• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Contra a cárie no dente, use o seu fio dental com pasta de dente

Método pode ser eficiente na proteção do esmalte dentário, segundo dentistas.

Daniele Campos Publicado: 20/08/2020 13:59 | Atualizado: 20/08/2020 15:04

Segundo alguns dentistas, além dos cuidados básicos com a higiene bucal, passar pasta de dente no fio dental é uma excelente maneira de evitar cárie. Entenda a seguir.

 

Desde que o mundo é mundo que as formas usadas para manter a saúde bucal em dia e evitar a tão temida cárie no dente são escovar e passar o fio dental diariamente.

O reforço de uma limpeza dentária diária e com flúor parece estar sendo levado mais a sério no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a incidência de cárie na população brasileira caiu de 69%, em 2003, para 56% no ano de 2010.

Mas será que somente as duas técnicas “tradicionais” funcionam para uma correta higienização da boca? De acordo com o casal de dentistas Luís Coelho e Catarina Matos, há outra alternativa.

Os dois, além de casados, são donos da clínica dentária Eiriz e têm aproveitado o isolamento social para dar dicas sobre saúde bucal em seu perfil do TikTok. Uma dessas dicas foi a de colocar pasta de dente no fio dental antes de utilizá-lo.

 

Passo a Passo

É bem simples, veja:

  1. Basta colocar um pouco de creme dental no dedo.
  2. Colocar uma camada espessa dessa pasta na fita ou fio dental.
  3. Fazer isso todas as noite e não bochechar com água depois.

Passo a passo apresentado pelo dentista Luís Coelho em seu perfil do TikTok

 

Xô, cárie no dente!

“Essa técnica pode diminuir a probabilidade de alguém ter cárie, pois permite que mais flúor, uma substância presente na pasta, chegue nas zonas entre os dentes”, os especialistas explicam ao SOS.

Ainda segundo eles, o flúor protege o esmalte dentário, “tornando-o mais duro e resistente aos ácidos produzidos pelas bactérias responsáveis pela cárie no dente”. Isso porque, na boca, as bactérias (Streptococcus mutans) que formam as placas de cáries produzem um ácido que corrói os minerais do dente até quebrá-lo.

Desse modo, Luís e Catarina recomendam aplicar creme dental no fio ou usar fios dentários com flúor já incorporado. “De preferência fazer todos os dias antes de deitar”, frisam.

O casal ainda aponta que o método serve de estímulo para o uso regular do fio dental, já que, segundo dado divulgado pelo Conselho Federal de Odontologia ao Datafolha, em 2016, 43% da população não utiliza o fio dental.

 

Sem estudos, ainda não existe um consenso entre dentistas

Embora os dois dentistas aconselhem a prática aos seus pacientes e seguidores do TikTok, ainda não existem estudos que comprovem a eficiência do método na defesa contra a cárie no dente.

“Eu conheço, mas não recomendo a técnica. Acredito que não faz diferença e pode complicar as coisas para o paciente, se tornando um fator de impacto negativo”, nos explica o cirurgião dentista Luiz Eduardo Pinto de Carvalho.

Apesar das controvérsias, Luís e Catarina salientam que aplicar a pasta de dente no fio dental é, sim, um grande passo no combate à cárie no dente, e que o método deveria ser mais popular.

“Meus colegas já tiveram bons resultados com os pacientes deles e eu também. Por isso indiquei, para que essa dica fácil de aplicar no dia a dia seja mais conhecida”, conclui Luís Coelho.

Daniele Campos
Jornalista pela UNESP, redatora freelancer e mais uma alma que vaga pelo mundo em busca de mudar alguma coisa.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui