• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Quanto tempo depois de beber eu posso dirigir? Esse app te fala!

Essa calculadora do álcool pode te responder isso rapidamente.

Rui Davi Publicado: 17/08/2018 15:44 | Atualizado: 17/08/2018 17:45

Desde que entrou em vigor, em 2008, a Lei 11.7005, mais conhecida como Lei Seca, proporcionou a maior conscientização dos motoristas e a redução considerável no número de acidentes nas vias brasileiras.

Apesar disso, ela também se tornou bastante polêmica ao proibir algo que é, assumidamente, praticado por 25% da população brasileira, segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde (PNS). Esse estudo também aponta que os acidentes de trânsito são um dos principais motivos de morte no país.

Por isso, muitas pessoas param de beber algumas horas antes de dirigir.

No entanto, a absorção de álcool pelo organismo não obedece a nossa vontade, ou seja, ainda há boas chances de ser autuado em uma blitz. Por isso foi criado um aplicativo que afirma retirar as dúvidas quanto ao seu estado para assumir a direção.

O “Motorista Consciente“, lançado pela consultoria Doutor Multas, faz um cálculo para dizer quanto tempo depois de ingerir bebida alcoólica uma pessoa pode dirigir.

Como funciona essa tecnologia?

O app utiliza a Fórmula Widmark, que reúne informações, como a quantidade de bebidas ingeridas, sexo e peso para estimar qual o horário aproximado que o organismo estará livre do álcool.

Para se basearem, os criadores do aplicativo utilizaram dados de um estudo feito em 2014, divulgado pela Universidade Appalachian, EUA. A pesquisa verificou a concentração de álcool no corpo dos seres humanos e indicou que, por hora, são metabolizados cerca de 15 miligramas da substância.

Então, ao cruzar essa informação com os dados preenchidos pelo usuário, usando a Fórmula Widmark, o programa consegue dizer o tempo médio em que o álcool será totalmente processado pelo organismo.

O que diz a lei?

Desde 2011, a Lei Seca proibiu qualquer volume de bebida alcoólica nos motoristas de automóveis, com risco da perda do direito de dirigir, suspensão da carteira por 12 meses, multa ou até prisão.

Por isso, a lei não permite uma quantidade mínima da substância e os condutores flagrados, em qualquer situação, serão autuados por infração de trânsito, mesmo que não assopre o etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro.

A multa prevista na lei é de R$ 2.934,70, além de 7 pontos na carteira de habilitação, para o motorista que for pego embriagado, sendo considerada uma violação grave do Código de Trânsito Brasileiro.

As abordagens dos agentes da Lei Seca acontecem, na maioria das vezes, em cidades com grande circulação de veículos ou nas rodovias. A quem for parado será solicitado que assopre o bafômetro, a pessoa pode se negar e será orientada a fazer outro exame.

Se mesmo assim, ela não quiser realizar nenhum teste, será multado por recusa à realização de exames de medição de nível alcoólico, que tem a mesma classificação de ser pego no flagra.

Como o app funciona?

Com essas condições, alguns condutores podem se sentir bem para dirigir, imaginando que, por não sentirem mais os efeitos, estão livres do álcool. Assim, podem fazer o teste sem saber que ainda têm a substância no organismo.

O Motorista Consciente age para ajudar os motoristas a saber que horas realmente eles estão aptos à direção. Ele está disponível apenas para aparelhos Android e, além da função principal, oferece explicações sobre a Lei Seca e a multa por dirigir alcoolizado.

Seu funcionamento é bastante simples e intuitivo.

Ao abrir o app, ele vai mostrar as opções para calcular o tempo até dirigir; orientações de como agir em uma blitz; dúvidas e o suporte ao aplicativo.

Clique em “calcular”.

Agora informe o seu sexo e peso atual.

Então indique quais bebidas ingeriu, o app tem classificações de teor alcoólico de acordo com o tipo de bebida.

Aqui eu coloquei 3 latas de cerveja, 1 caneco de chopp e 3 doses de tequila.

Se o que você bebeu não estiver na lista, basta clicar em “outro”, então, você deverá inserir o teor alcoólico e a quantidade ingerida.

Se não souber o teor alcoólico, basta dar um Google, né?

Agora, informe o horário que você começou a beber.

Quando usei, o app não mostrou claramente o relógio para inserir as horas, mas ele está logo abaixo dos números, basta girar o dedo na tela.

Por fim, o aplicativo informa qual o horário em que o motorista poderia voltar a conduzir um automóvel.

No meu caso aqui, foi apenas às 16 horas do dia seguinte. Eita.

O Motorista Consciente é mesmo muito fácil e intuitivo de usar, mas ele parece ser mais útil para quem consumiu pequenas doses de álcool. Afinal, esperar até o dia seguinte para pegar no volante não é lá muito conveniente e olha que essas doses poderiam ser maiores.

Então, o melhor mesmo é não dirigir sob o efeito de álcool e procurar uma maneira de ir para casa ou dormir até que a onda passe.

Pois é, continua valendo, se beber não dirija!

Fonte(s): Exame, Doutor Multas, Presidência da República, NCBI, Pesquisa Nacional de Saúde, NCBI
Rui Davi
Comunicador baiano que toca guitarra e ainda espera ser um astro do Rock. Enquanto isso, se contenta em escrever. Fã de boas histórias. Faz roteiros, fotografa, edita videos, canta e sapateia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui