Faça seu gato caçar a própria ração - é para o bem dele!
  • Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

chevron_left
chevron_right

Faça seu gato caçar a própria ração – é para o bem dele!

É possível estimular o desenvolvimento do seu gatinho molenga de maneiras muito simples.

Kelly Christi Publicado: 24/08/2015 12:19 | Atualizado: 24/08/2015 12:22

Meu sonho é ficar o dia todo deitado, de boas, recebendo comidinha na boca. Acho que meu sonho é ser o Garfield!

garfild_sososlteiros

– Me ame. Me alimente. Nunca me deixe.

Mas parece que essa vida de preguiça não serve para todos os gatos. O inventor Benjamin Millam criou um equipamento que promete acabar com o sedentarismo do seu bichano. 

Millam conseguiu fazer com que seu gatinho, Monkey, caçasse comida pela casa – e não tem nada a ver com baratas ou ratos. O gato usa seu instinto caçador para encontrar uma bolinha, que ao ser depositada em uma máquina, recebe em recompensa a sua ração. Se liga no vídeo que Benjamin postou em seu site:

O equipamento foi criado com o intuito de fazer com que o gato se alimente de uma forma natural, aguçando o seu lado instintivo de caça.

cat-feeding-self-hunt-gif-today-150807-1_95f2f67f81f73944d56cf5bb770aa9f5

Segundo pesquisa publicada na revista científica americana PNAS, um gato domesticado, por mais que tenha relação direta com o homem há mais de 9 mil anos, não se diferencia de um felino selvagem em relação aos seus instintos e capacidades, como a amplitude auditiva para detectar a presa, por exemplo.

Colocar em prática a ideia de fazer uma máquina, como Benjamin, é para poucos (se quiser, o passo a passo está aqui). Mas é possível estimular a caça do seu gatinho em casa de maneiras muito simples, veja algumas dicas.

***

1. Esconda um petisco

Esconda um petisco para o bichano em potes de iogurte higienizados e nas caixas de papelão com papéis picados e faça o seu gato procurar, além de estimular a caça, será uma atividade divertida para ele.

gato_sososlteiros

 

2. Coloque a comida em lugares altos

Em seu habitat natural, o gato arrasta a sua presa para o topo de uma árvore para que não se sinta ameaçado, enquanto se alimenta, então uma boa forma de estimular a caça e proteção, é fazer com que ele encontre a comida em um lugar alto.

Fatosdesconhecidos

3. Crie uma pequena trilha

Crie pistas, como um caminho feito com grãos da ração que o leve até a comida, por exemplo. O olfato apurado do seu felino fará com que ele encontre a refeição escondidinha bem rápido. Ele acha tudo!

ySHAzm9

 

4. Faça movimentos sutis ao brincar com ele

Quando for brincar com o seu gato, faça movimentos sutis com uma bolinha ou novelo de lã para estimular o seu gato para o ataque. Gatos adoram sutilezas para saber quando é a hora certa de atacar, apenas tome cuidado com as suas mãos para evitar mordidas e arranhões.

 

5. Não corte o bigode dele

Pode parecer uma coisa boba, mas cortar ou mesmo aparar o bigode do gato é prejudicial à caça e defesa dele.

Segundo a biologia, os pelos dos gatos não são apenas parte da característica física, eles funcionam como vibrissas – pelos sensoriais – e são importantes para a caça ou para fugir quando eles se sentem em perigo, portanto não corte o bigode do seu gato!

Bol

 

Com essas dicas, será fácil transformar esse seu gato molenga, num verdadeiro caçador. Ok, nem tanto, mas será bom para o desenvolvimento dele, e muito divertido para você!

 

Fontes: BenjaminMillam | Observador |  Terra |  Whiskas 1 |  Whiskas 2

Kelly Christi
Cronista, jornalista, criadora do blog literário Pequenos Deleites, curiosa, louca por livros e sem paciência com paranoicos.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui