• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Afinal, comer mais pela manhã realmente engorda menos?

O horário que você come pode ser tão importante quanto as calorias ingeridas.

Se você está se preparando para começar uma dieta “brava”, já parou pra pensar que para perder uns quilinhos, o horário que você come pode ser tão importante quanto a quantidade de calorias ingeridas?

Pelo menos é isso o que cientistas estão constatando. A fatia de bolo vai engordar mais se comermos ela a noite que de manhã.

De acordo com este estudo, desenvolvido pela Dra. Hana Kahleova e sua equipe de pesquisadores da Loma Linda University School of Public Health, na Califórnia, pessoas que comem mais no café da manhã e menos ou quase nada no jantar, tendem a ter o IMC, índice que mede a massa corporal de cada um, bem mais baixa.

É importante pontuar que para concluir o estudo, a pesquisa foi feita com um grupo de pessoas que seguia uma dieta restritiva, boa parte vegetariana e sem consumo de álcool, drogas ou muitos alimentos industrializados.

Conforme explica a doutora, independente da dieta que segue, essa vantagem se dá pois o processo digestivo e a ação da insulina, o hormônio pancreático que o corpo usa para processar os açúcares em carboidratos e armazenar glicose, funcionam de forma muito mais eficiente no início do dia. Ou seja, o que a gente come já é transformado na energia que vamos gastar durante o longo do dia.

“Uma pessoa que come a refeição idêntica em diferentes horários do dia pode depositar mais gordura depois de uma refeição noturna do que uma refeição matinal“, disse a especialista em entrevista ao The New York Times.

Eu só acredito…

Vendo? Pois olha só esse estudo, desenvolvido pela Dra. Daniela Jakubowicz, pesquisadora israelense do Wolfson Medical Center, Tel Aviv.

A especialista instruiu dois grupos de mulheres obesas a seguirem uma determina dieta baseada apenas na quantidade de calorias ingeridas. O primeiro grupo deveria consumir 700 calorias no café da manhã, 500 no almoço e apenas 200 no jantar. Já o outro grupo fez o inverso, deveria consumir 200 calorias pela manhã, 500 no almoço e 700 no jantar.

O grupo que consumiu mais calorias durante a manhã, além de terem melhorado alguns fatores metabólicos, como o nível de glicemia em jejum, perdeu duas vezes e meio mais peso que o outro grupo.

“Nós observamos que o horário da refeição é mais importante do que o que você come e quanto você come – é mais importante do que qualquer outra coisa na regulação do metabolismo”, disse o Dra. Jakubowicz ao NY Times.

Jejum também tem suas vantagens

Também em entrevista ao The New York Times, Dr. Mark P. Mattson, chefe do laboratório de neurociências do National Institute on Aging’s Laboratory of Neuroscience, revela que o famoso jejum intermitente também pode apresentar resultados positivos na perda de peso.

Mas calma, vamos explicar melhor. Esse jejum que o especialista fala é aquele que fazemos enquanto estamos dormindo. Ou seja, quem comeu bem no café da manhã, almoçou uma porção média, e jantou pouquinho, só deve voltar a comer “bem” no café da manhã do dia seguinte, ficando assim algumas longas horas em jejum.

Para saber mais detalhes, você pode dar uma olhada nesse texto aqui, onde abordamos detalhadamente o assunto.

“Vinte anos de trabalho em animais mostram que, em comparação com aqueles que têm acesso constante aos alimentos, aqueles em dietas de jejum intermitentes vivem mais tempo, seus cérebros funcionam melhor à medida que envelhecem e as células nervosas respondem bem ao período sem comida, aumentando sua capacidade de lidar com o estresse. De uma perspectiva evolutiva, faz sentido pois os animais na natureza – especialmente os predadores – devem funcionar de forma otimizada em jejum quando não conseguem obter alimentos.”, explica o especialista.

Apesar de parecer difícil, pois os encontrinhos regados a comidinhas e bebida tende a rolar sempre a noite, ao final do expediente, Dra. Hana Kahleova recomenda para a nossa saúde, que mudemos esse comportamento. Nas palavras dela, devemos fazer valer aquele antigo provérbio: “café da manhã de um rei, almoço de um príncipe e jantar de um plebeu“.

– Alguém sabe o telefone de alguma pizzaria que entrega as 7 da manhã?

Fonte(s): The New York Times
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui