10 Opções de Farinha sem Glúten e seus Benefícios
Lista 10 Lista 10

10 Opções de Farinha sem Glúten e seus Benefícios

18 de setembro de 2023
Postado por Andressa Reis

Apesar de parecer um modismo, as receitas livres de glúten são a salvação das pessoas com doença celíaca, alergia ou intelerância ao glúten.

As farinhas sem glúten são uma alternativa para quem que não pode consumir essa substância, e o mercado tem várias opções que às vezes a gente nem conhece!

Por isso, o Almanaque SOS vai te contar como substituir a farinha de trigo nas receitas, mas vale lembrar que qualquer restrição alimentar deve ser acompanhada por um nutricionista, beleza?

O que é o glúten?

O glúten é a junção de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina. Ele é encontrado em cereais como o trigo, malte, centeio e a cevada.

Essa proteína ajuda a dar liga a alguns alimentos, como massas, biscoitos e pães, o que facilita o preparo de receitas desse tipo.

Algumas pessoas não conseguem digerir o glúten, por isso, evitam consumir alimentos com essa substância.

Leia também: 17 Ingredientes para substituir o ovo em receitas para veganos ou alérgicos.

10 Farinhas sem Glúten

1. Farinha de Arroz

A farinha de arroz é rica em zinco e vitamina B6, ela tem um sabor muito sutil e pode ser usada pra fazer várias receitas como tortas, biscoitos e até bolos, como o bolo de arroz com coco que a gente já mostrou por aqui.

Você pode comprar pronta ou fazer em casa, basta triturar o arroz no processador ou liquidificador!

É também uma opção barata em comparação com outras farinhas sem glúten que existem no mercado.

Freepik,
https://br.freepik.com/fotos-gratis/pilha-de-bolos-de-arroz-e-tigela-de-farinha-na-placa-de-madeira_11632756.htm#page=2&query=farinha%20de%20aveia&position=23&from_view=search&track=ais"

2. Farinha de Aveia

Essa aqui já é bem conhecida, ela é rica em fibras e ajuda demais a saúde do intestino. Ah, a farinha de aveia é muito versátil, tá?

Dá pra usar em várias receitas como panquecas, bolos, massa de pizza, tortas, além de ser facilmente encontrada.

Freepik,
https://br.freepik.com/fotos-gratis/massa-de-pao-com-ingredientes-na-mesa-azul_10372987.htm#page=2&query=farinha%20de%20graode%20bico&position=38&from_view=search&track=ais

3. Farinha de Amêndoas

A farinha de amêndoas é uma opção um pouco mais cara. É rica em gorduras, por isso, é mais calórica.

Ela é ideal para fazer mix de farinhas sem glúten, juntando com outras farinhas dessa lista, como a de aveia e a de arroz.

Como ela agrega gordura, a massa fica mais estruturada e úmida, assim a receita tem menos chance de ficar ressecada ou quebradiça.

Pixabay,
https://pixabay.com/pt/users/jennyleenaguirre-9943288/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=3636553">jennyleenaguirre</a> por <a href="https://pixabay.com/pt//?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=3636553

4. Farinha de Coco

A farinha de coco tem um teor baixo de carboidratos e também é rica em gorduras e fibras.

Ela previne a prisão de ventre e ajuda a controlar a glicemia no sangue, além de aumentar a saciedade.

Pode ser usada no preparo de bolos, biscoitos, sobremesas, e até mesmo iogurtes e vitaminas. É ideal para receitas mais cremosas.

Freepik,
https://br.freepik.com/fotos-gratis/pilha-de-bolos-de-arroz-e-tigela-de-farinha-na-placa-de-madeira_11632756.htm#page=2&query=farinha%20de%20aveia&position=23&from_view=search&track=ais

5. Farinha de Linhaça

Além de ser rica em fibras, a farinha de linhaça é uma fonte de ômega-3, o que fortalece a saúde do coração e combate o colesterol ruim.

É ótima para encorpar vitaminas de frutas, e pode ser usada no preparo de bolos e tortas.

Ela tem um sabor um pouco mais característico, por isso, a dica é misturar com outras farinhas pra equilibrar o gosto e manter os benefícios no prepraro da sua receita.

