• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Faça sua própria água comestível

Gastronomia molecular para iniciantes.

 

Quer acabar com a sede e a vontade de comer? Existe uma solução!

Story

designboom

Três estudantes ingleses de design se inspiraram nas técnicas de gastronomia molecular e criaram a Ooho – uma bolha sólida de água que é biodegradável, comestível, que mais parece uma água viva -.

img_3_1381876865_e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5

designboom

Essa bolha só consegue existir graças a um processo chamado esferificação, em que a água é congelada e, depois, os cubos de gelo são encapsulados por uma membrana gelatinosa. Essa técnica existe desde 1946 e, atualmente, tem sido bem popularizada pelos chefs espanhóis.

E como faz pra beber?

Drink-water-available-in-edible-water-bottles

media4news

Basta furar essa membrana. Ou então enfia tudo na boca e morde! Só cuidado para não engasgar! No vídeo a seguir rola até uma competição entre garrafa plástica comum e o Ooho.

Ainda é meio nojento complicado né? Mas é continua sendo uma ótima solução sustentável.

 

Senta que lá vem história…

A ideia dessa história toda é a de reduzir a utilização de embalagens de plástico. Isto porque, 80% das embalagens de água não são recicladas. Ao refletir sobre a geração das coisas descartáveis, os designers também afirmam que fabricar a água comestível sai mais barato. Isto porque a embalagens é o que deixa a água mais cara. Segundo eles, dá pra fazer a Ooho com apenas 20 centavos de dólares americanos.

A real é que mesmo que as fábricas não comecem a mudar a sua maneira de engarrafar as águas, que pelo menos você, simples mortal vivendo nesse Planeta Terra, possa criar e comer as suas próprias embalagens biodegradáveis. Tipo a história do João e Maria, que comem a casa de chocolate, só que menos gostoso.

 

Enfim,

Para fazer a sua, se liga nessa receita (em inglês):

inhabitat

Tecla SAP

INGREDIENTES

INGREDIENTES AGUA COMESTIVEL

  • 1g de alginato de sódio (uma substância natural derivada de algas castanhas);
  • 5g de lactato de cálcio de grau alimentício;
  • 3 tigelas;
  • Um liquidificador ou um mixer;
  • Uma colher de profundidade, tipo aquelas de crianças;
  • E água, é claro.

(Você pode encontrar os dois primeiros ingredientes no Gastronomy Lab)

COMO FAZER

AGUA COMESTIVEL 1

Passo 1: Adicione 1g de alginato de sódio em 1 xícara de água. Em seguida, bata tudo no liquidificador até que o alginato se dissolva por completo. Feito isso, deixe essa mistura de lado até que todas as bolhinhas de ar sumam dessa mistura.

AGUA COMESTIVEL 2

Passo 2: Depois de uns 15 minutos, coloque 4 xícaras de água numa outra tigela e adicione as 5 g de lactato de cálcio. Misture bem com uma colher.

AGUA COMESTIVEL 3

Passo 3: Retire um pouco daquela mistura do PASSO 1 usando uma colher de profundidade e coloque na tigela do passo 2. Repita o procedimento com o resto da solução, tomando muito cuidado ao colocar a mistura na tigela.

AGUA COMESTIVEL 4

Passo 4: Por 3 minutos, mexa muito suavemente as bolhas que se formaram.

AGUA COMESTIVEL 5

Passo 5 : Após mais 3 minutos,  retire as bolhas/frascos da tigela, usando uma escumadeira, e as transfira para uma nova tigela cheia de água – isto finalizará a reação química e, voilá, sua água comestível estará pronta para o consumo!

AGUA COMESTIVEL 6

Agora, você que pratica corrida não precisa mais jogar o seu copo de água na galera sem ela ter feito nada pra você!

 

Fontes: designboom | inhabitat

Bruno Hoera
Paulistano, publicitário e justiceiro do mundo: briga por papel jogado no chão, espera as pessoas saírem para entrar e dá bom dia pro porteiro que nunca respondeu. Não faz a barba por preguiça e não costuma arrumar a cama porque mais tarde vai bagunçar tudo de novo. Por falar demais, achou melhor começar a escrever antes que se engasgasse com as próprias palavras.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui