Por Eduardo Mendes
Sempre tem alguém me perguntando como fazer uma composição na parede. O segredo é diversificar. Pode reparar: toda parede lindona de revista sempre tem 1001 coisas em diferentes formatos.
Por isso, o projeto que a Deisy trouxe hoje é uma mão na roda. Primeiro porque é super diferente e segundo, totalmente personalizável. Pra completar, ainda é barato e fácil de fazer, ou seja, não tem desculpa pra você, ao terminar de ler o post, já sair disparado pra fazer o seu quadro também!
TORRE EIFFEL DE BARBANTE
Por Deisy Cruz
Estava a muito tempo querendo fazer um quadro grande com pregos para a sala aqui de casa, já tinha visto alguns modelos com corações ou palavras usando linhas coloridas mas preferi trabalhar com um desenho que gosto muito e frequentemente aparece nas minhas artes: a Torre Eiffel!
Pra começar utilizei um pedaço de MDF cru (120cm X50cm), pregos de aço temperado niquelado (que não enferrujam), betume da Judéia e aguarás mineral . Para fazer a arte com o gabarito do local onde os furos deveriam ser feitos, usei uma foto da torre e desenhei sobre ela no Corel, onde pude marcar os pontos e depois imprimi no tamanho desejado.

O primeiro passo foi lixar toda a tábua pra eliminar qualquer imperfeição e arredondar um pouco os cantinhos. Em seguida diluà o betume da Judéia com Aguarás até chegar no tom que eu queria e apliquei com um pano seco sobre a madeira.
Evitei usar o pincel pois fica marcado, com o pano você pode dar uma cor uniforme em todo o espaço. Passei o betume três vezes e a secagem foi quase que instantânea (o que é ótimo pra gente agoniada como eu que quer logo fazer o próximo passo).

Colei com fita adesiva a imagem da torre bem centralizada na madeira e comecei a pregar. O bacana é que esse prego de aço com cabeça não enferruja e é bem duro então não tem aquele problema de entortar na hora da martelada.
Todos eles ficaram retinhos e pregados a uma profundidade de 1cm mais ou menos (lembrando que esse MDF tem 1,5cm de espessura). Aos poucos ia martelando e rasgando o papel que usei de base, no total foram usados quase 150 pregos (Cada um medindo 2,5cm).
Com ajuda de um gabarito menor que imprimi pra ver o desenho eu fui enrolando e trançando o barbante (de algodão, o mesmo usado para crochê) e fazendo o desenho, sempre cuidando para o outro lado espelhado da torre ficar igual.

É um pouco trabalhoso e confesso que é cansativo pregar todos os pinos e também depois passar a linha esticadinha mas o efeito final me deixou muito contente.
É um painel bem grande e pesado então para pendurar na parede fiz dois furos com broca 8 da furadeira e encaixei nos parafusos que já estavam colocados (tomando cuidado para não atravessar a madeira).
Você pode fazer o seu com base em qualquer desenho e utilizando linhas coloridas, fitas, lã ou outros materiais do gênero. Escolha uma madeira fácil de furar, como o MDF ou o Pinus e se preferir pinte a base de alguma cor vibrante. Boas marteladas pra você!

Ah, e se você já tá fazendo cara feia porque não sabe bater prego.
Saca só essas gambiarras que podem ajudar bastante:

Gostou? Então compartilhe com quem você curte e claro, comente aà que a gente fica feliz. Já conversamos sobre isso antes né? rs