• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Setor Bugiganga

Faca de manteiga dura: qual espátula é a melhor de todas?

Investigamos qual das facas de manteiga realmente é a melhor para usar na manteiga dura.

Debora Resende Publicado: 25/08/2020 14:01 | Atualizado: 25/08/2020 15:15

O problema da manteiga dura é tão real que diversas empresas investiram em estudos e tecnologia para facilitar esse processo. Como resultado, criaram uma enorme variedade de utensílios para não destruir o seu pão. Nesse artigo investigamos o assunto: afinal, qual é a melhor faca de manteiga?

 

Faca de manteiga dura: as principais opções

Os especialistas vivem dizendo que a manteiga é mais saudável que a margarina, e eu descobri o porquê: ela fica tão dura na geladeira que você desiste de comer, e aí é impossível fazer mal para a saúde. 😂

Brincadeiras à parte, o problema da manteiga dura é tão real que empresas investiram em estudos e tecnologia para facilitar esse processo que parece tão simples. Mas será que essas facas para manteiga são realmente tão incríveis, ou você só vai jogar seu dinheiro fora?

Para te ajudar a fazer a escolha certa, analisamos vários modelos, alguns reviews e a opinião dos usuários e chegamos a um veredito final. É agora que você vai descobrir qual faca para manteiga realmente vale o investimento.

 

1. Faca de manteiga comum (espátula)

Essa é a faca de manteiga mais comum, uma simples espátula sem corte que ajuda um pouco na hora de pegar a manteiga. Algumas têm até pequenas serrinhas, como as facas tradicionais, mas são bem mais delicadas para não despedaçar o pão inteiro.

A principal vantagem da espátula de manteiga comum é o preço. Existem opções a partir de 3 reais, então é mais acessível. É legal também para quem quer comprar em maior quantidade, para receber visitas em casa, por exemplo.

Mas quem já usou sabe, ela não funciona tão bem assim para manteiga dura, sendo muito semelhante a uma faca convencional. O lado bom, como dito, é que realmente são bem mais baratas.

 

2. Faca com furinhos para espalhar a manteiga

Existem alguns modelos de facas que se parecem com as espátulas comuns, mas possuem alguns furinhos e outros cortes para facilitar na hora de pegar a manteiga.

As mais famosas se chamam “Butter Knife Magic” e “ButterUp“, mas existem outros modelos com a mesma proposta. Nas imagens promocionais ela parece incrível, mas pesquisei um pouco e descobri que não funciona tão bem quanto parece.

Nesse vídeo promocional, por exemplo, eu tive a impressão que a pessoa teve que fazer um pouco de força tanto para pegar a manteiga, quanto ao passar no pão. A manteiga continua dura e não é nada fácil de espalhar. Talvez seja um pouquinho mais fácil pelo fato de serem pedaços menores de manteiga, mas não parece valer a pena.

Ao pesquisar avaliações de pessoas que já compraram, não achei em nenhuma grande loja nacional, então não temos avaliações brasileiras.

Na Amazon americana as notas são até boas, com cerca de 4 estrelas em 5. Têm pessoas que deram nota 1 e falaram que é péssima, mas também têm pessoas que amam. Também encontrei em sites da China e me surpreendi. Nota 4.8 em 5, em dois anúncios diferentes com uma média de 200 avaliações.

Sobre valores, aqui no Brasil encontrei de 50 a 100 reais (POIS É!); nos EUA por cerca de 10 dólares e na China achei até de 8 reais, mas o frete não compensa.

 

3. Faca que esquenta com o calor do seu corpo

Quando eu descobri a existência dessa faca, achei incrível! Mas já adianto que ela parece não ser tudo isso que promete. Essa faca se chama “Spread That!” e a ideia é simples: a tecnologia de seu material faz com que ela absorva o calor do seu corpo, esquente e derreta a manteiga.

Me empolguei com essa faca e pesquisei muito; fiquei com muita vontade de comprar. Vi alguns reviews na Amazon americana e no Mercado Livre brasileiro e as opiniões são bem divergentes. No geral as avaliações são boas, mas também tem muitos comentários negativos.

Fui assistir alguns vídeos para ver como ela funciona, e foi aí que eu desencantei.

