• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Como evitar que espelho fique embaçado no banheiro (3 Truques!)

Testamos com uma batata também, mas o resultado não foi o que esperávamos.

Bruno Oliveira Publicado: 12/12/2022 09:50 | Atualizado: 12/12/2022 09:53

Que o vapor não é o melhor amigo de vidros e espelhos, isso muita gente já sabe. Portanto, neste artigo a gente decidiu testar quatro ingredientes comuns, que são recomendados para evitar que a água se acumule nos vidros, deixando-os embaçados, sendo eles: sabão em barra, creme de barbear, detergente e uma batata.

A premissa é passar uma fina camada desses produtos individualmente no espelho e depois checar quais deles são mais ou menos eficazes para evitar o “antirreflexo” causado pelo vapor. Bora lá!

 

Como evitar que o espelho fique embaçado no banheiro

Caso você queira testar usando todos os ingredientes como nós fizemos, para ver qual dá mais certo, é só se ligar no passo a passo, caso contrário, basta escolher um dos que deram certo e aplicar em toda a região espelhada antes de expor ao vapor.

Passo a Passo

Vale dizer que a técnica é a mesma para todos os produtos, sem distinção. Ou seja, para todos os casos, basta passar a substância em pequena quantidade na superfície do espelho, em seguida retirar o excesso com um paninho seco, macio e limpo na região, que dispensa enxágue. Mais à frente vamos mostrar o resultado.

1. Sabão em barra

Sem mistério. É só “riscar” o espelho de leve com o produto e depois passar um pano por todo a superfície até o sabão desaparecer.

 

2. Creme de barbear

Similar ao que fizemos com o sabão, borrife pequenas quantidades do produto em toda a área do espelho e esfregue o paninho.

 

3. Detergente

Como os demais itens, é preciso ter cuidado para não depositar ingrediente demais na superfície do espelho. Se isso acontecer, “corrija” ao passar o pano até que o espelho fique limpinho e transparente de novo.

 

4. Batata

Já adiantamos que esse foi um teste, pois essa técnica funciona para evitar gotículas de chuva. Nisso, cortamos a batata ao meio, esfregamos e eliminamos o excesso com o paninho limpo.

 

Resultado!

Antes de mais nada, expomos outro espelho ao vapor do banho sem produto algum para ver o resultado, que não nos surpreendeu, pois tanto o espelho quanto o óculos do Dario ficaram completamente embaçados.

 

E aí que vem a solução! Tanto o sabão em barra, quanto o creme de barbear e o detergente conseguiram manter o reflexo ao evitar que o vapor se acumulasse na superfície do espelho.

Vale dizer que, segundo nosso editor, detergente se provou a melhor técnica. Com esse teste, ficou claro que ele é mais fácil de aplicar e de limpar com o paninho.

 

Entretanto, o resultado da área que aplicamos a batata foi um desastre e ficou tão embaçado quanto os espelhos em que nenhum produto foi aplicado. O amido presente no tubérculo só funciona para evitar gotículas maiores.

 

O que precisamos saber sobre essa técnica

1. Como o vapor se acumula no vidro do espelho?

De acordo com estudo desenvolvido pela Paya Lebar School, os vidros embaçam pois o vapor da água no ar que circula está a uma temperatura mais elevada do que a superfície do vidro. Isso faz com que o vapor perca temperatura e condense na superfície, formando pequenas gotas d’água que bloqueiam o reflexo.

O estudo também explica o porquê dos produtos como sabão em barra, sabonete e creme de barbear serem efetivos ao barrar esse efeito. O efeito se dá primariamente por um composto que esses produtos têm em comum, o composto surfactante:

“Esse efeito [surfactante] faz com que as gotas de água sejam absorvidas na camada hidrofílica e se espalhem para formar uma fina película de água. Essa película de água não afeta sua visão porque as gotas de água tornam-se muito pequenas para serem vistas a olho nu.”

Além do uso desses produtos criarem essa camada que absorve a água, isso faz com que a tensão superficial da água tenha menor impacto no vidro, o que também ajuda a evitar que o embaçado.

 

2. Por que o resultado com a batata foi um desastre?

Quando observamos o resultado da batata nos ocorreu um pensamento intrigante, pois nós já testamos a batata no vidro do carro contra as gotas de chuva e o resultado foi excelente. Contudo, nesse teste, a batata foi ineficaz pois não conseguiu evitar que o vidro atraísse o vapor da água.

Conversamos com a química Lila Tarnowski que nos explicou o porquê dessa técnica funcionar no carro e não no espelho do banheiro:

“O amido da batata é um polímero natural que tem um pouco de propriedades surfactantes. Por isso que em alguns casos ele funciona como antiembaçante, mas ele não tem boa adesão, nem no vidro nem na superfície da água (ou das gotas de água).”

A especialista também explica que o peso da água em seu estado gasoso (vapor) também interfere no resultado:

“No vapor as moléculas de água estão mais livres, na gota de chuva elas estão bem mais próximas. No caso do vapor do chuveiro, na hora que esse vapor encontra a superfície do espelho, que está mais fria que o vapor, a água condensa (vira líquida), só que ainda em gotas muito menores que as da chuva, por exemplo.”

Lila conclui afirmando que apenas um produto com uma função surfactante maior do que a batata consegue evitar que o vidro fique muito embaçado:

“É necessário usar um produto com uma função surfactante mais forte. Dessa maneira torna-se possível diminuir a adesão entre a água e o vidro, evitando que ele permaneça embaçado.”

Em suma, a temperatura e o peso da água em diferentes estados físicos é o que influencia o efeito positivo ou negativo da batata, seja no vidro do carro ou no espelho do banheiro. Essa influência determina que ela funciona para repelir a água da chuva (mais densa e pesada), mas não o vapor do banho (mais leve e rarefeito).

 

O que a galera achou desta dica

Alguns seguidores do Almanaque SOS compartilharam suas opiniões com a gente nas nossas redes sociais:

“Pelo que eu pude compreender, a batata quebra a tensão superficial da água, não deixando a água aderir ao vidro, mas não impede que o vapor embace o espelho.”, sugeriu Georgia Gomes em nosso Instagram.

“Acho que a batata não é para evitar a condensação/vapor, mas aqueles pingos de água que ficam acumulados. Tipo no vidro do carro, em uma chuva fraca.”, indagou Vanessa Souza em nosso TikTok.

“Detergente é bom em tudo!!! Até pra lavar o banheiro e tirar a gordura do box.”, lembrou Binho em nossa página no Facebook.

“Muito legal! A batata deve ser para repelir a água no caso de chuva e tals!!!”, comenta Paula em nosso canal no Youtube.

Fonte(s): DOLLAR SHAVE CLUB
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui