Se você muitas vezes não consegue concentrar-se nas tarefas e sente como se tivesse um macaquinho dentro da sua mente te perturbando, saiba que não é preciso muito esforço e nem total silêncio para relaxar.
É possÃvel meditar facilmente a qualquer momento.

O Macaco da Mente
O mestre de meditação budista tibetana Yongey Mingyur Rinpoche, em um vÃdeo para o Huffington Post, se refere à inquietude que gera a falta de concentração, estresse, ansiedade, entre outros, como um macaco tagarelando sem parar, dando palpites e gerando pensamentos, muitas vezes irreais.
Yongey revela que a questão está em dar ouvidos ou não para esse macaco da mente. E se você não deseja que ele te incomode é preciso fazer as pazes e dar uma ocupação ao mesmo por meio da meditação.
Meditação equivocada
Contudo, muitas pessoas têm um entendimento equivocado sobre meditar pensando que é preciso bloquear pensamentos e emoções, se concentrar para pensar em nada e esvaziar a mente, por isso acabam se esforçando demais, diz o monge.
Ele revela que, na verdade, nós precisamos dos pensamentos e emoções e que podemos meditar em qualquer lugar e a qualquer momento. Mesmo em segundos, enquanto andamos, tomamos café ou estamos em uma reunião, tudo de uma forma muito simples.

Dando uma ocupação ao Macaco: técnica simples!
Segundo Mingyur Rinpoche, para dar uma ocupação ao Macaco da Mente é só mandar ele prestar atenção em sua respiração.
Esse é um exercÃcio muito simples e eficaz de meditação, basta inspirar e expirar repetidamente e seus pensamentos irão para segundo plano. O foco será no ato da respiração.
Apenas foque na respiração e tudo estará bem. As preocupações e problemas ficarão de lado. Mesmo que você faça isso poucas vezes, poderá realizar em qualquer lugar e a qualquer momento, diz o monge.
Depois de um tempo você pode reservar um espaço no seu dia para focar na respiração, mas não esqueça: quando o “Macaco da Mente” te atazanar, apenas inspire e expire, continue ocupando ele e não deixe que pensamentos negativos tomem o controle.