Freepik,
Freepik.com/fotos-gratis/pimentas-moidas-mistas-isoladas-no-fundo-branco-com-espaco-de-copia-de-texto-ou-imagens-especiarias-e-ervas-conceito-de-embalagem-fechar-se_28807676.htm#page=2&query=farinha%20marrom&position=37&from_view=search&track=ais

6. Farinha de Quinoa

Essa opção é uma fonte de proteínas e ômegas 3 e 6. Diferente de outras farinhas dessa lista, a farinha de quinoa é pobre em gorduras, por isso, é bem menos calórica.

Por ser rica em proteínas, é uma ótima escolha pra aumentar a saciedade e recuperar os músculos depois dos exercícios de musculação.

Pode ser usada pra preparar panquecas, bolos e biscoitos, e até pra empanar alimentos no lugar da farinha de rosca.

Freepik,
https://br.freepik.com/fotos-gratis/close-up-de-colher-de-pau-com-mistura-de-po-de-argila_11288949.htm#page=5&query=farinha%20colher&position=2&from_view=search&track=ais

7. Farinha de Grão de Bico

A farinha de grão de bico também tem um teor alto de proteínas e fibras, ou seja, aumenta a saciedade e tem muito menos calorias do que a farinha de trigo.

Ela também é rica em ferro, o que ajuda a prevenir anemia, e magnésio, que atua contra câimbras.

É uma farinha mais densa, ótima pra ser usada em massas mais consistentes como tortas e biscoitos.

Freepik,
https://br.freepik.com/fotos-gratis/po-na-tigela-com-pilao_11338468.htm#page=2&query=farinha%20de%20banana&position=40&from_view=search&track=ais

8. Farinha de Amaranto

O amaranto é nativo do Peru, rico em ferro, magnésio e cálcio, o que colabora pra saúde dos ossos.

Também é fonte de fibras e baixa em carboidratos, por isso, ajuda a controlar o apetite e os picos de glicose no sangue.

Essa farinha é muito parecida com a de quinoa, e pode ser usada no preparo de massas leves como alguns biscoitos e panquecas.

Freepik,
https://br.freepik.com/fotos-gratis/pedacos-de-amendoas_1204225.htm#page=2&query=farinha%20de%20quinoa&position=4&from_view=search&track=ais

9. Farinha de Banana Verde

Quem diria que dá pra fazer farinha com frutas, né? A farinha de banana verde tem bastante fibra, ela dá aquela ajuda pro intestino preguiçoso, e também é rica em carboidratos.

Ela tem um sabor bem sutil, e pode entrar em receitas de bolos, panquecas e biscoitos tranquilamente.

Pelo preço, vale preparar um mix com outras farinhas e aproveitar as propriedades.

Freepik,
https://br.freepik.com/fotos-gratis/colher-de-pau-com-farinha-de-trigo-na-mesa-de-madeira_16093319.htm#page=7&query=farinha%20colher&position=21&from_view=search&track=ais

10. Farinha de Sorgo

A farinha de sorgo ainda é pouco conhecida e um pouco mais cara, é comum encontrar em lojas a granel e na internet.

Essa farinha pode ser usada pra fazer pães, bolos e massas, é bem versátil pois tem um sabor neutro.

Ela é rica em antioxidantes, vitamina B6, magnésio e proteínas, ajuda a aumentar a saciedade e também pode ser tranquilamente combinada com outras farinhas.

Freepik, 
https://br.freepik.com/fotos-gratis/pimenta-em-po_1130010.htm#page=3&query=farinha%20marrom%20tigela&position=11&from_view=search&track=ais

Receitas Livres de Glúten

Depois de conhecer tantas opções, que tal conferir algumas receitas?

Vale reforçar que várias das farinhas que nós mencionamos, como a de arroz, quinoa, aveia e grão de bico podem ser feitas em casa, usando apenas um liquidificador ou processador de alimentos.

E claro, vamos às receitas!

Se a sua dieta te impede de comer farinha de trigo, se jogue nessas opções e seja feliz!

Hospital São Matheus, Tua Saúde, Mundo Boa Forma, Vegmag, Tua Saúde

MATÉRIAS RELACIONADAS