Querida leitora, já imaginou qual seria a reação de um homem ao saber que você tem plena consciência de que é mesmo um “mulherão da [email protected]”?
Pois foi isso que o experimento da escritora e blogueira Feminista Jones quis mostrar. Como um cara reage ao receber pelo comentário “nossa, que corpo lindo você tem“, a empoderada resposta “obrigada, sei disso“. O resultado é chocante!
Por sua conta no Twitter, a ativista novaiorquina sugeriu às suas seguidoras que irritem um homem, ao dizer que concorda com um elogio que ele fez. Em suas publicações seguintes ela conta a sua percepção sobre o experimento.
Piss a man off today: Tell him you agree with his compliment of you.
— TheDevil’s Sidechick (@FeministaJones) May 12, 2017
– Irrite um homem hoje: Fale que você concorda com o elogio que ele fez sobre você.
Ela revelou que muitos homens não gostam de saber que a mulher concorda que são lindas, inteligentes ou qualquer outro “elogio” atribuÃdo à elas, por eles. Segunda a autora, isso só mostra o quanto os homens não estão preparados para receber como resposta algo diferente de um “muito obrigado” e um sorrisinho sem graça.
Feminista Jones – que é um pseudônimo de Michelle Taylor – ainda complementa, dizendo que ela chegou a ouvir até reclamações quando agradece, de forma séria, as “cantadas” dos rapazes, e isso é apenas uma afirmação de que os caras (e a sociedade) nutrem uma triste expectativa de que mulheres não podem se auto-apreciar.
That goes back to what most women were saying abt their experiences w/this. The expectation’s that women should show no self-appreciation
— TheDevil’s Sidechick (@FeministaJones) May 13, 2017
– Eu vejo isso sempre, pois é minha resposta usual. “Obrigada” e continuo andando. Ele fica gritando, me amaldiçoando: “isso é tudo o que você vai dizer?”
– “Isso volta ao que a maioria das mulheres estava dizendo sobre suas experiências. A expectativa de que mulheres não deveriam mostrar auto-apreciação“
Após a repercussão de sua publicação, que chegou a ultrapassar, até o momento dessa publicação, a marca dos 5 mil compartilhamentos, muitas garotas apoiaram a iniciativa e enviaram para a escritora prints de conversas onde respondem aos elogios da forma como a escritora sugeriu e receberam a mesma reação bizarra dos homens.
@FeministaJones Works every time pic.twitter.com/uUWMAnCtGv
— ? (@afrawlmiau) May 12, 2017
– Funciona todo dia | Cara: “Oi, belo corpo” – Garota: “Eu sei, certo?” – Cara: “Eu não sabia que você sabia, desculpe por isso” – Garota: “Como eu não saberia? Olho para ele todos os dias.” – Cara: “Na verdade, você não tem um belo corpo, precisa ir mais à academia. Eu só queria puxar assunto.”
@FeministaJones old but still relevant pic.twitter.com/PFim8UAXQN
— alex (@girls0nfilm) May 12, 2017
– Antigo, mas continua relevante | Cara: “Eu amei o seu cabelo” – Garota: “Obrigada, eu também” – Cara: “Calma aÃ, Ziggy. Não me faça gostar menos dele” – Garota: “Por que o fato de eu também gostar do meu cabelo fará você gostar menos dele? Claro que eu gosto do meu cabelo, está na minha cabeça.”
@FeministaJones well liking yourself ruins the fetish of innocence apparently pic.twitter.com/uQpkvVclEV
— haunted ravioli (@lilpochaco) May 17, 2017
– Gostar de você mesma estraga o fetiche da inocência, aparentemente. | Cara: ” Eu gostaria que não percebesse que é uma garota adorável pra caramba.” – Garota: “Por quê?” – Cara: “Não ter consciência disso faz parecer mais inocente, eu acho. É isso” – Garota: “ok”.
A escritora ainda revelou que não é todos os homens que se comportam dessa maneira, mas tendo essa reação ou não, é de praxe que a maioria dos caras duvidem dessas situações que as mulheres são obrigadas a passar (todos os dias).
A ativista então aconselha os marmanjos:
“Não é porque você não faz ou nunca viu que isso não existe. Ouça o que as mulheres estão dizendo, tentem entender o que está acontecendo”.
Feminista Jones