Experimento simples comprova a importância de lavar as mãos com frequência
“Uma, lava outra, lava uma mão…” Dá musiquinha escrita por Arnaldo Antunes, certamente deve se lembrar. Mas você a pratica?
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, lavar as mãos é a maneira mais simples e eficaz de evitar infecções e a propagação de germes, inclusive os mais poderosos, resistentes à antibióticos.
Mas se as palavras dos especialistas não te inspiram a higienizar as mãos com frequência, existe um experimento com efeito visual que pode te fazer mudar de ideia.
Com o objetivo de demonstrar aos seus alunos a importância de higienizar as mãos, Donna Gill Allen, uma professora da Carolina do Norte, Estados Unidos, propôs uma simples experiência em sala de aula.
Ela tinha três fatias de pão. A primeira foi retirada da embalagem usando luvas, a segunda com as mãos bem limpas e a terceira passou pelas mãos de todas as crianças até ser embalada em um saquinho individual, assim como as outras duas. Através dos dias que se passaram, a importância de lavar as mãos foi ficando cada vez mais clara para os alunos. O motivo? Olha só o resultado:
Os germes e bactérias presente nas mãos das crianças acelerou o processo de decomposição do pão, criando uma diferença absurda no aspecto do alimento quando comparado com as outras duas fatias.
Ou seja, o mesmo que aconteceu com o pão do experimento aconteceria com o seu sanduba, a diferença é que a gente come o alimento e todo esse combo de germes e bactérias vai pro nosso organismo. Ok, pode ir lavar suas mãos agora.