O primeiro vídeo que vi foi da youtuber Lisa Beiswenger, que aprovou a faca. Mas eu observei dois problemas:

  • Ela não utiliza uma faca normal para fazer uma comparação;
  • Lisa segura a faca por quase um minuto e a temperatura aumenta 3ºC. Ou seja, não achei nada prático. Prefiro colocar a manteiga no micro-ondas por 10 segundos e usar as facas que já tenho mesmo.

Um canal local da Fox News fez uma matéria sobre a faca, em que uma repórter do canal e uma confeiteira a testaram, em comparação com uma faca comum. Resultado: a faca que esquenta com o corpo funciona, mas funciona tão bem quanto a tradicional, então não vale o investimento.

Não foi dessa vez. Além disso, para comprar aqui no Brasil você vai gastar mais de R$100.

 

4. Faca aquecida elétrica (espalhador de manteiga)

Que tal uma faca que esquenta com eletricidade? Então, ela existe. Desconsiderando as facas elétricas para manteiga que foram apenas protótipo, como a  “Toast Knife” e a “EasiSpread“, apenas uma conseguiu ganhar o mercado. Pelo menos com acesso “fácil” aqui no Brasil.

A faca elétrica para manteiga recarregável, que aparentemente não tem nome ou marca, está disponível para compra. Ela vem com um cabo USB para recarregar, e um botão de liga e desliga. Basta esperar três minutos para ela aquecer.

Ela é vendida na Amazon do Reino Unido, no Aliexpress e em sites como a Amazon brasileira e Mercado Livre. O problema é que nos sites nacionais ela custa no mínimo R$150 e são importadas. Para piorar, elas vem da China. Ou seja, pode demorar meses para chegar e você ainda se sujeita a taxas de importação.

  • Dica: por isso, vale mais a pena comprar direto na Amazon britânica — mas encontrei apenas uma loja que envia para o Brasil — ou pelo Aliexpress, que também é da China e pelo menos custa metade do preço das lojas “brasileiras”.

Sobre as avaliações, não encontrei nenhuma nos sites nacionais. No Aliexpress existem alguns anúncios avaliados, todos com nota 4.7 para cima. Na Amazon do Reino Unido encontrei poucas avaliações, mas a maioria não é muito positiva.

Pelo review do vídeo publicado no canal Belljin Waffle, ela funciona menos que a faca comum. Vixe… Em contradição, no vídeo do youtuber Anthony Moss, o resultado parece ser satisfatório.

Resumindo: ela é cara, difícil de comprar, nada prática (já que é preciso esperar 3 minutos para esquentar) e pode não funcionar – afinal, os reviews são bastante conflitantes.

 

Conclusão: afinal, qual faca de manteiga vale a pena?

Depois dessas informações, a ideia aqui é que você tire suas próprias conclusões.

Mas, pessoalmente, concluí que a melhor entre as opções citadas é a boa e velha “Faca/espátula de manteiga comum” mesmo. Ela pode até não ser perfeita, mas tem uma coisa que eu amo: preço acessível. Além disso, cumpre o papel dela da mesma forma que as outras, talvez até melhor – pela facilidade de manuseio.

O valor das facas especiais para manteiga é alto e poderia ser considerado um investimento SE funcionassem como prometem; o que não é o caso.

O objetivo de uma faca “diferentona” e tecnológica para manteiga é que seja prática, mas ter que esperar de um a três minutos para que elas esquentem, convenhamos, é o oposto de praticidade.

Apesar disso tudo, vamos combinar que a melhor opção mesmo é colocar um pouco de manteiga em um copo, levar ao micro-ondas por alguns segundos e usar qualquer faca que você já tenha em casa. Você vai gastar menos tempo e muito menos dinheiro!

 

E não, não é indicado deixar a manteiga fora da geladeira!

Segundo a Super Interessante, “fora da geladeira, bactérias e fungos fazem a festa sobre ela, deixando-a rançosa e amarga – uma manteiga que sai para passear e não volta pode causar até intoxicação alimentar”.

A dica dada pelo biomédico Roberto Figueiredo, nesse caso, “é deixá-la na porta da geladeira, onde a temperatura menos baixa a torna menos dura”.

Debora Resende
25 anos, com a coluna e a alma de 85. Mineira de Beagá, especialista em Marketing Digital e viciada em internet. Apaixonada por viagens e fotografia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui