ficam mais de 24 horas sem higienizar o vaso sanitário. É o seu caso?

Caso seja, segue um tutorial para higienizar a privada em 3 minutos:

 

O vídeo do estudo na íntegra:

Daiane Oliveira
Jornalista, feminista e mãe. Discute religião, política, sexo e hábitos sustentáveis. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui