• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Cortar Melancia facilmente: conheça a técnica do fio dental

Apesar de inusitada, a técnica é bastante conhecida na confeitaria de bolos.

Bruno Oliveira Publicado: 18/05/2022 09:35 | Atualizado: 18/05/2022 09:47

Existem inúmeros motivos pelos quais você pode amar melancia: é rica em vitaminas, em sais minerais, o suco de melancia é um dos mais saborosos e além disso, é uma fruta 100% aproveitável. Tanto a parte branca da melancia quanto o miolo e a casca podem ser utilizadas em receitas deliciosas. Por isso o Almanaque SOS vem te ensinar uma técnica para fatiar melancia de uma forma super prática e inusitada, usando apenas um fio dental.

 

Passo a Passo: fatiar a melancia com fio dental

Para testar essa técnica aí na sua casa tudo que você vai precisar é de:

  • fio dental limpo e sem sabor;
  • e a melancia, é claro.

Corte um pedaço do fio em torno de 1 metro de comprimento. Além disso, é importante que você fatie a fruta em formato de meia lua para facilitar o próximo passo que vamos explicar em seguida.

 

O processo é bem fácil. Enrole as pontas do fio uma em cada dedo indicador. Em seguida, posicione-o em uma das extremidades da fruta e faça um breve movimento de “serrote” até que o fio comece a deslizar para dentro. Faça isso, forçando o fio no sentido da casca e deslizando pela fruta, até que saia na outra extremidade da sua melancia.

 

Feito o primeiro passo, agora é só repetir o processo. Porém dessa vez ao invés de puxarmos o fio na horizontal, faremos o mesmo processo na vertical, formando assim os deliciosos “bloquinhos” de melancia.

Ok, a melancia usada de exemplo (imagem abaixo) não estava bonita, mas deu para entender.

 

Agora sua melancia está cortada e pronta para ser devorada! Deposite os bloquinhos em algum recipiente ou sirva direto na casca, a escolha é sua.

 

Técnica do fio dental: outras formas de uso

Nas redes sociais, alguns de nossos seguidores também deram uma dica interessante sobre cortar usando um fio dental.

“Eu uso pra cortar bolo quando vou rechear, não tinha pensado pra frutas.”, conta o Keiko Oliveira no Instagram.

A Jayne Costa também compartilhou da mesma sabedoria com a gente, assim como comentou em nosso TikTok:

“Eu uso essa técnica para cortar fatias de bolo.”

Outro seguidor foi além e contou pra gente o que pode ser usado no lugar do fio dental, caso você não tenha algum por perto:

“Minha vó usa um fio de nylon para cortar o bolo ao meio, deixa um só para isso na cozinha.”, explicou o João Skau também no Instagram.

 

Outras formas criativas de fatiar melancia

O Almanaque SOS já publicou diversos artigos sobre técnicas interessantes e criativas que você pode usar para impressionar a visita quando o assunto for melancia fatiada. Separamos algumas delas aqui para você testar em casa:

  • Uma técnica rápida: essa é uma das mais simples para os novatos na arte de cortar melancia. O processo é simples e basta você remover primeiro a casca com uma faca, cortar a fruta ao meio e em seguida ir fazendo os cubinhos com a faca.
  • Um método criativo: Aqui o processo é bem parecido com o do anterior, você deve cortar a fruta ao meio e descascar com uma faca formando alguns bastões mas sem deixar perder o formato original da melancia. Em seguida é só colocar em um recipiente com o mesmo formato e servir no palitinho.
  • Melancia pelada: O objetivo aqui é servir a fruta como se você tivesse removida uma parte da casca com 100% de perfeição. Para tal, será necessário ter duas frutas do mesmo tamanho, uma delas deve ter o miolo completamente removido e a outra remover só a casca. “Lixe” a segunda com uma bucha limpa e encaixe na casca da primeira.
  • Só um pedacinho: a imagem abaixo é autoexplicativa

 

Fonte(s): Viva Bem Uol
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui