• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Experimento simples comprova a importância de lavar as mãos com frequência

Você vai querer lavar a sua assim que terminar de ler.

Uma, lava outra, lava uma mão…” Dá musiquinha escrita por Arnaldo Antunes, certamente deve se lembrar. Mas você a pratica?

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, lavar as mãos é a maneira mais simples e eficaz de evitar infecções e a propagação de germes, inclusive os mais poderosos, resistentes à antibióticos.

Mas se as palavras dos especialistas não te inspiram a higienizar as mãos com frequência, existe um experimento com efeito visual que pode te fazer mudar de ideia.

Com o objetivo de demonstrar aos seus alunos a importância de higienizar as mãos, Donna Gill Allen, uma professora da Carolina do Norte, Estados Unidos, propôs uma simples experiência em sala de aula.

Ela tinha três fatias de pão. A primeira foi retirada da embalagem usando luvas, a segunda com as mãos bem limpas e a terceira passou pelas mãos de todas as crianças até ser embalada em um saquinho individual, assim como as outras duas. Através dos dias que se passaram, a importância de lavar as mãos foi ficando cada vez mais clara para os alunos. O motivo? Olha só o resultado:

Controlado [com luvas] | Mãos limpas | Mãos sujas

Os germes e bactérias presente nas mãos das crianças acelerou o processo de decomposição do pão, criando uma diferença absurda no aspecto do alimento quando comparado com as outras duas fatias.

Ou seja, o mesmo que aconteceu com o pão do experimento aconteceria com o seu sanduba, a diferença é que a gente come o alimento e todo esse combo de germes e bactérias vai pro nosso organismo. Ok, pode ir lavar suas mãos agora.

Fonte(s): Update Or Die
Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui